Como alcançar o sucesso profissional

Como alcançar o sucesso profissional

Você está insatisfeito com a sua carreira? Quer mudar de trabalho, mas não sabe como? Ou não, na verdade, quer crescer no seu atual emprego? Então é isso, você quer conquistar aquela promoção tão desejada ou aquele aumento? Melhorar o desempenho, driblar as dificuldades e se destacar cada vez mais? Continue lendo este artigo.

Aqui você encontrará dicas para alcançar o sucesso profissional. São informações a partir das quais poderá montar um projeto de vida, delinear a carreira dos seus sonhos, refletir sobre as suas principais habilidades e aptidões, potencializar as suas oportunidades e então alcançar a realização não apenas profissional, mas também pessoal.

Você pode Gostar: Ebook  Gratuito: 7 Passos para mudar de carreira com sucesso

Antes de dar seguimento à leitura, convido você a fechar os olhos e se perguntar: mas afinal de contas, o que é sucesso para mim?

Reflita sobre isso por pelo menos alguns minutos. Talvez irá se surpreender ao perceber o quanto a resposta é subjetiva. Para alguns, sucesso profissional significa ter um alto salário, alcançar cargos elevados ou ter reconhecimento no mercado. Para outros é sinônimo de flexibilidade, ter mais tempo para familiares e amigos, poder trabalhar home office ou mesmo passar a vida viajando. Ou seja, essa palavra precisa estar alinhada aos seus valores e expectativas.

E agora? Pronto para descobrir o segredo e alavancar a sua carreira? Confira!

1. Conheça os seus sonhos

E acredite neles.

Já se perguntou alguma vez na vida: qual é a carreira dos meus sonhos?

Pois é. O autoconhecimento é indispensável para o sucesso e cada vez mais se torna evidente que o êxito é fruto não apenas do intelecto, mas da inteligência emocional.

Assim sendo, aí vão algumas perguntas fundamentais:

  • O que eu amo fazer?
  • Quais são as minhas principais habilidades, competências e aptidões?
  • Em quais aspectos preciso melhorar e por quê?
  • Como posso aprimorar as minhas qualidades e superar as limitações?

As respostas para tais indagações são parte da chave para abrir o portal da sua felicidade profissional.

Após esse exercício, faça uma lista dos seus sonhos. Coisas que gostaria de realizar. Desafios que gostaria de superar. Lugares que gostaria de conhecer. Bens que almeja adquirir. Experiências que deseja vivenciar.

O que te inspira? Tome conhecimento do que te move. A falta de iniciativa é um dos pontos limitantes para a maioria das pessoas. Vale frisar que a falta de persistência também. Ou seja, uma parcela significativa da nossa sociedade não se sente realizada porque não ousou sequer tentar; já a outra parte até tentou, mas desistiu no meio do caminho.

Mas você não! Você está aqui para descobrir como transformar aspirações em realidade.

Você acredita no seu potencial? Confia nos seus sonhos? Esse é o começo de algo poderoso. Portanto, não tenha dúvidas, a fé em si mesmo é o motor para grandes realizações. Caso queira lapidar essa habilidade em você, dê uma olhada nesse material, por meio dele vai compreender por que a crença absoluta em seu objetivo é indispensável para a concretização dos seus ideais.

As pessoas bem-sucedidas, em geral, são aquelas que conseguem manter o entusiasmo. São indivíduos que acreditam em si mesmos, mesmo quando estão em situações desfavoráveis. Elas mantém a convicção de que o seu interior é que define a realidade exterior, não o contrário.

Outra forma de tomar conhecimento das crenças limitantes e emoções negativas que podem vir a entravar o seu crescimento é por meio do processo de coaching com PNL, metodologia que auxilia na identificação de padrões de comportamento, sejam eles conscientes ou não. A aliança entre essas técnicas, coaching e PNL, provoca mudanças rápidas, profundas e duradouras na estrutura e resolução do problema, além de contribuir para a tomada de decisões, tanto nos bons momentos, quanto nos críticos.

E então? Já sabe o que quer? Ótimo, vamos para a próxima etapa!

2. Estabeleça objetivos

Agora que já sabe para onde deseja ir, é hora de escolher o caminho para chegar até lá. Para tal, estabelecer objetivos é fundamental.

Mas qual a diferença entre sonhos e objetivos? Excelente indagação!

Sonhos são uma espécie de visão do futuro, mas não necessariamente tem a ver com a jornada. Objetivos estão relacionados a processos, estrutura e deadlines. O primeiro está na sua mente e coração, o segundo está nas suas mãos. Ou seja, objetivos estão intrinsecamente ligados com ação, colocar em prática.

Vamos a um exemplo: o seu grande sonho é viver viajando pelo mundo, mas como realizar isso? É aí que os objetivos entram em cena. Na situação ilustrada podem vir a ser: fazer uma poupança ou encontrar um emprego que proporcione mobilidade.

Aí vai uma dica preciosa: seus objetivos precisam estar alinhados aos seus sonhos, caso contrário você inevitavelmente se sentirá frustrado. Imagine: é como se a sua mente te orientasse a ir para a esquerda, mas o seu corpo estivesse se movimentando para a direita.

Outro exemplo: o seu grande sonho é ter reconhecimento nacional na sua área de atuação? Uma aspiração e tanto, não é mesmo? Mas como colocar em prática esse desejo? Novamente você terá que estabelecer objetivos e eles precisam convergir com os seus sonhos.

Para fazer essa conversão faça-se a seguinte pergunta: onde estou hoje? Ou seja, descubra qual é o seu ponto de partida.

Também é importante traçar metas de curto, médio e longo prazo e definir o tempo necessário para alcançá-las. Vale frisar também a diferença entre objetivo e meta. O primeiro se refere à definição de todo o caminho, o segundo diz respeito às etapas da jornada. Voltemos ao exemplo anterior:

  • Sonho almejado: viver viajando;
  • Objetivo estabelecido: fazer uma poupança;
  • Metas traçadas: conseguir juntar o valor X por mês.

Perceba que você está partindo do macro, que inevitavelmente tende a ser algo abstrato, para o micro, que é mais concreto e portanto, pode ser quantificado. Só para não restarem dúvidas: Metas são tarefas específicas que te ajudarão a atingir os objetivos estabelecidos para alcançar os seus sonhos.

Desse modo seu projeto de carreira será realista e exequível. Você será impelido a sair da zona de conforto, mas também sentirá que não está mirando em coisas impossíveis.

Duas grandes vantagens em definir objetivos:

  • Você poderá excluir com mais facilidade aquilo que não contribui para o resultado almejado;
  • Você terá uma maior clareza dos esforços necessários para vencer a empreitada.

Depois de estabelecer os objetivos, o que devo fazer?

Um plano!

3. Trace planos

Agora que já definiu os objetivos, crie um plano passo a passo.

Sem planejamento você ficará a mercê das circunstâncias. Vale lembrar que o plano deve ser dinâmico e flexível. Nada de rigidez ou controle absoluto e imutável sobre o andamento do seu projeto de carreira.

A partir do tempo estipulado para alcançar os objetivos, faça um planejamento anual, mensal, semanal e diário, pois assim não perderá de vista as metas de curto, médio e longo prazo.

Uma excelente ferramenta é o Balanced Scorecard (BSC), metodologia bastante utilizada pelas empresas, mas pouco aproveitada quando se refere ao direcionamento da carreira individual. O BSC mede o desempenho do indivíduo ou organização por meio de alguns indicadores, tais como:

  • Missão e visão: quem sou eu e qual é a minha filosofia de vida? Onde desejo chegar?
  • Análise S.W.O.T.: quais são os meus pontos fortes? E fracos? Quais ameaças o atual cenário me traz? E quais oportunidades?
  • Fatores Críticos de Sucesso (F.C.S): por meio da análise S.W.O.T. tomamos consciência dos fatores críticos que devem ser contornados.
  • Relacionamento: como lido com os meus colegas de trabalho? Como é a relação com os meus superiores?
  • Operacional e Logística: como desenvolvo minha atividade atualmente? Será que posso melhorar a logística?
  • Marketing: como eu me divulgo e divulgo meu trabalho?

Desse modo suas metas específicas não vão se perder em meio ao dia a dia e você poderá ter uma boa performance. Traçar um plano também é uma forma de manter-se comprometido e realizar possíveis mudanças ao longo do processo, caso seja necessário.

4. Defina estratégias

Existem inúmeras estratégias que podem auxiliá-lo na execução bem-sucedida do plano. Veja a seguir algumas táticas para sair na frente da concorrência:

Invista em desenvolvimento contínuo

Estar em constante aprendizado é indispensável, não importa qual seja o seu grande sonho. Faça cursos relacionados aos seus objetivos, aproveite ao máximo os treinamentos oferecidos pela empresa onde trabalha, participe de seminários, palestras, workshops e conferências de sua área de atuação. Esse é uma maneira de manter-se atualizado, além de estar por dentro das oportunidades de mercado.

A formação técnica é importante, porém investir em uma graduação ampliará o seu leque de oportunidades. Sim, o diploma ainda é visto como um diferencial no meio profissional.

Especialistas no mundo dos negócios também recomendam que, antes de partir para uma especialização ou pós, o profissional tenha vivência de mercado. A leitura de livros, revistas, além de publicações online também contribuem para o crescimento profissional. Vale lembrar que há ricos conteúdos em diversos formatos, tais como podcasts, vídeos ou webinars.

Aposte em programas de coaching e mentoring

Como já foi falado anteriormente, o sucesso é uma combinação de competências técnicas e comportamentais. Por isso é fundamental participar também de programas de coaching e mentoring. Gestão do tempo, liderança e resolução de conflitos são exemplos de habilidades lapidadas por meio desse método de treinamento.

O coaching é uma ferramenta indispensável para quem deseja aperfeiçoar-se e explorar o máximo de sua capacidade. Pois como posso explorar o melhor de mim se não tenho conhecimento de todo o meu potencial? Esse método faz com que você saiba o que tem, o que pode entregar ao mercado, e o que precisa desenvolver. Assim poderá definir melhor o seu foco e crescer profissionalmente de maneira acelerada.

Já o mentoring é um acompanhamento e tutoria por parte de um profissional mais experiente. Conselhos, orientações e compartilhamento de vivências irão contribuir para driblar eventuais barreiras que estejam impedindo a sua evolução.

Outra grande vantagem proporcionada por esses programas é o aprimoramento das habilidades comunicacionais, indispensáveis para qualquer área de mercado. Todos sabemos que, atualmente, comunicar-se bem é um pré-requisito nos negócios. Por meio do treinamento é possível descobrir qual tipo de comunicação é ideal para o ambiente de trabalho e para as diferentes situações enfrentadas no meio profissional.

Construa uma imagem positiva

Pessoas bem-sucedidas sabem cultivar uma boa imagem positiva em qualquer circunstância. Mantenha a cordialidade, polidez e respeito não importa onde ou com quem fale.

Já diria Carl W. Buehner: “As pessoas esquecerão o que você disse, as pessoas esquecerão o que você fez. Mas elas nunca esquecerão como você as fez sentir.” Ao atentar-se a esse aspecto, você estará construindo não apenas uma excelente reputação, mas criando a sua marca pessoal.

Faça networking

Não basta construir uma boa rede de contatos, é preciso saber geri-la e mantê-la sempre ativa. Portanto, alimente relacionamentos que contribuam para a troca de experiências, conhecimentos e claro, indicações. Vale frisar que além de sólida, essa rede deve ser ampla, ou seja, extrapolar a sua área de atuação e abarcar outras esferas.

O networking é uma alternativa eficaz para fazer novos negócios, fechar parcerias, conquistar promoções e ter insights.

5. Aproveite as oportunidades

Por meio das estratégias citadas acima você terá um panorama das oportunidades de mercado. Faça uma análise e aproveite as chances, sempre tendo em vista os seus objetivos.

Por exemplo, você descobriu que para alcançar aquela promoção é necessário ter alguns cursos no currículo. Se antecipe e já se qualifique. Você não quer colocar a sua felicidade nas mãos do acaso, certo?

Uma bela maneira de potencializar as suas chances de mercado é através de parcerias. Afinal de contas, ninguém atinge o sucesso sozinho. Um projeto de carreira possui inúmeras etapas e é composto por muitos detalhes. Algumas etapas são simples, outras já são mais complexas. Diante disso, é impossível atingir o seu objetivo sem recorrer a ajuda de terceiros.

Quanto mais rápido reconhecermos que não somos autossuficientes, mais rápido alcançaremos a vitória. Portanto, aprenda a pedir ajuda quando necessário e lembre-se sempre que o contato com o outro é uma oportunidade ímpar de aprendizado.  

6. Monitore o seu progresso

Agora é o momento de fazer uma auto avaliação. Observe o seu progresso e registre cada passo que dá em direção ao sucesso. Esse exercício é fundamental para que possa constatar que os seus planos estão se concretizando!

É isso mesmo. Você está cada vez mais perto do seu grande sonho!

À medida que for acompanhando a sua evolução poderá identificar os desacertos e corrigi-los, além de tomar consciência de seus limites e de quais estratégias são de fato as mais assertivas.

Não se esqueça: errar é a maneira mais eficaz de aprender. Portanto, diante das falhas, não desanime. Pelo contrário, aprimore-se a partir disso.

Por meio do monitoramento constante será possível também fazer uma revisão periódica dos seus objetivos e corrigir os rumos, caso seja preciso. Assim como foi falado inicialmente, o planejamento é algo dinâmico, assim sendo, tudo bem mudar de ideia no meio do caminho.

O mais importante é: não desista. Mantenha-se firme e focado no seu sonho. Gerencie o seu projeto de carreira com entusiasmo e confiança e saboreie cada passo, cada conquista.

Esse tópico nos leva ao último passo desse guia, tão ou mais importante quanto os outros: celebre todos os dias!

7. Celebre as conquistas

Aprenda a ser feliz aqui e agora. A cada pequena conquista, pare um pouco e celebre. Em outras palavras, seja gentil consigo mesmo.

Em vez de conjugar-se no futuro, conjugue-se no presente. Eu estou conquistando. Eu estou superando. Eu sou um vencedor(a). Eu sou um profissional de sucesso.

Mentalize essas frases diariamente. Após um momento celebrativo, retome o trabalho duro e dirija-se à próxima meta com ainda mais disposição e força de vontade.

Concentração, resiliência, determinação e inventividade são algumas palavras-chaves para cultivar ao longo dessa jornada. Lembre-se: o desenvolvimento pessoal e profissional é uma jornada contínua.

Uma vez que comece a caminhar em direção ao seu sonho, rapidamente poderá desfrutar de vários tipos de melhorias reais.

E agora? Pronto para alcançar o sucesso profissional? Coloque essas dicas em prática e veja a sua carreira deslanchar. Um processo de coaching de carreira pode ajudar você alcançar o sucesso profissional com mais autoridade.


Moshé Bergel é formado em coaching pela International Coach Federation (ICF). Treina indivíduos e equipes, na sua maioria pessoas que querem obter sucesso na carreira e ter uma vida feliz. Seus serviços estão cheios de recursos e ele quer ajudá-lo a alcançar seus objetivos de negócios e de vida. Saiba mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *