Agende sua sessão inicial hoje mesmo: (11) 98706-5121

Gagueira infantil, trate enquanto é tempo!

hipnose como funciona

Sem dúvida uma das condições mais desafiantes a se lidar na infância: gagueira infantil.

Ela prejudica a interação da criança com outros colegas, prejudica o desenvolvimento da fala, prejudica a comunicação com os adultos e o aprendizado. Além de ser motivo para tornar o infanto objeto de chacota, sofrer bullyng, o que sem dúvida contribui para o retraimento, timidez excessiva e aumento da ansiedade. Problemas que só pioram a gagueira infantil.

A criança entra em um círculo vicioso que aprofunda as suas dificuldades e a impede de se desenvolver plenamente e gozar de uma boa qualidade de vida. A tendência é se tornar um adulto de baixa sociabilidade, baixa autoestima, propenso a crises de depressão e ansiedade.

Definindo a gagueira

gagueira infantil

A gagueira é um transtorno popular, no sentido de conhecimento público, por propiciar uma condição inusitada que chama atenção tão logo seus sintomas se manifestam. A fama também se deve por ser um fenômeno relativamente comum na qual qualquer pessoa está sujeita, não importa a fase de sua vida.

Contudo, devido as dificuldades sociais que proporciona, se tornou motivo de preocupação dos pais que buscam evitar o desenvolver desse transtorno ou procurar por apoio médico para lidar com o problema assim que identificado.

Portanto, sim, a gagueira, seja infantil ou não, tem cura (mais detalhes a seguir).

Preocupação que sem dúvida ajudou a diminuir significativamente os casos e a tratá-los cada vez mais cedo. Por isso, é possível que hoje existam pessoas que não saibam exatamente o que é a gagueira infantil e como se manifesta, fazendo necessária uma definição básica para derrubar qualquer tipo de dúvida.

Gagueira, também chamada de disfemia, é um distúrbio que provoca interrupções na fluência verbal. Essas interrupções são caracterizadas por repetições ou prolongamento de sílabas e sons, que podem ser audíveis ou não.

Essas repetições e prolongamentos causam dificuldade de comunicação por elevar o tempo para concluir a fala e expressar o pensamento.

A inviabilidade do processo comunicacional tem como consequência causar isolamento da criança, fazê-la se submeter a humilhações para ser aceita em algum círculo social, o que inevitavelmente afetará sua autoestima, ou torná-la muito arisca para se defender das provocações de sua rede de relações próxima.

Causas da gagueira infantil

Apesar de haver vários estudos sobre o tema, muitos casos analisados e já ter se descoberto muitos fatos interessantes, ainda não há um consenso sobre a causa da gagueira. Tem-se conhecimento sobre a origem de alguns tipos de gagueira, mas não sobre a causa primeva.

Por exemplo, há gagueira infantil que é derivada de fatores genéticos, portanto, de origem física, mas quais fatores ou o quê os desencadeiam ainda é uma pergunta sem resposta.

Sabe-se que há gagueiras de origem psicológica, a maior parte dos casos, diga-se, que são derivadas de traumas, medo e ansiedade.

Ou seja, sabe-se que episódios marcantes na vida de um indivíduo têm o potencial de gerar o transtorno, no entanto, não se há certeza sobre a qualidade desses episódios, se há um padrão que explica porque uns marcam de forma tão contundente e outros não.

Um tipo de gagueira infantil em que se há informações mais conclusivas é o relacionado a deformações físicas. Acidentes que ferem ou retiram massa encefálica. Lesões dessa natureza podem causar alterações no modo de operar do cérebro e causar distúrbios como a gagueira.

Gagueira tem cura?

A gagueira infantil de origem física, genética ou motivada por deformações neurológicas resultantes de acidentes, não tem cura.

Existem medicamentos e técnicas para conter a ansiedade e assim aliviar os sintomas, mas não são capazes de proporcionar cura definitiva.

Quadro possível, felizmente, com a gagueira infantil de origem psicológica. Por não ser resultante de dano físico, é possível restaurar o equilíbrio interno quebrado por meio de terapias e medicamentos.

Tratamento de gagueira infantil

Sem dúvida o tratamento mais tradicional e recorrido para tratar de gagueira infantil de origem psicológica é a terapia via método psicanalítico.

O profissional irá investigar o passado do paciente o estimulando a falar sobre a sua vida. O objetivo é descobrir eventos traumáticos que possam ser a origem do transtorno enfrentado no presente.

Ao se identificar esses traumas passados e a gravidade destes, elabora-se exercícios mentais para ajudar o paciente a enfrentar os seus medos, conter a ansiedade e dá um novo significado ao evento.

O receituário de medicamentos fica condicionado a gravidade do transtorno.

Contudo, apesar de ser um tratamento mais conhecido e recorrido, o seu grau de eficácia, e principalmente o tempo de resposta, não é tão satisfatório quanto a hipnoterapia, por exemplo.

Método alternativo, mas reconhecido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e praticado no Brasil desde os anos 1990, que usa a hipnose como ferramenta terapêutica.

Hipnoterapia no tratamento de gagueira infantil

Hipnose não é uma ficção. Se fosse, certamente não receberia aprovação de órgãos legisladores de práticas médicas, não só no Brasil como em outros países importantes, como os EUA.

Qualquer pessoa pode ser induzida a um estado hipnótico e ao longo do dia costumamos a entrar em transe hipnótico, ainda que não cientes disso.

Por exemplo, ao fazer qualquer atividade e durante seu exercício ter o foco desviado para outro assunto, uma lembrança, uma fantasia de um futuro possível ou impossível, significa que nossa mente entrou em um estado hipnótico.

A hipnose usa de exercícios de sugestão para induzir a mente do hipnotizado ao estado de transe. Ele não fica inconsciente, mas seu foco se desvia para se concentrar em situações ou lembranças de interesse do hipnólogo. É um transe dirigido e controlado.

O objetivo da hipnoterapia é o mesmo da psicanálise tradicional. Acessar o subconsciente do paciente para investigar o seu passado, identificar eventos traumáticos que expliquem o emergir do transtorno que o afeta no presente. O que muda é a forma de acesso.

Enquanto na psicanálise tradicional se recorre ao diálogo, as palavras, para interpretá-las e descobrir caminhos ao subconsciente, a hipnoterapia se vale da hipnose para acessá-lo de forma mais direta e rápida.

Por isso, é considerada uma técnica que proporciona resultados mais rápidos, principalmente para os casos de gagueira infantil, pois diminui a dependência de comunicação de forma oral.

Ao acessar o inconsciente de forma direta, é possível reprogramar padrões de pensamento mais célere e eficazmente.

Para outras informações sobre hipnoterapia, entre em contato com o hipnoterapeuta Moshé Bergel e siga suas redes sociais.

Gostou deste conteúdo sobre gagueira infantil? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença!

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais

Publicações mais recentes

Receba as últimas notícias publicadas

×