Entenda as mudanças emocionais encontradas em meninos adolescentes

Entenda as mudanças emocionais encontradas em meninos adolescentes

Seu filho adolescente pode parecer estar se transformando em um indivíduo completamente diferente do que ele era uma vez. O que está acontecendo com ele e por quê? Há muitas mudanças e razões para isso. Leia a respeito disto  e descubra mais sobre adolescentes.

Raiva

Uma questão preocupante que muitos pais de rapazes adolescentes notam, é que seus filhos começam a exibir o que parece ser uma grande quantidade de raiva. Existem alguns fatores que contribuem para isso, e é uma emoção muito normal que entra em jogo nesta parte da vida de um jovem.

Uma parte da equação é a sensação de que a vida é injusta. A frustração e impotência que vêm com a aproximação de uma realidade de  mais independência também podem aparecer, além do fato de terem de lidar com alguém fazendo todas as regras e decidindo o que devem, podem e não podem fazer. Você pode evitar parcialmente esta questão recompensando a maturidade do seu filho, dando-lhe privilégios extras e chances de independência.

Outra parte da equação é o fato de que a puberdade traz consigo muitos hormônios e mudanças químicas que influenciam as emoções do seu filho. Isso pode levar a surtos de raiva quando ele tenta lidar com esses novos sentimentos. Enquanto seu filho trabalha para lidar com sua raiva, mantenha-o sobre observação e deixe-o saber  que sua raiva não é uma batalha interminável. Esta situação vai passar, é somente uma fase de transição que resultará num adulto maduro, forte e livre.

Humor

Mudanças de humor podem ser outro fator encontrado em meninos adolescentes. Os hormônios que seu corpo produz podem levar a sentimentos confusos. Isso causa mudanças de humor e sentimentos que podem flutuar entre excitação e coragem de um lado e tristeza e sentir-se baixo por outro, em questão de minutos.

Seu filho muitas vezes vai atirar seus sentimentos mais fortes sobre aqueles com quem se sentem mais  confortáveis, e uma vez que você é provavelmente um dos mais próximos a ele, muitas vezes será um dos primeiros alvos. Isso prova o nível de conforto que seu filho tem com você, e, portanto, não deve ser sempre tomado como um sinal negativo.

Isolamento

Embora os adolescentes passem por períodos onde parecem não querer nada a não ser seus amigos, às vezes eles também podem exibir sinais de isolamento. Isso é normal quando seu filho tenta descobrir quem é e o que ele quer em seu mundo. Se seu filho está gastando uma quantidade extraordinária de tempo sozinho, no entanto, é importante falar com ele e ver exatamente o que está acontecendo. Ele pode estar precisando de ajuda, uma companhia que esteja ao seu lado com quem possa compartilhar seus conflitos, ou uma orientação mais próxima para saber lidar com os novos desafios.

Agressividade

À medida que a puberdade é atingida, a agressividade pode aumentar na vida dos meninos que a experienciam. Isso é necessário, em parte, para ajudá-los a tornarem-se homens que defenderão questões importantes na vida e não se recuarão.

Agressão pode ser usada de uma forma que pode beneficiar seu filho e outros. Ela também pode ser canalizada para a atividade física, que ajudará seu filho a ficar em forma, e o ajudará a  se sentir bem consigo mesmo. Inscreva seu filho em uma arte marcial de sua escolha, ou qualquer outro esporte que requer uma participação determinada.

Conduza-o a usar o lado assertivo da agressividade de maneira construtiva.

Guiar o seu filho através das tempestades emocionais da adolescência não tem de ser uma situação constantemente preocupante. Em vez disso, use os sinais de mudança emocional que seu filho mostra para aprender mais sobre ele e entender que está amadurecendo e passando por  transformações importantes. Com o seu apoio, ele vai crescer e se tornar um jovem estável e sólido, e no futuro olhará para trás e te verá com um mentor importante que fez a grande diferença!

Se você quer dar o melhor apoio para seu filho adolescente nessa faze difícil de sua vida considere fazer algumas sessões de coaching para pais.


Moshé Bergel é formado em coaching pela International Coach Federation (ICF). Treina indivíduos e equipes, na sua maioria pessoas que querem obter sucesso na carreira e ter uma vida feliz. Seus serviços estão cheios de recursos e ele quer ajudá-lo a alcançar seus objetivos de negócios e de vida. Saiba mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Themetf
Você quer atingir seus objetivos?
Moshé Bergel compartilha um novo processo passo a passo de sete etapas transformacionais que tornará muito mais fácil atingir seus objetivos. Ter o conhecimento desse processo irá ajudá-lo na identificação do que está lhe bloqueando e, em seguida, tomar medidas em direção a seus objetivos. Ele funciona e é GRATUITO!!!
7 Passos Para Reprogramar a Mente e Atingir Objetivos
* Nós nunca compartilharemos seus detalhes com terceiros.