Mas afinal, o que é Coaching Estrutural Sistêmico?

Mas afinal, o que é Coaching Estrutural Sistêmico?

Já percebeu que cada vez mais a palavra inteligência emocional está sendo vinculada à palavra sucesso? Pois é. Diferentemente do que o coaching tradicional acreditava, o atingimento de resultados de alta performance não depende apenas do desenvolvimento de competências e habilidades.

Há um outro fator que tem grande impacto no êxito e no bem-estar do ser humano: as emoções. É aí que entra em cena o Coaching Estrutural Sistêmico, uma abordagem inovadora que está transformando a vida de muitas pessoas.

Mas qual o conceito e fundamentação dessa abordagem? Quais são os seus diferenciais e benefícios? Continue a leitura para saber mais:

Conceito e Fundamentação

O Coaching Estrutural Sistêmico alia os estilos americano e europeu de Coaching. O primeiro tem como foco o desenvolvimento de estratégias e competências, bem como o alcance de metas. Já o segundo é direcionado para a lapidação de habilidades comportamentais e emocionais.

Para tanto, outras técnicas, como a Constelação Familiar, Programação Neurolinguística (PNL), Técnica de Libertação Emocional (EFT) e Comunicação-Não-Violenta (CNV) também são incorporadas ao processo, de modo a possibilitar resultados mais rápidos e profundos.

Desse modo, bloqueios, travas e crenças limitantes são superados e abre-se caminho para a construção de uma vida plena e abundante.

Diferenciais

O atingimento de resultados positivos e duradouros em um curto espaço de tempo é um dos grandes diferenciais dessa abordagem.

Ao traçar um plano de ação que defina com clareza e consistência os resultados esperados, torna-se evidente também quais barreiras impedem a evolução do cliente.

Diante desse quadro, basta utilizar as ferramentas de intervenção adequadas para contornar o obstáculo e dar sequência ao desenvolvimento das competências que o cliente almeja conquistar.

Para tal, é fundamental estar atento às técnicas que o coach domina. Quanto mais recursos o profissional tiver, melhor para o cliente, já que as possibilidades de intervenção são mais amplas.

Outra vantagem do Coaching Estrutural Sistêmico é a flexibilidade técnica para lidar com os mais variados e complexos objetivos dos clientes, que podem estar voltados para a esfera profissional, familiar, amorosa, social, financeira, espiritual, etc.

Coaching, PNL e Constelação Familiar

Com mais de quatro anos de atuação na área, me chamo Moshé Bergel e sou formado em coaching estrutural sistêmico pela Metaforum International e em coaching estilo americano pela International Society of Coaching, além de possuir larga experiência como educador.

Visando contribuir para a expansão do potencial dos clientes, bem como para a superação de desafios e realização de sonhos, decidi me aprofundar no Coaching Emocional e em outras técnicas, tais como PNL, Constelação Familiar, técnicas hipnóticas e Comunicação Não-Violenta.

Dentre os métodos que mais costumo utilizar de maneira integrada, estão:

  • Coaching: fundamental para a definição dos objetivos que o cliente deseja atingir;
  • Programação Neurolinguística (PNL): atua na reprogramação de padrões mentais, emocionais e comportamentais limitantes;
  • Constelação Familiar: remove bloqueios e desequilíbrios no sistema familiar e geracional.

E agora? Ainda tem alguma dúvida sobre o Coaching Estrutural Sistêmico? Se quiser obter mais detalhes sobre a aplicação integrada do Coaching, PNL e Constelação Familiar, basta entrar em contato. Até a próxima!


Moshé Bergel é formado em coaching pela International Coach Federation (ICF). Treina indivíduos e equipes, na sua maioria pessoas que querem obter sucesso na carreira e ter uma vida feliz. Seus serviços estão cheios de recursos e ele quer ajudá-lo a alcançar seus objetivos de negócios e de vida. Saiba mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *