Inteligência emocional é a capacidade de reconhecer em si o manifestar de cada sentimento da miríade de emoções da qual o Homem está sujeito a experimentar no transcorrer da vida.
Esse processo de autoconhecimento das emoções internas é um grande instrumento para poder identificar no outro essas mesmas emoções, facilitando a construção de empatia, da compreensão sobre o modo de agir do próximo.
Tal conhecimento fornece as condições necessárias para gerirmos com eficácia nossa vida emocional, exercitar o autocontrole, entender o momento adequado de se dirigir ou a forma de abordar a outrem.
O desenvolvimento da inteligência emocional na infância, diante dessas considerações, mostra-se um aspecto de suma importância para que o infanto possa aprender a lidar saudavelmente com as suas frustrações, aprender a se colocar no lugar do outro, apurar a capacidade de expressão de seus sentimentos e compreender o que é necessário para minar, abrandar ou extinguir as suas aflições.
Uma criança com um adequado desenvolvimento da inteligência emocional durante a infância obtêm melhores condições de crescer bem consigo mesma e com o coletivo em seu entorno.
Se esse aspecto da formação de seu filho lhe rende preocupações no momento, ou se gostaria de se certificar que suas atitudes como educador/educadora estão de acordo com o que se considera como ideal, confira as recomendações abaixo para um bom desenvolvimento da inteligência emocional na infância:
Ensine a levantar
Durante o desenvolvimento da inteligência emocional na infância procure demonstrar ao infanto um lado otimista para lidar com as adversidades, que tudo o que ocorre nas nossas vidas, sejam positivas ou negativas, podem nos servir como aprendizado.
Ao interagir com o outro, nem tudo sairá da forma como a gente espera, as vezes é preciso aguardar, abrir mão de algumas vontades ou até mesmo abandonar uma empreitada. As adversidades, se absorvidas da maneira correta, podem ser úteis para ensinar o que é preciso fazer ou não em determinadas situações.
Não alimente a birra
Permitir que a criança se depare com frustrações é um ponto importantíssimo para desenvolver a inteligência emocional de maneira saudável.
A falta de censura nas ocasiões propícias a prejudica no entendimento do porque determinadas atitudes são inadequadas, além de indicar o que é socialmente aceitável para que possa reverter ou lidar com a frustração momentânea.
Quanto mais tardia a exposição para suportar contrariedade, mais penoso será o processo de habituação à realidade em sua forma crua.
Incentive as brincadeiras
O ato de brincar é ótimo para a criança exercitar suas habilidades sociais e amadurecer a inteligência emocional, pois interagir com outras crianças, precisará respeitar a vez do outro, assimilar as competências e dificuldades suas e do próximo.
Ao interpretar um personagem, por exemplo, pelo mero fato de se colocar no papel de outra pessoa adquirirá noções sobre as responsabilidades, tarefas, dificuldades particulares do tipo em questão o que proporcionará entendimento das razões de certas escolhas em detrimento de outras.
Acresce que o campo artístico é uma ótima ferramenta para expressar sentimentos, angústias, apreensões, desejos que de outro modo o infanto tem dificuldade em comunicar.
Conclusão
Para um saudável desenvolvimento da inteligência emocional na infância recomenda-se que os educadores estimulem as crianças a enxergar o lado positivo das adversidades, aprender com os seus erros, para que possam conquistar capacidade de resiliência.
Também orienta-se a não estimular comportamento mimado, pois tal conduta evita que a criança lide bem com as frustrações, requisito indispensável para uma boa gestão da inteligência emocional.
Por fim, incentive o ato de brincar para que a criança desenvolva suas habilidades sociais e adquira percepções sobre os efeitos de sua conduta e do outro, além de assimilar as particularidades que cada ser social carrega e de como influenciam positiva e negativamente as decisões que tomam.
Caso já tenha identificado essas ações como necessárias para aprimorar o desenvolvimento da inteligência emocional de seu filho(a), mas esteja com dificuldades para aplicá-las exitosamente, saiba que o serviço de coaching infantil de Moshé Bergel é um ótimo recurso para tratar dessa questão.
Saiba mais a respeito. Agende uma sessão experimental. Ah, estou te esperando em nossa palestra online de Programação Neurolinguística e Constelação Familiar na Educação Infantil, clique aqui para saber mais.