Agende sua sessão inicial hoje mesmo: (11) 98706-5121

3 Razões pela qual a hipnoterapia trata insônia

o que é hipnoterapia

Deitar na cama e dormir um sono tranquilo e gostoso em poucos minutos tem sido algo impossível e desejado por você há algum tempo? Você pode estar sofrendo de insônia.

Um problema comum que atinge 73 milhões de brasileiros. Contudo, apesar de ser um transtorno que muita gente convive, não significa que conviva bem, pois insônia gera males terríveis ao organismo em longo prazo.

Afinal, todo organismo precisa de um período de descanso para recuperar as forças e continuar com o bom funcionamento de suas funções e a insônia impede esse descanso necessário.

O distúrbio mantém a pessoa desperta a sua revelia por horas a fio e como a maioria não dispõe de todo o tempo do mundo para dormir, quando finalmente a insônia parece ceder, já é chegada a hora de pegar no batente ou ela já se encontra muito próxima, permitindo apenas algumas horas insuficientes para um descanso completo.

Essas horas perdidas causam males terríveis ao corpo e se tal rotina não se alterar, seus efeitos nocivos certamente se farão sentir,

Veja as principais consequências de se viver com insônia.

As consequências da insônia

A falta de descanso adequado por longo tempo pode acarretar nos seguintes sintomas:

Corpo “moído”

Uma das consequências imediatas da insônia é o desconforto muscular em diversas partes do corpo.

Cabeça “rachada”

Outra parte do corpo que costuma sentir muito com a falta de sono é a cabeça. Portadores de insônia costumam reclamar de fortes dores no local.

Colesterol nas alturas

É comum pessoas com dificuldade de dormir serem surpreendidas nos exames com a apresentação de colesterol muito acima de seus padrões.

Peso nas alturas

Outra consequência da insônia é o aumento acentuado e célere de peso.

Complicações de problemas já existentes

A insônia tem como um dos efeitos enfraquecer o sistema imunológico, o sistema natural de defesa contra agentes externos, como vírus e bactérias. A fragilização desse sistema tende a tornar o corpo mais suscetível a contrair doenças e agravar as que já estão em curso no organismo.

Apetite “descalibrado”

Apetite com padrão alterado, isto é, apresentando mais ou menos intensidade em determinados períodos do dia é outro dos sintomas associados ao transtorno de insônia.

Hipertensão

Assim como o colesterol e o peso na balança, a pressão é outra que costuma subir as alturas em decorrência da falta de boas noites de sono.

Diabetes na… você sabe

Outra que pega o elevador até os últimos andares quando o organismo se encontra por tempo prolongado sem o devido descanso. Pessoas com diabetes devem tomar muito cuidado para não perder o controle de suas diabetes com noites mal dormidas. É imperativo que tratem da insônia o quanto antes para não sofrerem perigosas complicações.

Coração em risco

Sem dúvida um dos mais prejudicados pelo quadro de insônia é o músculo cardíaco. Ao ficar tanto tempo em ritmo acelerado acaba ficando sobrecarregado e sujeito a desgastes que aceleram sua deterioração.

A consequência desse desgaste é o surgir de doenças cardíacas.

As causas da insônia

O que provoca insônia? Quais são as suas principais causas?

Primeiro é importante ficar claro que a insônia não é uma doença, mas um sintoma de uma doença. Como todo sintoma, indica uma desordem física ou cognitiva.

Essa desordem pode ser causada por um estímulo fisiológico que impede o organismo de relaxar ou por uma inquietação mental que atrapalha o horário de sono.

“Insônia é um sintoma, não uma doença”

As causas mais comuns do transtorno de insônia são problemas emocionais, eventos marcantes que geram desgastes e conflitos internos que se manifestam por meio de sintomas como a insônia.

Os problemas emocionais associados a insônia são:

  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Estresse.

Outras causas estão relacionadas a problemas orgânicos e hábitos como:

  • Desequilíbrio orgânico;
  • Dores crônicas;
  • Maus hábitos de sono;
  • Mudanças de horário.

A vida agitada da vida urbana, problemas no trabalho, pressões nos estudos e relações sociais contribuem significativamente para situações de estresse e traumas que culminam em transtornos como insônia.

Os sintomas físicos e emocionais de períodos prolongados de insônia surgem no transcorrer do dia seguinte a falta de descanso adequado.

Tratando insônia com hipnose

O caminho que normalmente as pessoas com insônia recorrem é o uso de medicamentos para forçar o sono. Esses remédios de fato ajudam a lidar com o problema, mas não o resolvem.

Como dito, a insônia é um sintoma, não uma doença. Ao se medicar para acabar com a insônia, estará apenas reduzindo um sintoma, mas não tratando a doença.

Um dos motivos para optar pela hipnoterapia, tratamento que usa a hipnose como ferramenta terapêutica, é justamente o fato de ela ir a fundo à causa do transtorno e resolvê-lo.

A hipnoterapia na prática

O paciente é induzido a um estado de inconsciência para acessar suas memórias mais primitivas. O paciente não perde a consciência de onde está ou o que está fazendo na hipnoterapia, ele é apenas treinado para se concentrar em uma atividade se mantendo alheio as distrações do mundo externo.

O hipnoterapeuta age como um guia e um investigador das memórias do hipnotizado. Ele identifica os eventos traumáticos e elabora uma série de exercícios mentais para reprogramar a mente quanto a interpretação desses eventos.

A hipnoterapia é praticada no Brasil desde os anos 1990 e é reconhecida como um tratamento eficaz pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e de Psicologia (CFP).

Razões e vantagens do tratamento de insônia via hipnoterapia

A hipnoterapia é um tratamento eficaz de insônia por identificar e tratar as causas do problema que gera o transtorno, por ser capaz de resolver conflitos internos, tratar de problemas emocionais por meio de reprogramação mental.

Uma de suas vantagens é que seu tratamento dispensa uso de medicamentos que possam causar dependência se consumidos em longo prazo.

Outra razão é a rapidez dos resultados. Em poucas sessões semanais o paciente já percebe mudanças significativas e experimenta qualidade de sono como há muito não tinha.

Agilidade que se deve a característica do tratamento de induzir o paciente ao centro de suas emoções e não aguardá-lo a se dirigir ao núcleo de seu problema, como ocorre nas sessões de psicanálise.

Para mais detalhes sobre esse tratamento de insônia, entre em contato, conheça o meu trabalho. Estou a disposição e ficarei feliz de ajudar.

 

 

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Publicações mais recentes

Receba as últimas notícias publicadas

×