Aprenda a dizer “não” e melhore sua vida

Aprenda a dizer "não" e melhore sua vida

Às vezes temos dificuldade em dizer “Não” aos outros . Frequentemente, isto pode custar muito caro… Você perde tempo para fazer as coisas que realmente quer (ou precisa) e pode até se sentir ressentido com a outra pessoa e você mesmo.

Dizer aos outros que você não pode aceitar sua solicitação não tem que ser difícil. Se você luta com o conceito, aqui estão algumas ideias que pode aplicar e usar imediatamente.

  1. Explique que seus outros compromissos estão ocupando todo o seu tempo agora. Todo mundo está muito ocupado às vezes. A outra pessoa vai entender que você tem uma carga pesada de outras responsabilidades. Pode ajudar entrar em um pequeno detalhe sobre as outras coisas que você tem em curso. Isso aumentará seu nível de compreensão e empatia.
  1. Diga que você está no meio de algo e que quando conseguir  lhe dará um retorno. Não é incomum ser atingido com os pedidos de ajuda imediata. Você pode deixá-los saber que não pode ajudar agora, mas poderá ser capaz de ajudá-los em breve. Se é realmente urgente, eles vão encontrar alguém e não devem se sentir ressentidos com você.
  1. Diga-lhes que você vai pensar sobre isso. Este é mais um “talvez” do que um “não” absoluto. Evite usar esta opção se você realmente quer dizer “não”. Tome o tempo que precisa para considerá-lo e lembre-se de dar um retorno a eles. Você pode sugerir seu próprio prazo ou uma alternativa que funciona melhor para você, caso não possa cumprir plenamente com seu primeiro pedido.
  1. Se alguém está tentando vender algo para você, diga-lhes que sua oferta não atende às suas necessidades, mas você vai retornar para eles se suas necessidades mudarem. Isso põe fim à questão rapidamente, sem que a outra pessoa se sinta insultada. Afinal, você está rejeitando seu produto ou serviço, não os está rejeitando pessoalmente.
  1. Diga-lhes que fulano de tal seria a melhor ajuda. Neste caso, você não está se recusando a ajudá-los. Na verdade,  está ajudando-os, sugerindo alguém mais capaz de satisfazer suas necessidades.
  1. Diga-lhes que gostaria de ajudar, mas… Isso permite que a outra parte saiba que você gostaria de auxiliá-la ou de prestar assistência a eles, mas que está muito ocupado ou sua oferta não atende às suas necessidades. É semelhante ao # 1 e # 4, mas é mais favorável e encorajador.

Se você aprender a dizer “não” às coisas que realmente não quer fazer, não tem tempo para fazer, ou não se encaixam em suas necessidades, sua vida será muito mais rica, leve e tenderá a ser muito mais organizada.

Como muitas outras coisas na vida, fica mais fácil com a prática. Depois de se acostumar com isso, ficará surpreso em ver como torna-se  fácil e quão receptivos os outros podem ser.

Lembre-se de apenas dizer a verdade. Dizendo a verdade você pode dormir com a consciência tranquila. Não há motivo para se sentir como se estivesse sendo desonesto. Agora vá dizer “não” para algumas pessoas e ver o quanto melhor você se sente!


Moshé Bergel é formado em coaching pela International Coach Federation (ICF). Treina indivíduos e equipes, na sua maioria pessoas que querem obter sucesso na carreira e ter uma vida feliz. Seus serviços estão cheios de recursos e ele quer ajudá-lo a alcançar seus objetivos de negócios e de vida. Saiba mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Themetf
Você quer atingir seus objetivos?
Moshé Bergel compartilha um novo processo passo a passo de sete etapas transformacionais que tornará muito mais fácil atingir seus objetivos. Ter o conhecimento desse processo irá ajudá-lo na identificação do que está lhe bloqueando e, em seguida, tomar medidas em direção a seus objetivos. Ele funciona e é GRATUITO!!!
7 Passos Para Reprogramar a Mente e Atingir Objetivos
* Nós nunca compartilharemos seus detalhes com terceiros.