O medo de falar em público é mais temido que o medo de perdas financeiras, doenças e até da morte. Ao menos é o que uma pesquisa com 3 mil ingleses feita pelo jornal Sunday Times revelou.
O medo de falar em público foi à resposta de 41% dos entrevistados.
Outros estudos indicam que 75% da população mundial têm ou já teve pavor de se dirigir a uma plateia.
Ou seja, se falar em público é um problema para você, saiba que não está sozinho. Porém, por mais que esse fato seja em alguma medida reconfortante, não satisfaz, afinal, a habilidade de se comunicar com outras pessoas é essencial em praticamente todas as áreas de trabalho.
Não contar com esse recurso proporciona muitas perdas de oportunidades que também podem se estender para o campo afetivo.
De onde vem esse medo de falar em público? Por que temos esse pavor? É possível vencê-lo? Tratarei dessas questões nos próximos tópicos, mas adianto um spoiler: o lado emocional pode ser uma das causas.
Por que temos medo de falar em público?
Vimos acima que o medo de falar em público não é um temor restrito a um grupo específico, mas muito disseminado pela população em geral. Existe até um termo para designar essa dificuldade: glossofobia.
Mas o que explica esse receio? Qual a sua origem? Esse tema já foi objeto de estudo por vários psicólogos e as conclusões mais aceitas atualmente sobre a matéria apontam dois aspectos básicos sobre a origem do medo de falar em público.
Falta de preparo
Falar em público não é um dom. Pode até parecer avaliando o histórico de determinadas pessoas com incrível facilidade de se comunicar, mas o fato é que se dirigir para uma plateia numerosa e atenta é uma habilidade a ser desenvolvida.
É uma competência que precisa ser aprimorada, aprendida, como outras atividades. Por exemplo: andar de bicicleta, preparar a janta, montar um computador.
Para falar em público é necessário preparo, informação, treino.
Quando uma pessoa não se prepara para dirigir um carro, quais sensações ela experimenta? No mínimo ansiedade, tensão, medo…
A mesma lógica ocorre quando a situação é apresentar um trabalho na escola, participar de uma entrevista de emprego, pronunciar um sermão na igreja, etc.
O medo de falar em público está relacionado à falta de preparo. Contudo, não é a única causa.
Há diversos casos de pessoas que mesmo se preparando muito, treinando, fazendo cursos de oratória, teatro e tantas outras possibilidades para reduzir o receio de se dirigir a estranhos, não conseguem controlar o nervosismo.
Esse grupo de pessoas provavelmente se encaixa na segunda causa que mais provoca medo de falar em público.
Problemas emocionais relacionados a experiências negativas
Outra causa identificada a respeito de receios de falar em público é o temor associado a experiências negativas.
Por exemplo, uma pessoa que na juventude tenha passado por uma situação difícil ao falar em público, como esquecer o que tinha para dizer, falar uma bobagem ou outro vexame, pode ter dificuldade para superar as sensações causadas pelo evento ao se ver em situação parecida.
Se a experiência negativa não for superada, não ser tratada de modo adequado, nosso cérebro tende a estabelecer um padrão negativo sempre que identificar um episódio semelhante.
Ele o associará a uma situação de ameaça, de perigo, porque a exposição evocará lembranças negativas, mal resolvidas, sensações angustiantes que geram mal-estar.
Nosso cérebro foi programado para nos proteger de ameaças, desde nossos ancestrais. Nosso instinto por preservação nos move a enfrentar a situação ou fugir.
Se não temos coragem, ou recursos, para analisar um episódio traumático, entendê-lo e aprender a lidar com ele, resta à fuga.
É possível superar o medo de falar em público?
Para o caso de falta de preparo, há diversos cursos e profissionais qualificados para ajudar a superar a dificuldade.
Mas se o problema for de ordem emocional? É possível vencer o medo de falar em público?
Não é possível reduzir à zero o medo de falar em público. Independente de qual seja a causa do temor. O medo, muitas vezes confundido com ansiedade, sempre estará presente.
É aquele famoso friozinho na barriga que muitos dos grandes oradores ou pessoas que exercem cargos de grande pressão falam ser o motivo para continuar a fazer o que fazem.
Controlar o receio e conseguir cumprir com o objetivo proporciona uma sensação prazerosa que essas pessoas gostam de sentir e não querem perder.
O medo sempre existirá porque falar em público significa se expor, correr risco, e como dito, nosso cérebro é programado para nos proteger.
Mas é possível aprender a dominar esse medo, a controlá-lo mesmo em se tratando de uma dificuldade de origem emocional.
Para esse caso, se necessita resolver-se internamente, entender a experiência e como ela deve ser encarada no presente.
Existe, felizmente um tratamento especial dedicado para lidar com problemas emocionais.
Hipnoterapia: a hipnose a serviço do seu bem-estar
A hipnoterapia vem se popularizando no Brasil nos últimos anos.
Apesar de ser uma prática corrente há décadas no país e com reconhecimento de entidades médicas, somente na última década ela passou a ser procurada por pessoas com dificuldades de encontrar respostas satisfatórias as suas angústias internas.
A hipnoterapia é um tratamento que usa a hipnose para fins clínicos. O paciente é submetido a exercícios de relaxamento para se isolar do ambiente externo e se concentrar apenas no seu mundo interior, nas suas memórias.
O objetivo do hipnoterapeuta é conduzir o paciente pelo seu passado ao fazê-lo resgatar suas memórias mais primitivas alojadas em seu subconsciente.
A meta é identificar os episódios do passado responsáveis pelo desenvolvimento do trauma e auxiliar o paciente a fazer uma nova leitura sobre os acontecimentos, ajudá-lo a ressignificá-los e a aprender exercícios mentais que colaborem para a manutenção do controle ao ser exposto a situações de gatilhos.
Liberte-se de seu medo de falar em público!
A hipnoterapia é um tratamento reconhecido pelo CFM e apresenta resultados em poucas sessões.
Sou formado em hipnoterapia na escola de hipnose mais antiga do mundo. Larguei meu trabalho de professor universitário para abrir meu consultório e me sinto extremamente realizado por viver ajudando pessoas a encontrar a melhor versão de si mesmas.
Gostou deste conteúdo sobre medo de falar em público? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença!