Muitas coisas diferentes podem causar depressão e cada uma tem sua maneira de se desenvolver. Compreender que você é humano e precisa mudar a maneira como encara o que acontece com você a fim de manter um estado de espírito saudável já é um grande passo. A vida nos traz todos os tipos de coisas, mas isso não deve levar a um estado permanente de depressão ou infelicidade.
Veja a seguir algumas causas possíveis para depressão e algumas dicas:
- Trauma. Enquanto algumas pessoas parecem ter mecanismos incríveis de enfrentamento , outras são facilmente colocadas de joelhos. Se algo acontece em sua vida e percebe que não consegue lidar bem sozinho, obtenha ajuda.
* Estresse pós-traumático não é algo que você deve encarar com pouca atenção ou considerar-se fraco demais. Com o passar do tempo, e se não lidado da maneira certa, pode se tornar um obstáculo permanente para o bem-estar e felicidade. Não se preocupe com o quão pequeno algumas pessoas podem pensar que o incidente foi ou quão facilmente você acha que deve ser para lidar, seja realista sobre o seu impacto e procure por um meio eficaz de superar o problema real;
- Perda de um ente querido. Recuperar-se emocionalmente da morte de alguém próximo a nós é sempre difícil, e alguns podem precisar de ajuda para seguir em frente.
* Não importa quão bem você gostaria de estar e o quanto tenta convencer-se de que está tudo bem, se alguma dor ainda persiste e te traz para baixo comprometendo seu bem estar emocional, procure ajuda profissional sem hesitação. Sem dúvida, a pessoa que te deixou gostaria que você fosse feliz e se sentisse bem novamente. Isto fará bem para todos!
- Estresse e mudança. Essas coisas podem rapidamente superar a psique e causar coisas como depressão e dependência. Se não tratada adequadamente, a situação pode eventualmente desenvolver-se em uma incapacidade para “funcionar” e levar a vida adiante ou mesmo em fobias paralisantes.
* Temos de aprender a trabalhar com a mudança e aliviar o stress. Se você se encontrar evitando a vida devido ao estresse opressivo ou por dificuldades de se adaptar bem, pergunte ao seu médico se a terapia ou medicação podem ser útil.
- Solidão. É difícil ficar sozinho, mesmo se todo o resto em sua vida for perfeito. A solidão nos faz sentir indesejados, incapazes, rejeitados e sem ânimo para a vida. Na maioria das vezes esta é uma prisão autoimposta e, em última análise, pode permitir o desenvolvimento de uma depressão em sua vida.
* Procure ativamente encontrar novas pessoas e se colocar em uma posição socialmente aventureira. Mesmo se você é altamente introspectivo, tem interesses abstratos ou outras características que não se encaixam na “norma social“, existem com certeza outros lá fora como você: encontre-os!
- Histórico familiar de depressão. Crescer em torno da depressão pode ter ensinado a varrê-la sob o tapete, se adaptar a ela sem tratá-la diretamente ou até mesmo seguir os próprios caminhos que te serviram como exemplo. Semelhante aos efeitos do alcoolismo, muitas vezes as pessoas fazem o que precisam para “sobreviver” e deixar as coisas como estão e nunca enfrentam verdadeiramente o problema.
* Se a depressão corre em sua família e está no caminho da sua felicidade atual, encontre um terapeuta. Depressão não é nada para se envergonhar e você não merece viver com ela. Quebre o ciclo de negação e avance na vida. A felicidade é um direito de todas as pessoas e é totalmente possível alcançá-la, desde que se tenha as ferramentas certas!
A vida pode ser muito desafiante e a depressão pode torná-la paralisante. Saiba como identificar suas reações a eventos e circunstâncias que o prejudicam e inibem sua capacidade de ser feliz. A vida é muito curta para se abrir mão deste direito.
É possível obter grande ajuda e de maneira muito rápida através do processo de Coaching com PNL e Constelação Familiar. Suas ferramentas permitem detectar os exatos gatilhos e fazer uma reprogramação mental gerando mudanças emocionais e comportamentais de uma maneira extraordinariamente rápida e eficaz.
Clique aqui e marque uma sessão sem compromisso para conhecer a metodologia e o profissional.