Agende sua sessão inicial hoje mesmo: (11) 98706-5121

Insatisfação profissional: como saber que minha desmotivação está atrapalhando minha evolução

hipnose clínica preço

Pensar na vida profissional te deixa cansado, sem energias? A sua carreira atrapalha a sua vida pessoal? Muitas pessoas passam ou já passaram por esses problemas alguma vez: o despertador toca indicando a hora de levantar da cama e começar mais um dia de trabalho, mas a motivação acaba “dormindo novamente”…

O cenário não é dos mais positivos e, por isso, uma bola de neve vai se formando e a vida profissional acaba se tornando um fardo na vida daquele indivíduo. E existem muitos motivos para que isso aconteça. Nós ingressamos muito cedo no mercado e nem sempre temos certeza de qual carreira seguir ou por onde começar e não nos damos conta até os problemas começarem a aparecer.

Outros fatores que podem influenciar no processo de insatisfação profissional, além do trabalho propriamente dito, são a falta de reconhecimento atrelado ao clima pesado na empresa e baixos salários. Eles impedem que o funcionário fique feliz no trabalho e, consequentemente, prejudica seu desempenho e produtividade.

A vida profissional faz parte de, em média, um terço dos nossos dias. Dessa forma, é possível perceber melhor o porquê dela ser responsável por melhorar ou piorar nossa autoestima, confiança, segurança, bem-estar e equilíbrio. Estar em harmonia com essa área da vida influencia diretamente nas outras, como familiar e social.

Existem alguns sinais que podem te ajudar a perceber que está insatisfeito e até no modo “automático” em relação à sua carreira. Dentre  eles estão:

  • Aumento de faltas no trabalho
  • Falhas mais constantes por falta de atenção
  • Dificuldade em manter as relações interpessoais satisfatoriamente 
  • Aumento no número de reclamações sobre o seu trabalho

Se identificou com algum desses? Agora você pode estar se perguntando “e como posso saber o meu nível de insatisfação?”. Identificar isso é muito importante para saber quais decisões tomar e como se posicionar em relação à sua vida profissional. Veja, então, algumas dicas que separamos.

1. O primeiro passo

Pensar no “começo de tudo” é uma boa forma de tentar entender o seu grau de insatisfação na vida profissional e existem duas maneiras de fazer isso. Uma delas é relembrar como você escolheu a profissão que exerce e por quê. Era o seu sonho de infância? Foi a oportunidade disponível no momento? Você conhecia alguém que trabalhava na área e se interessou por ingressar também? Essa dica é essencial para você entender sua trajetória na carreira e ressignificá-la, se for preciso.

Pensar em “começos” e “primeiros passos” também envolve sua rotina durante a manhã, antes de ir para o trabalho. Faça o exercício de registrar seus primeiros pensamentos ao acordar em relação aos compromissos do dia – especialmente os ligados à vida profissional. Que sentimentos aparecem com mais frequência? Você prefere ficar mais tempo deitado na cama ou se sente bem para iniciar os afazeres e ter cada vez mais produtividade? Colocar esses pensamentos em um papel e depois analisá-los vai te ajudar a saber o seu grau de felicidade e insatisfação no trabalho.

2. Evolução e desafios

O crescimento é um dos pontos que mais buscamos, seja na vida profissional ou pessoal. Queremos evoluir e perceber que somos capazes disso. Sentir que pode evoluir na empresa em que trabalha é essencial para que um funcionário continue motivado e satisfeito com o cargo que exerce. E isso não é relacionado apenas ao salário, mas também às funções, responsabilidades,  habilidades e cargos.

Fazer parte dos desafios que a instituição vivencia é, além de uma forma de integração e identificação, um incentivo para melhorar cada vez. Estar estagnado por muitos anos em uma mesmo função, com as mesmas atribuições e tarefas faz com que o trabalho se torne “automático” e não seja renovado.

3. Relacionamentos com os chefes e colegas

Mas a vida profissional não é apenas sobre tarefas e salário. É no ambiente de trabalho que construímos relações que podem mudar o percurso da nossa carreira. Ter um bom relacionamento com a chefia, por exemplo, é essencial para que o ambiente seja leve, produtivo e harmonioso. Qual o estilo de liderança é praticado na empresa que você trabalha: autoritário, democrático ou ausente? Analisar isso é uma das formas de saber se você está se sentindo incluído ou não nos valores daquela instituição.

Além desse ponto, são os chefes também os responsáveis por dar feedbacks e garantir o reconhecimento dos funcionários. O excesso de cobrança é um dos principais fatores que colabora para a insatisfação profissional e diminui a perspectiva de crescimento na carreira, acarretando para a infelicidade e desequilíbrio do indivíduo.

De que forma você e seus colegas são tratados pela chefia da empresa? Como acontece a resolução de conflitos? Erra quem pensa que uma empresa que ignora os conflitos está ajudando na satisfação de um profissional. Muito pelo contrário: resolvê-los é uma forma eficiente de deixar o colaborador mais seguro e fazer com que ele se sinta parte importante da instituição e que aquele desentendimento seja um aprendizado e indicador de evolução e crescimento.

O sentimento de pertencimento pode impulsionar sua carreira de uma forma que você nem imagina. Por isso, para saber o seu grau de insatisfação profissional e entender de que maneira sua desmotivação está atrapalhando a sua carreira, analise suas relações com a equipe. Existe um integração ou você se sente excluído e ignorado?

Essas foram apenas algumas dicas para você entender como anda a sua vida profissional. Você acha que precisa de ajuda para encontrar um “propósito” ou descobrir o que te motiva? A Hipnoterapia pode ajudar! A metodologia te ajuda nesse processo de autoconhecimento e fortalecimento da autoestima para que você perceba os seus pontos fortes e desenvolva-os, a fim de ter mais rendimento e satisfação – não só na vida profissional, como pessoal também.

Clique aqui e agende sua sessão para garantir motivação, harmonia e bem-estar na carreira. Você pode ter equilíbrio e evoluir cada vez mais, basta descobrir o quanto é capaz de conseguir o que tanto almeja!

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais

Publicações mais recentes

Receba as últimas notícias publicadas

×