Agende sua sessão inicial hoje mesmo: (11) 98706-5121

Aprenda quais são os sinais da depressão

hipnoterapia valor

Doença silenciosa que atinge que atinge mais de 16 milhões de pessoas acima de 18 anos no Brasil. Quais são os sinais de depressão? Como tratar desse transtorno? Tem cura?

Neste artigo vou listar os principais sinais de depressão e apontar caminhos para lidar com esse distúrbio psíquico que gera muito sofrimento e pode levar ao extremo do suicídio.

Se você acha que está deprimido ou conhece alguém que pareça estar enfrentando essa condição terrível, ler este artigo será de grande ajuda para tirar dúvidas e pensar em soluções.

Leia até o final!

O que é a depressão?

A depressão é uma doença emocional que provoca o rebaixamento do humor, queda da autoestima, perda de interesse de atividades, sentimento de tristeza profunda constante por tempo prolongado.

Não há uma única causa que leve ao desenvolvimento do transtorno conhecido como depressão. Atualmente ela é vista como uma doença multifatorial, ou seja, é resultado de uma somatória de fatores que formam esse quadro clínico.

Fatores genéticos, psicossociais, biológicos, psicodinâmicos etc. Ela tanto é causada por alterações químicas cerebrais, principalmente nos neurotransmissores como serotonina, dopamina e noradrenalina, que pode ocorrer de forma espontânea por falha genuína do organismo, ou fatores externos podem contribuir a essas alterações químicas, por isso avalia-se, nesses casos que constituem a maioria, que se trata de um transtorno resultado de uma sucessão de fatos.

Quais são os sinais de depressão?

Por ser uma doença silenciosa, a depressão não é fácil de ser diagnosticada. Uma pessoa com esse mal pode aparentar nenhuma mudança externa, nenhum sintoma físico, mas estar sofrendo internamente.

Por isso, não raro há situações que amigos e familiares de uma trágica vítima serem pegas de surpresa, por ninguém ter conseguido reparar o drama que o conhecido estava passando.

No entanto, apesar dos sintomas não serem tão evidentes como outros tipos de doenças, é possível identificá-los, há sinais de depressão que são visíveis para olhares atentos. E a melhor forma para se capacitar minimamente para ao menos suspeitar do diagnóstico é se informar sobre o tema, como o faz agora, entender quais são esses sinais e a lógica deles.

Importante destacar que nem todos que sofrem de depressão apresentam os mesmos sintomas, pois nem todos lidam da mesma forma. O perfil e o ambiente podem favorecer o encobrir de alguns sintomas e deixar outros mais evidentes.

Para diminuir o risco de precipitação, cuide de identificar ao menos mais de um sintoma dos que serão apresentados a seguir e que estes se mantenham por mais de duas semanas.

Os sinais de depressão:

 Tristeza

Um dos sinais de depressão mais conhecidos e óbvios considerando a natureza da doença, mas o problema é que a maioria pensa que se trata apenas de tristeza. Ela é apenas um dos sintomas.

O que seria uma pessoa triste? Desanimada, abatida, calada, melancólica, magoada, sem vontade de fazer qualquer tipo de atividade, preferir ficar sozinha e deitada.

Mudança de apetite

Um dos sinais de depressão físico, mas que por si só não garante o diagnóstico, a percepção de um problema que vai além de uma questão física. Uma pessoa deprimida pode tanto deixar de se alimentar direito por estar extremamente desanimada e desmotivada para fazer qualquer coisa, inclusive se alimentar, ou aumentar o apetite como medida para tentar aplacar o sentimento de tristeza. Se refugiar no prazer da comida para escapar da dor da depressão.

As duas formas de se comportar diante da comida acaba levando a transformações físicas notáveis, mas como dito essa mudança notável de forma isolada não escancara o distúrbio psíquico.

Insônia ou dormir em excesso

Insônia ou dormir por tempo prolongado são outros dos sinais de depressão. A insônia se deve a inquietação dos pensamentos e sensações angustiantes e o dormi em excesso é o desânimo até para se levantar e encarar esses sentimentos e pensamentos. É uma forma de fugir da realidade.

Movimentos sem sentido

Que sinal seria esse? Sinal que tem como origem o nervosismo e para tentar lidar com ele estimula movimentos físicos fora do padrão, como apertar as mãos de forma constante e nervosa. Seria o equivalente a roer as unhas em razão de nervosismo.

Dificuldade para se concentrar

Um dos sinais de depressão que falam por si só. Dificuldade atenção, de racionar, de tomar decisões é um dos sintomas da depressão, por não permitir ao indivíduo pensar em outra coisa que não seja o seu sofrimento.

Pensamentos de morte ou suicídio

Outro sinal óbvio, porém nem tão evidente como se imagina. Expressar pensamentos suicidas nem sempre ocorre da forma como se imagina, com a pessoa demonstrando estar profundamente deprimida.

Às vezes ela aparenta normalidade e diz pensamentos do tipo de forma casual, denotando até alguma despretensão, mas na verdade se trata de um tema que lhe é caro e o considera seriamente.

Uma forma de diagnosticar isso é notar a frequência que a pessoa aborde o assunto, independente do tom que empregue.

Outros sinais

  • Diminuição do desejo sexual;
  • Insegurança;
  • Medo;
  • Irritabilidade;
  • Ansiedade;
  • Angústia;
  • Desespero;
  • Desamparo;
  • Vazio;
  • Interpretação distorcida da realidade;
  • Dores pelo corpo, tensão, pressão no peito.

Depressão tem cura?

Ao contrário do que muitos pensam por se tratar de uma doença emocional, depressão tem cura.

Existem diversos tratamentos, mas sem dúvida o mais recorrido é a consulta a um psicanalista.

O profissional cuida de avaliar o passado do paciente para identificar a causa da depressão, o seu histórico de vida, os eventos que o levaram a tal condição. É também possível que encaminhe o paciente a um neurologista para identificar alterações cerebrais.

O tratamento nesse caso foca em dá novo significado a eventos passados ainda não superados e no ministrar de medicações que reduzem os sintomas da depressão.

Contudo, o tempo de tratamento é considerado longo, pois depende da colaboração do paciente em se abrir para revelar os seus traumas, e mais arriscado, na medida que os medicamentos receitados são fortes e podem gerar dependência a longo prazo.

A melhor alternativa: hipnoterapia

Um tratamento mais eficaz e rápido é a hipnoterapia. Tratamento que usa a hipnose como ferramenta terapêutica. Na hipnoterapia o paciente é induzido a mergulhar dentro de si por meio de um transe e revelar sem embaraço os traumas que vivera e que podem explicar o transtorno da atualidade.

Esse tratamento encurta a fase de identificação dos traumas e consequentemente as outras etapas do processo, como exercícios mentais para ressignificar as lembranças traumáticas e o repasse de técnicas de concentração para suportar os momentos de crise fora do consultório.

A hipnoterapia é uma prática reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) desde os anos 1990 e a procura desse tratamento tem só aumentado desde então devido às vantagens mencionadas em relação aos métodos tradicionais de transtornos psíquicos.

Vença de uma vez por toda a depressão e melhore sua qualidade de vida. Marque uma consulta de hipnoterapia e resgaste o melhor de você.

Gostou deste conteúdo sobre sinais de depressão? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença.

 

 

 

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais

Publicações mais recentes

Receba as últimas notícias publicadas

×