Como lidar com um adolescente difícil?

Como lidar com um adolescente difícil?

Pode parecer que foi ontem quando seu filho estava feliz e borbulhando com histórias para lhe dizer sobre a escola. Agora, seu filho é um adolescente, e você vê mudanças em sua personalidade que o estão fazendo ficar temperamental e recluso. Às vezes, ele pode ficar com raiva de você sobre as menores coisas. Lidar com um adolescentes pode ser difícil por causa da transição emocional que seu filho está passando. Se você precisar de alguma ajuda durante esta fase, leia este artigo até o fim para obter alguns conselhos sólidos.

Se você pensar para trás distante o suficiente, provavelmente recordará como era para você quando estava crescendo e se tornando um adolescente. Lembra-se dos conflitos que teve com seus pais? Você provavelmente gastou mais tempo no seu quarto do que conversando com eles. Seu filho adolescente está passando pela mesma fase emocional. Ele está tentando descobrir quem ele realmente é como um indivíduo, e não da perspectiva como seu filho. Ele está descobrindo sua própria independência e identidade.

A coisa mais importante que você pode fazer para o seu filho é estar lá para ouvi-lo sempre que ele precisar de você. Evite julgar ou dar conselhos. Às vezes ele pode apenas querer dizer-lhe o que o está incomodando sem a sua interferência. Você receberá um sinal quando ele estiver pedindo orientação ou conselho. Primeiro, você tem que entender como ele se sente antes de ajudá-lo a encontrar uma solução. Ele não quer que você resolva seus problemas, mas ele precisa do seu apoio.

É fundamental que você entenda que mesmo quando ele parece estar te evitando, ele realmente não quer que você vá embora. Esteja lá para apoiá-lo. Tente não levantar ou cutucá-lo com perguntas. Basta manter um olho sobre ele e seus comportamentos. Mantenha seu tom não julgativo.

Pode causar-lhe a sensação de insegurança dar para seu filho adolescente a liberdade que ele precisa,  mas você precisa dar esse passo. Se você o trouxe com valores bons e vem modelando-o com  comportamentos responsáveis, você tem que confiar que ele fará as escolhas certas. Mesmo se ele cometer um erro, terá que experimentar as consequências por si mesmo. Então, deixe-o aprender com seus erros.

Tente não se preocupar com cada pequena coisa. Escolha suas brigas. Enquanto seu filho não está fazendo escolhas que o põem em perigo, deixe-o encontrar  seu próprio caminho, mesmo se você sente que está fazendo isso da maneira mais difícil. Como  borboleta na fase do desenvolvimento de suas asas, suas essência vai se expressar eventualmente, desde que tenha a chance de lutar com seus próprios esforços e decisões.

Se você quer que seu filho adolescente confie em você, você tem que confiar nele também. Respeite sua privacidade. Ele sabe como você o criou durante todos esses anos. Ele tem um senso de certo e errado. Confie nele para fazer as escolhas certas.

Os anos adolescentes são duros para seu filho assim  como para  você mesmo. Basta levar as coisas dia a dia, e amar o seu filho incondicionalmente. Esta fase vai passar. Quando você dá a seu filho a confiança e independência que ele procura, ele vai te amar mais por isso.

Esteja ao seu lado, respeite seu momento.  O melhor  presente que você  pode lhe dar é a qualidade da sua presença!


Moshé Bergel é formado em coaching pela International Coach Federation (ICF). Treina indivíduos e equipes, na sua maioria pessoas que querem obter sucesso na carreira e ter uma vida feliz. Seus serviços estão cheios de recursos e ele quer ajudá-lo a alcançar seus objetivos de negócios e de vida. Saiba mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Themetf
Você quer atingir seus objetivos?
Moshé Bergel compartilha um novo processo passo a passo de sete etapas transformacionais que tornará muito mais fácil atingir seus objetivos. Ter o conhecimento desse processo irá ajudá-lo na identificação do que está lhe bloqueando e, em seguida, tomar medidas em direção a seus objetivos. Ele funciona e é GRATUITO!!!
7 Passos Para Reprogramar a Mente e Atingir Objetivos
* Nós nunca compartilharemos seus detalhes com terceiros.