Agende sua sessão inicial hoje mesmo: (11) 98706-5121

Impotência aos 18 anos. É possível?

o que é hipnoterapia

Existe impotência aos 18 anos? Impotência sexual é um problema mais comum do que se pensa, chegando atingir 25 milhões de brasileiros acima de 18 anos.

E esse número pode ser maior, pois o tema é tratado como um tabu, algo que fere a masculinidade levando muitos homens preferirem sofrer em silêncio ou buscar por soluções medicamentosas para lidar com a dificuldade de ereção.

Ao longo deste artigo vamos apontar as causas que levam a impotência e as melhores formas de tratamento, mas antes a dúvida central: existe impotência aos 18 anos?  Quem está sujeito a ter impotência?

Existe impotência aos 18 anos?

Respondendo a questão, qualquer homem estando em condições de ser sexualmente ativo pode sofrer de impotência e isso inclui pessoas com 18 ou menos anos de idade.

Apesar de pessoas com idade avançada estarem mais sujeitas de apresentar o problema (estima-se que 50% dos homens acima de 40 anos tenham algum grau de disfunção sexual), portanto, ser mais comum em homens mais velhos, a idade não é fator determinante para o desenvolver do transtorno.

Isso porque as causas não estão limitadas a problemas físicos decorrentes do avançar da idade, mas a fatores que atingem pessoas de qualquer idade, inclusive jovens.

Impotência aos 18 anos tem cura? Impotência em qualquer faixa etária, aliás, tem cura?

Mas não nos precipitemos. É importante primeiro deixar claro o que é impotência sexual, quais são os seus principais sintomas e quando procurar por ajuda profissional.

O que é impotência sexual?

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), impotência sexual é a incapacidade de manter uma ereção para uma relação sexual satisfatória a ambos os parceiros.

Ou seja, uma dificuldade para fazer o pênis ficar ereto, rígido e por tempo suficiente para penetrar o órgão sexual da parceira ou parceiro de modo a garantir satisfação.

Toda disfunção erétil é motivo de preocupação?

Casos de impotência aos 18 anos ou aos 40 não é sempre motivo de preocupação. Episódios de impotência são bens comuns ao longo da vida sexual do homem, pois, como verá mais adiante, várias causas levam ao quadro de impotência e muitas ocorrem com frequência.

Portanto, dificuldades ocasionais para ter uma ereção podem ocorrer com qualquer um e não merece motivo de preocupação.

Porém, se for algo recorrente, frequente, nesse caso é motivo para se preocupar, pois é sinal de um problema mais sério, crônico e deve ser melhor estudado para garantir plena qualidade de vida ao homem.

A disfunção erétil não deve ser negligenciada, pois causa uma série de transtornos. Insatisfação nos relacionamentos, baixa estima, ansiedade, angústia, depressão, isolamento e dependência de medicamentos muito antes da idade em que se costuma constatar esse tipo de caso.

Sinais de impotência sexual

Os sinais de impotência sexual são os mesmos tanto para faixa de menos de 18 anos a pessoas com mais de 40 e adiante.

Para se diagnosticar o transtorno não é preciso que se apresente todos os sintomas listados, apenas um ou mais deles aliados a frequência, o tempo prolongado, são suficientes para se fazer tal diagnóstico ou ao menos levantar suspeita.

A falta ou dificuldade de ereção é o sinal mais claro e evidente. A ereção ocorre por meio de estímulo sexual, visual, físico ou mental que o cérebro recebe e transmite as terminações nervosas via medula espinal.

Isto requer o funcionamento de vários sistemas interligados. Qualquer falha em um desses sistemas inviabiliza a ereção.

Outro sinal de impotência é a incapacidade de manter a ereção ou uma grande dificuldade.

A ejaculação precoce também é outro sinal de impotência. É a incapacidade da liberação do sêmen pelo pênis no momento ideal, ou seja, em atingir o clímax no melhor momento.

É comum o homem ter ereções espontâneas durante a noite ou pela manhã. Caso essas ereções espontâneas cessem ou se reduzam muito isso é considerado um sinal de impotência.

Perda de ereção após mudança de posição durante o sexo é mais um dos indicativos de disfunção erétil.

Causas da impotência

As causas para impotência aos 18 anos ou mais são multifatoriais, isto é, várias causas podem estar por trás do problema não existindo uma em específico que represente a universalidade dos casos.

O uso de determinados medicamentos podem provocar a impotência sendo esse caso de origem psicogênica.

As iatrogênicas se tratam das ocorrências resultantes pós-procedimentos cirúrgicos.

Ainda há as causas de origem de doenças neurológicas, cardiovasculares, metabólicas e endocrinológicas.

Contudo, a causa mais comum de impotência aos 18 anos ou em qualquer idade é a emocional, que atinge mais de 70% dos homens.

Estresse intenso e prolongado é um fator que colabora para episódios de impotência. Preocupações com o trabalho, relacionamento, desempenho acadêmico, angústia, depressão etc, são potencializadoras de dificuldades durante o ato sexual.

Traumas passados são capazes de provocar sensações inibidoras, sendo por isso importante buscar ajuda profissional para tratar desses transtornos e se resolver internamente.

Tratamento impotência aos 18 anos

O profissional para se receber suporte quanto a impotência aos 18 anos sem dúvida é o urologista. Caberá a ele analisar a natureza de seu problema e indicar o tratamento mais adequado.

O tratamento pode envolver ingestão de medicamentos, autoinjeção intravenosa e psicoterapia.

Os medicamentos e injeções ajudam a reduzir os sintomas, mas não tratam diretamente o problema e por isso não podem ser considerados uma solução definitiva. Pelo contrário, o abuso dessas substâncias gera dependência.

O tratamento mais eficaz, que investigará a fonte do distúrbio, é a psicoterapia.

Nas sessões, o foco será identificar os episódios traumáticos e ressignificá-los por meio de exercícios mentais e testes de sensibilidade.

Contudo, esse não é o tratamento mais profundo, seguro e eficaz para impotência aos 18 anos.

Existe um método alternativo que toca fundo no problema e garante resultados em pouco tempo: a hipnoterapia.

Sobre a hipnoterapia

A hipnoterapia é um tratamento que faz uso da técnica de hipnose para acessar o subconsciente dos pacientes. Provoca o estado de transe para que o indivíduo relate, sem receios, traumas passados devido ao fato da censura da consciência estar reduzida pelo transe.

Com um canal de comunicação aberto e dirigido fica mais fácil de obter as informações essenciais para identificar a origem dos traumas.

Os exercícios de reprogramação mental nesse estado são mais eficazes e precisos reduzindo o tempo do tratamento e do surgir dos primeiros resultados.

A hipnoterapia é praticada no Brasil desde os anos 1990 e com aval do Conselho Federal de Psicologia.

Para mais detalhes sobre o tratamento, converse com o hipnoterapeuta Moshé Bergel.

Gostou deste conteúdo sobre impotência aos 18 anos? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença!

 

 

 

 

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais

Publicações mais recentes

Receba as últimas notícias publicadas

×