Como a PNL pode ajudar a falar em público?

Como a PNL pode ajudar a falar em público?

A menos que você tenha falado no ensino médio ou tenha um talento natural para falar na frente dos outros, considere-se entre os milhares de outros que têm medo de falar publicamente. O medo número um da maioria das pessoas é se levantar na frente de uma multidão e falar na frente dos outros.

O que muitas pessoas não percebem é que o medo de falar em público realmente abrange uma porção de medos, incluindo:

  • Agorafobia (medo de espaços abertos/multidões)
  • Catagelofobia (medo de ser considerado ridículo)
  • Claustrofobia (medo de espaços confinados/fechados)
  • Sociofobia (medo da avaliação social)
  • Cacorrafiofobia (medo do fracasso ou de falhar)
  • Antropofobia (medo das pessoas/sociedade)

Você já pensou que estar com medo de falar poderia envolver tantas fobias diferentes? Você não está sozinho.

Existem três canais principais na forma como as pessoas se comunicam. A primeira são as palavras reais que são usadas; a segunda é a qualidade da voz usada ao falar, e a terceira é a linguagem corporal usada quando você entrega as palavras.

O estranho fenômeno sobre isto é que as palavras que usamos têm o menor impacto na mensagem que se está tentando transmitir  seu público e o que é percebido. Você pode adivinhar qual dos três canais ganha mais atenção? É a sua linguagem corporal, incluindo expressões faciais, posturas, gestos, etc Em outras palavras, não é o que você diz, mas como você diz, que faz a maior diferença!

Existem muitas técnicas de PNL que podem ser usadas para superar o medo de falar em público. Um dos métodos é construir sobre experiências bem-sucedidas (“referências”) através do reforço,  o que é chamado de “ancoragem“, na linguagem técnica.

Âncoras são usadas para acionar ou trazer de volta uma experiência original. Como seres humanos, estamos sendo ancorados o tempo todo. Âncoras são, na verdade, atalhos neurológicos que ajudam a acelerar o nosso tempo de reação.

Use a ancoragem da PNL para ajudar alguém a superar o medo de falar em público, colocando-os em um estado relaxado, confiante e poderoso. Enquanto a pessoa experimenta esse estado, os sentimentos de fortalecimento se tornam cada vez mais claros e tangíveis. A âncora é acionada um pouco antes do pico daquele estado relaxado, confiante e poderoso.

Com a âncora estabelecida, peça ao indivíduo que fale na frente de apenas uma ou duas pessoas. A âncora será acionada e reforçada cada vez que o público responde bem. Ao fazer isso, ele está reforçando a âncora e transformando-se em uma âncora “balística“.

Depois de ter levado a pessoa a um lugar onde se sente confortável falando na frente de pequenos grupos, continue a repetir o ciclo com maiores e maiores públicos.

Cada vez que a pessoa fala cria um ponto de referência mais forte e intenso. Isto reforçará sua opinião própria positiva a respeito de sua capacidade de falar  público.

Se você quiser levar o indivíduo a um nível mais elevado de confiança, poderá também conduzi-lo  por etapas de “reformulação“, ou ressignificação. Ao dar esse próximo passo, o resultado final será que os pensamentos, crenças e sentimentos da pessoa mudarão novamente.

Quando tiver terminado, o indivíduo terá transitado de um estado de medo de falar em público para um estado de emoção positiva e cheia de recursos, com perspectivas de falar para grupos ainda maiores.

Se quiser passar por um processo rico de técnicas altamente possibilitadoras, agende uma sessão e surpreenda-se com a pessoa que você ainda pode se tornar!


Moshé Bergel é formado em coaching pela International Coach Federation (ICF). Treina indivíduos e equipes, na sua maioria pessoas que querem obter sucesso na carreira e ter uma vida feliz. Seus serviços estão cheios de recursos e ele quer ajudá-lo a alcançar seus objetivos de negócios e de vida. Saiba mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Themetf
Você quer atingir seus objetivos?
Moshé Bergel compartilha um novo processo passo a passo de sete etapas transformacionais que tornará muito mais fácil atingir seus objetivos. Ter o conhecimento desse processo irá ajudá-lo na identificação do que está lhe bloqueando e, em seguida, tomar medidas em direção a seus objetivos. Ele funciona e é GRATUITO!!!
7 Passos Para Reprogramar a Mente e Atingir Objetivos
* Nós nunca compartilharemos seus detalhes com terceiros.