7 Passos para quebrar (ou desenvolver) um hábito

7 Passos para quebrar (ou desenvolver) um hábito

Todos nós temos hábitos, alguns bons e outros não tão bons. Estes são comportamentos que aprendemos e que ocorrem quase que automaticamente. E a maioria de nós tem um hábito que gostaria de quebrar ou desenvolver.

Para a maioria das pessoas, leva cerca de quatro semanas para um novo comportamento se tornar rotineiro ou hábito. As etapas a seguir podem facilitar o estabelecimento de um novo padrão de comportamento.

  1. O primeiro passo é definir seu objetivo. Especialmente quando você está tentando criar ou quebrar um hábito, deve tentar expressar seu objetivo como uma afirmação positiva. Por exemplo, em vez de dizer “vou parar de comer doces durante a noite“, diga: “vou praticar hábitos alimentares saudáveis“. Você também deve anotar seu objetivo. Passá-lo para o papel ajuda você a se comprometer. Também pode ajudar se você contar seu objetivo a alguém em quem confia.
  2. O segundo passo é decidir sobre um comportamento de substituição. (Se o seu objetivo é desenvolver um novo hábito, o seu comportamento de substituição será o objetivo em si.) Esta etapa é muito importante quando você está tentando quebrar um hábito. Se você quiser parar um comportamento, deverá ter um comportamento de importância  superior para colocar no lugar dele. Se você não fizer isso, o padrão de comportamento antigo tenderá a retornar.
  3. O terceiro passo é detectar com precisão seus desencadeantes. Os padrões de comportamento não existem de forma independente. Muitas vezes, um hábito está associado a outra parte de sua rotina regular. Por exemplo, no exemplo de lanches, o gatilho pode ser a televisão ou a leitura à noite. Você pega um saco de batatas fritas automaticamente enquanto assiste. Muitas pessoas que fumam acendem o cigarro automaticamente depois de comer. Pense sobre quando e por que você faz o que deseja parar. Pense no que você costuma fazer logo antes de iniciar o comportamento que deseja mudar.
  4. O quarto passo é garantir que estará se lembrando do seu objetivo regularmente. Você pode fazer isso, deixando-se notas nos lugares onde geralmente ocorre o comportamento. Ou você pode deixar uma mensagem no espelho, geladeira, monitor do computador ou algum outro lugar onde você vai ver isso regularmente. Você também pode ter um membro da família ou colega de trabalho usando uma frase específica para lembrá-lo do seu objetivo.
  5. O quinto passo consiste em obter ajuda e apoio de alguém. Isso é muito importante, pois qualquer trabalho é mais fácil com ajuda. Funciona ainda melhor se você puder formar uma parceria com alguém que compartilha o mesmo objetivo.
  6. O sexto passo é escrever afirmações diárias. Escreva sua afirmação ou frase no tempo presente (como se já estivesse acontecendo) e escreva-a dez vezes por dia durante vinte e um dias. Este processo ajuda a tornar o seu objetivo uma parte do seu subconsciente, o que não apenas irá lembrá-lo de praticar o novo comportamento, mas também o mantém focado e motivado.
  7. O sétimo e último passo é recompensar-se por fazer progressos em intervalos de tempo definidos. Concentre-se em seu objetivo um dia de cada vez, mas dê um pequeno deleite em um, três e seis meses. As recompensas não precisam ser grandes ou caras, e você deve tentar fazer algo que esteja associado de alguma forma com o objetivo. Fazer isso fornece incentivo e motivação extra.

Seguir estes passos não é garantia de sucesso, é claro. Dependendo do hábito, pode-se levar várias tentativas para finalmente fazer a mudança. Mas se você ficar com isso, já estará dando passos importantes rumo ao seu progresso. Se depois aplicar essas dicas você ainda estiver com dificuldades em mudar de hábito considere fazer algumas sessões de Coaching para Mudança de Hábitos Boa sorte!


Moshé Bergel é formado em coaching pela International Coach Federation (ICF). Treina indivíduos e equipes, na sua maioria pessoas que querem obter sucesso na carreira e ter uma vida feliz. Seus serviços estão cheios de recursos e ele quer ajudá-lo a alcançar seus objetivos de negócios e de vida. Saiba mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Themetf
Você quer atingir seus objetivos?
Moshé Bergel compartilha um novo processo passo a passo de sete etapas transformacionais que tornará muito mais fácil atingir seus objetivos. Ter o conhecimento desse processo irá ajudá-lo na identificação do que está lhe bloqueando e, em seguida, tomar medidas em direção a seus objetivos. Ele funciona e é GRATUITO!!!
7 Passos Para Reprogramar a Mente e Atingir Objetivos
* Nós nunca compartilharemos seus detalhes com terceiros.