12 Dicas para reduzir o stress e ansiedade no seu dia a dia!

12 Dicas para reduzir o stress e ansiedade no seu dia a dia

Por Gustavo Safer, Naturopata e instrutor de Yoga do Instituto RUDÁ

 

  1. FAÇA EXERCÍCIOS FÍSICOS

Eles geram ENERGIA, LIBERAÇÃO HORMONAL, ALÉM DE AUMENTAR TESTOSTERONA, CEROTONINA, OCITOCINA (Hormônio da fidelidade e do amor, liberado principalmente ao toque), gerando assim TRANSFORMAÇÃO;

Observações:

  • O CORPO É FOI FEITO PARA MOVIMENTAR;
  • HÁ BENEFÍCIO MAIOR, SE HOUVER MAIOR FREQUÊNCIA NA ROTINA DA SEMANA;
  • A PRÁTICA LEVA A PERFEIÇÃO, AÇÃO MASSIVA, MAIS EXERCÍCIO = MENOS ANSIEDADE, CANALIZANDO TUDO EM UMA VÁLVULA DE ESCAPE.
  1. ESCREVER

Sabe o famoso diário das adolescentes?! Mas não é apenas colocar lamúrias no papel, porém, ao escrever você consegue perceber como foi o seu dia… Reavaliar-se…

Colocar um olhar sobre cada fato que lhe alegrou ou gerou um ponto de stress, então ao olhar isso coloque GRATIDÃO, seja bom ou ruim o estado, tenha GRATIDÃO por ele, e analise qual valor ou princípio você pode manter ou transformar no seu dia a dia.  Uma das consequências disso é não cometer mais os mesmos erros, buscando aprendizado em cada fato, um ensinamento, sendo grato por cada fato. Analisando como reagiu, buscando a causa da reação, conseguirá melhorar e transformar efetivamente o estado negativo em positivo.

  1. SOCIABILIDADE

Que tal passar mais tempo com os amigos e com a família? A não ser que a família ou alguns amigos forem uma das causas do stress. Caso for, você precisa melhorar sua habilidade da Gestão do Stress, conversar francamente com as pessoas, expor sua individualidade, expor os fatos com maturidade, prós e contras, com naturalidade, sem muito disse me disse… Colocar na mesa, o que realmente lhe incomoda.

 

  1. DAR RISADA

Ao sorrir você ativará conexões cerebrais que favorece o bem estar. Mas tem que rir com vontade, com amor, com alegria de viver, doando energia, abrindo-se para o mundo! Doar e receber, entrar no fluxo da ação e reação positiva! Mude o que você está doando pra mudar o que recebe, dica muito importante!

  1. APRENDER A DIZER NÃO

Muitas pessoas lhe procuram, e você precisa observar o quanto isso está lhe sobrecarregando, as mulheres, por exemplo, cuidam de tudo e de todos, do marido, do filho, da amiga depressiva, do cachorro, do gato, do papagaio… Menos dela! Coração gigante que não se valoriza! Instintivamente!

Olhando para o Reino animal isso é assim mesmo, o Pai também, porém a energia da mãe é predominante na criação. Enfim, colocar um limite na relação com o próximo respeitando o seu espaço e seu momento lhe fará bem! Pode apostar!

Se doar até certo ponto, é positivo e faz parte da troca, porém, precisa saber o ponto que não sobrecarregue sua qualidade energética, que não atinja seu campo eletromagnético de tal forma que o doar se torna obrigação, gerando irritabilidade até chegar à raiva.

Raiva da pessoa?! Não, raiva inconsciente de si mesmo por não colocar um limite na situação e se auto perturbar. Pois, você que foi a pessoa responsável em abrir o campo, abrir passagem e deixar entrar a outra pessoa, que não te obrigou a deixá-la entrar, faz sentido!?

 

  1. EVITAR A PROCRASTINAÇÃO

O deixar tudo para o amanhã! Milhões de metas e afazeres que nunca acontecem! Estamos na era das resoluções! É agora ou nunca!

DICA: Faça uma lista com as principais coisas que necessita com prioridade. Comece com uma pequena lista para ao final dela se parabenizar e se orgulhar de ter cumprido a mesma. Assim, torna o caminho da conquista motivador e cada vez mais poderá aumentar até sentir seu ponto de produtividade com qualidade.

Nunca parou para analisar a prioridade? Então sempre esteve no controle automático da vida!

Que sejam apenas 02 coisas! RESOLVA! Sem empurrar com a barriga, pois cada coisa que não se cumpri, é mais um item na lista que só aumenta e nada acontece, nada se resolve, gerando mais ansiedade e frustação!

 

  1. YOGA

Preconiza a meditação e a união entre o corpo e a mente. Através dos Ásanas e Pranayamas basicamente, ou melhor dizendo, posturas físicas e respirações específicas.

Quando o corpo e a mente ficam difusos, um vai para o lado e outro para o outro, um não se sustenta sem o outro… Um sustenta o outro, MENTE, CORPO E SAÚDE FÍSICA E ENERGÉTICA. Porém, sempre procure um profissional para lhe orientar!

  1. MEDITAÇÃO, EXEMPLO A MEDITAÇÃO MinDFULNESS

O que é?! Nada mais é do que perceber-se no momento o momento. Onde está? Como interage com esse meio, com o todo ao seu redor? Percebendo cada sensação, barulho, aguçando a percepção do agora, entrando em ESTADO DE PRESENÇA.

Ao estar no Presente você esquece tudo que passou e também não se perturbará pensando em tudo que virá. O segredo é drenar a energia que por sua vez, reduzirá ansiedade.

Um exercício diário. Comece com 5 minutos depois 10 minutos até 1 hora por dia. Lhe fará um bem que nem pode imaginar!

CUIDADO COM INCENSO! Inalação em excesso é perigoso, somem aromatizar o ambiente e não ficar inalando, a carga de metais é grande para inalação.  Outros cheiros também podem ser usados, como óleos essenciais com difusores tem propriedades terapêuticas absurdas, muito bons!

DICA DA DICA: Lavanda, Alfazema, Calêndula, que ocasionam uma conexão direta com o sistema nervoso central, geram conexões a lembranças confortantes, junto as zonas de prazer que estimulam a liberação hormonal para você relaxar.

  1. RESPIRAR PROFUNDAMENTE

Diafragmática, Pranayamas, Respirações relaxantes… Está ligado ao YOGA e MEDITAÇÃO.  FUNDAMENTAL E IMPRENSCINDÍVEL!

  1. ABRAÇAR FORTE COM VERDADE

Abrace mas abrace com amor! Como se fizesse um ano que não vê aquela pessoa! Pegue seu filho, seu namorado, seu irmão, sua mãe, seu melhor amigo e sem superficialidade ABRACE FORTE! Já não chega a maioria das coisas que o dia a dia nos traz superficialmente, sem valor sincero, sem essência… Se doe de corpo e alma em tudo que faz e o abraço, é uma boa oportunidade!

 

  1. OUVIR MAIS MÚSICAS

Músicas Clássicas, Músicas relaxantes e até músicas dançantes, se puder dançar junto de alguém que ama, é melhor ainda, pois haverá troca sincera, e isso só aumentará seu campo de alegria e felicidade naquele estado de presença sublime! Exercício físico com Música! Como puder, sem técnica mesmo! Improviso e disposição é o que conta!

 

  1. PASSAR UM TEMPO COM ANIMAL DE EXTIMAÇÃO

Sinta a energia que seu cachorro solta quando lhe faz festa, transborda ocitocina, transborda amor, aperta forte, troca e eleva essa energia!

 DICA DA DICA: A OCITOCINA LIBERADA NO CARINHO, NO TOQUE, NA DANÇA, NA TROCA COM AMOR, GERA FEROMÔNIOS, CHEIROS BONS QUE CONECTAM CADA VEZ MAIS.

RESUMINDO:

TROQUE MAIS, LIBERE MAIS, SINTA MAIS A VIDA INTENSAMENTE EM ESSÊNCIA SEM SUPERFICIALIDADE E TOTAL CONTROLE!

CUIDE-SE, OLHA-SE, DESPERTE-SE PARA A MAIOR CHANCE DA SUA VIDA QUE É SER FELIZ AGORA! SEM PASSADO NEM FUTURO, AGORA!

GERAR FELICIDADE E CONEXÃO COM O PRÓXIMO, É PRA ISSO QUE ESTAMOS AQUI, PRA HAVER COMPARTILHAMENTO! NÃO HAVENDO CONEXÃO, NÃO HÁ SIGNIFICADO PROFUNDO NENHUM EM VIVER, FICA UMA VIDA VAZIA!

 PREENCHA SUA VIDA COM AMOR, GRATIDÃO, ALEGRIA E MUITA TROCA DE FELICIDADE!

GENTILEZA GERA GENTILEZA, ESTAMOS TODOS CONECTADOS!

QUE FAÇAMOS A CONEXÃO DO AMOR E GRATIDÃO!

Gustavo Safer
11 – 981-65-3537
gustavo@institutoruda.com.br

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