Olá! Como vai?
Vamos começar com algumas reflexões e questionamentos. Como é começar uma nova atividade para você? Seja um hobby, um estudo, um emprego ou uma amizade, como você se sente? Predomina em você a animação e excitação ou o medo e a insegurança?
Você sabia que essas respostas dizem muito sobre você e podem ser determinantes na forma como você conduz a sua vida e as suas vivências? Confira o texto de hoje e entenda o que isso quer dizer!
Benefícios de começar algo novo
Começar algo novo pode ser uma experiência enriquecedora. Ela pode melhorar a saúde mental e o bem-estar, garantir aprendizados e novas habilidades, além de desenvolver novas relações.
Estimular a mente à novidade pode melhorar a autoestima e autoconfiança, fortalecer a resiliência e a inteligência emocional, promover o relaxamento e desenvolver o foco e a concentração.
Mas, apesar de tantos aspectos positivos, o início de novos hábitos pode ser desafiador para muitas pessoas. Isso acontece porque, em muitos casos, a novidade suscita sentimentos como angústia, ansiedade, medo e tensão. E por quê isso acontece?
O que causa a insegurança para começar algo novo?
O medo e a insegurança para começar algo novo pode acontecer por diversos motivos. Esses sentimentos geralmente estão associados a experiências vivenciadas pelo indivíduo, que não tenham, necessariamente, ligação com a situação presente.
Por exemplo: a cobrança extrema dos pais para que o filho tire boas notas na escola pode levar o adulto a ter angústia ao pensar em seguir um novo caminho na sua carreira ou até iniciar um novo relacionamento. Isso acontece porque a pressão por bons resultados na infância e na adolescência gerou neste indivíduo o medo do fracasso.
Em outros casos, a pessoa tem medo que a falha leve à rejeição por causa de um término traumático de relacionamento, por exemplo. Estes sentimentos podem afetar desde a construção de outras relações saudáveis até mesmo o início de um hobby.
A insegurança para começar algo novo tem como fundamento, na maioria das vezes, as crenças limitantes, desenvolvidas pelo indivíduo ao longo de sua vida, a pressão social pelo sucesso, que é reforçada pela cultura disseminada nas redes sociais, e a autocrítica, que é baseada em sentimentos como baixa autoestima e baixa autoconfiança.
Mas como mudar? De que forma deixar esses sentimentos de lado e buscar o seu máximo potencial através de novas habilidades e experiências?
Como a hipnoterapia pode ajudar?
Para aprender a lidar com a insegurança de começar algo novo, a hipnoterapia pode ser a alternativa ideal. A metodologia, que atua no subconsciente do indivíduo a partir do transe hipnótico e, assim, busca acessar partes de sua vida que ele, muitas vezes, nem lembra, é uma vivência de autoconhecimento e descobertas.
Ela proporciona a ressignificação de eventos e sentimentos que estão presos ao passado. Quando está em transe hipnótico, o indivíduo segue consciente do “mundo externo”. Ele volta suas atenções ao subconsciente e, ao ser guiado pelo hipnoterapeuta, consegue revisitar experiências que foram fundamentais para a formação da sua identidade e das crenças limitantes, por exemplo.
Ao vivenciar a situação novamente, ele consegue visualizar nela uma oportunidade para aprender e crescer, transformando os sentimentos de raiva, tristeza, angústia e decepção em alívio e tranquilidade, desenvolvendo, assim, sua inteligência emocional.
Este é o primeiro passo para deixar de lado a insegurança para começar algo novo. Em seguida, a hipnoterapia vai, através da repetição de projeções positivas e outras técnicas, fortalecer no indivíduo a sua autoestima e autoconfiança.
Dessa forma, ele vai se sentir capaz de vivenciar novas experiências e até se manter seguro para a possibilidade de falhar ou fracassar, entendendo que essas fases também fazem parte do processo de aprendizagem e contribuem para o seu crescimento pessoal e profissional.
Também por meio da hipnoterapia, ele vai saber de que forma identificar e administrar as suas emoções. Afinal, cada pessoa merece estar no comando da própria vida e, para isso, deve saber que alguns sentimentos – como medo, angústia e ansiedade – não devem impedir que ele dê um passo em direção ao seu sucesso.
A hipnoterapia pode libertar o indivíduo de seus bloqueios emocionais quando o conduz ao planejamento. Afinal, até para começar algo novo é preciso organização. Por meio dela, é possível ter mais segurança e saber quais passos dar, quais metas atingir e como alinhar as expectativas com os seus objetivos e a sua identidade.
Começar algo novo é sair da zona de conforto e encontrar novas possibilidades de viver bem e em equilíbrio. A plenitude e o sucesso passam pelas novas experiências, pelas tentativas – ainda que elas deem “errado”.
O caminho para a felicidade e para atingir o seu potencial máximo passa pelas novas vivências. Não deixe de tentar encontrar o que te faz bem. Agende a sua sessão de hipnoterapia e saiba como fazer isso com segurança e tranquilidade!
Moshé Bergel
Moshé Bergel tem formação internacional em Hipnoterapia pela NGH (National Guide of Hypnosis) e pela Tess (formação mais completa do Brasil em hipnoterapia). É também formado pela TRI – Terapia de Reintegração Implícita Método Kraisch), em Terapia da Linha do Tempo e Master em PNL
Tem formação em Coaching pelo ISC (Internacional Society of Coaching) , Coaching Emocional (Metaprocessos) e Coaching Estrutural Sistêmico (Metaforum), e em seus atendimentos utiliza também os princípios da Constelação Familiar, pois entende que a harmonia sistêmica é imprescindível para o equilíbrio individual.
Para acessar suas formações completas acesse https://moshebergel.com.br/.
A hipnose é usada como uma ferramenta terapêutica há décadas, tanto no Brasil como em outros países importantes, como os EUA, e é reconhecida como um tratamento alternativo eficaz para lidar com diversas desordens psíquicas.
E mais: a hipnoterapia fornece resultados mais rápidos e eficientes que a abordagem psicanalítica tradicional, pois acessa de forma mais direta e profunda o subconsciente das pessoas, permitindo intervenções assertivas e profundas, resultando em mudanças nos padrões emocionais e comportamentais
Para mais informações, entre em contato: (11) 98760-5121 / (11) 4673-3819 / [email protected]