Melhorando as relações por meio da comunicação assertiva

Melhorando as relações por meio da comunicação assertiva

Estamos o tempo todo nos comunicando com outras pessoas. Por isso, nossa habilidade de comunicação é uma das mais relevantes da vida. É fator determinante na qualidade das nossas relações e pode tanto contribuir como prejudicar nossos relacionamentos no trabalho, com familiares e outras pessoas dependendo da forma como nos expressarmos. Ao mesmo tempo tão poucos procuram desenvolver sua habilidade de comunicação conscientemente.

Uma das formas como nos comunicamos é a chamada comunicação passiva. Agimos dessa maneira quando decidimos nos abster de participar de uma discussão aceitando a decisão dos demais. Imagine que surja um problema no trabalho e a equipe da qual você faz parte começa a discutir sobre como resolvê-lo. Agir passivamente nesse caso seria não oferecer uma opinião sobre a atitude a ser tomada, mas simplesmente ouvir e aceitar a decisão dos demais. Até no caso de discordar com a decisão tomada.

Existem diversos motivos para alguém decidir agir passivamente. Pode ser com o intuito de evitar o conflito, falta de conhecimento sobre o tema sendo discutido ou até mesmo por timidez.

Por outro lado, existe a comunicação agressiva. Esta é uma abordagem que adota um tom intimidador e autoritário. Acontece quando tenta-se impor alguma opinião desconsiderando o desejo de expressão dos outros. Por exemplo, seria dizer algo como “Pare de fazer tal coisa. Isso não têm importância.” sem sequer ouvir o motivo pelo qual a outra pessoa acredita que aquilo deva ser feito. A maneira como é expressada gera incômodo para o outro lado o que geralmente resulta no aumento da dificuldade de comunicação.

Claramente, tanto a comunicação passiva como a agressiva apresentam desvantagens. Uma por se ficar de fora da discussão e a outra por criar dificuldades nas relações. A comunicação assertiva é uma alternativa entre as duas. Em vez de ficar calado, expressar a sua opinião. É uma abordagem que requer coragem. Você sai do casulo e se comunica com o mundo. Para isso, fala de forma clara, firme e direta. Porém, ao mesmo tempo com calma e respeito.

Uma das características marcantes do comportamento assertivo é justamente estar disposto a ouvir o outro lado. Ao contrário da comunicação agressiva, opta-se por considerar a opinião dos demais. Isso ajuda a conquistar respeito das outras pessoas. Assertividade é uma habilidade de comunicação em que uma pessoa expressa sua opinião de forma sociável. Exercitar assertividade ajuda a gerar maior autoconfiança e contribui para o desenvolvimento de relações mais positivas e saudáveis.

Comunicação interpessoal é uma das atividades que mais realizamos no dia a dia. Nossa habilidade de comunicação é uma das mais relevantes para cultivar boas relações e tirar o melhor proveito da vida. A assertividade vem para contribuir nesse sentido. Oferece uma alternativa à comunicação passiva e a agressiva por meio de uma comunicação clara, direta e sociável.

Os três tipos de comunicação fazem parte do nosso dia a dia. Uma hora usamos um e outra hora usamos outro. Dependendo da personalidade com mais tendência para um dos lados. Nem sempre a assertividade será o melhor caminho. Mesmo a comunicação passiva e a agressiva tem o seu lugar. Por exemplo, num momento de falta de conhecimento sobre o tema em discussão, provavelmente seja melhor se calar à emitir uma opinião equivocada.  Por isso, o melhor é procurar refletir se a abordagem que usamos em cada situação era mesmo a mais adequada para o momento e com isso buscar melhorar nossa capacidade de comunicação. Desse modo, provavelmente perceberá que na grande parte dos casos comunicar-se de forma assertiva costuma ser a melhor saída.

Você sabe as vantagens da Programação Neolinguística e Constelação Familiar na Educação Infantil? Quer aprender as melhores técnicas para praticar em casa com seus filhos? Para saber mais, é só clicar aqui.


Juan O’Keeffe é empreendedor e escreve sobre desenvolvimento pessoal no seu blog EvoluçãoPessoal.com.br. Bacharel e mestre em Administração de Empresas, também têm muitos anos de experiência atuando em empresas multinacionais de grande porte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *