Nove maneiras de parar um ataque de pânico

Nove maneiras de parar um ataque de pânico

Um ataque de pânico pode ser aterrorizante. Aqueles que sofrem de ataques de pânico muitas vezes se sentem que estão à beira da morte. Embora altamente desagradável, os ataques de pânico são inofensivos. Acredite ou não, um ataque de pânico é algo que você mesmo criou. Assim, você também tem o poder de diminuí-lo ou até mesmo eliminá-lo. Se os ataques de pânico estão controlando sua vida, você pode recuperar esse controle.

Pare um ataque de pânico de forma rápida e eficaz com estas técnicas:

  1. Lembre-se que você vai ficar bem. Esta situação não é eterna. A química do seu corpo é ligeiramente alterada quando você experimenta um ataque de pânico. O pânico só intensificará o ataque. Quanto mais cedo você conseguir relaxar, mais rapidamente o ataque vai passar.
  1. Concentre-se na respiração profunda. A respiração é a única parte da fisiologia humana sobre a qual temos total controle. Sempre  que estiver acordado,  poderá optar por respirar mais rápido, mais lento, mais profundo, mais raso, ou prender a respiração. Controle o que você pode controlar.

* A respiração lenta e profunda irá retardar sua frequência cardíaca e te tranquilizar, e você vai começar a se sentir melhor.

  1. Faça uma massagem. Isso pode não ser sempre prático, mas peça para alguém massagear seu pescoço e ombros. Mais importante ainda, massageie seu couro cabeludo. Você mesmo pode fazer isso sozinho. Massagear seu couro cabeludo moverá um maior volume de sangue através de seu cérebro e ajudará a relaxar os músculos de sua cabeça e pescoço.

* Os efeitos de uma massagem pode durar dias. Tente receber uma massagem regularmente. Mesmo alguém da sua  família pode fazê-la para você se o custo de uma massagem profissional for muito alto.

  1. Use a sua imaginação. Imagine algo agradável e relaxante.Coloque mentalmente um som que te tranquiliza e imagens que geram em você sensações agradáveis. Estas imagens podem ser recordações de momentos reais do passado ou criações imaginárias. Pode ser desafiante pensar em algo positivo no momento, então tenha algumas ideias planejadas de antemão.
  1. Mova-se. Movimento ajudará a eliminar a química do seu corpo que está criando a sensação de pânico. Se você estiver em um lugar que torna os exercícios aeróbicos impraticáveis, role sua cabeça, pulsos e tornozelos. Você também pode fazer algumas caminhadas na escada da empresa. Todo mundo está usando o elevador de qualquer maneira…

* O ideal mesmo é você assumir o compromisso de exercitar-se regularmente. Este novo hábito lhe trará enormes benefícios ao longo do tempo.

  1. Aqueça as mãos. Você já notou que suas mãos ficam frias quando está estressado? Aquecer as mãos pode ajudar a reverter a tempestade bioquímica acontecendo em seu corpo durante um ataque de pânico. Deixe correr água quente sobre as mãos ou segure uma xícara de café quente.
  1. Ouça a música que o relaxa. Poucas coisas podem mudar seu humor e bioquímica mais rápido do que a música certa. Crie uma lista com  pelo menos 10 músicas que você ache confortáveis ??e relaxantes. Comece a ouvi-las assim que um ataque de pânico começar. Respire lenta e profundamente.
  1. Obtenha algum magnésio. O magnésio tem um profundo efeito calmante sobre o corpo. Tome um suplemento de magnésio. Chocolate escuro contém altos níveis de magnésio e é mais divertido do que engolir um comprimido. Um banho de sal de Epsom também fará com que seu corpo absorva altos níveis de magnésio.
  1. Seja proativo. Se você sofre um ataque de pânico, é porque já estava estressado com alguma coisa (ou melhor, muita coisa). Acalmar-se antes de um  ataque de pânico é muito mais prático e eficaz do que esperar até que esteja tendo uma crise. Assuma o controle antes de perder o controle. Uma boa prevenção evita a necessidade de “concertar” inúmeras situações.

Os ataques de pânico são assustadores e desconfortáveis. Os sintomas podem incluir: coração batendo acelerado, sudorese, braços e pernas sacudindo e dificuldade em respirar. Você pode controlar seus ataques de pânico e retornar a uma fisiologia normal. Faça o seu melhor e evite que ataques de pânico ocorram desde o início. Se um ataque de pânico atacar, use essas estratégias para ajudar a amenizá-lo.

Considere também passar por um processo de Coaching de Saúde e elimine as tendências psicológicas que geram a  realidade de estresse, tensão e pânico.

Com a ajuda das técnicas de programação neurolinguística e constelação familiar, você poderá mudar rapidamente hábitos negativos e substituí-los por movimentos enriquecedores, através da criação de pensamentos e crenças positivas. Desenvolverá também um plano de ação para mudar as rotinas de sua vida e a qualidade das relações na sua família e trabalho e eliminará os principais mecanismos autossabotadores que o impedem de gozar uma vida cheia de energia, motivação e alegria!


Moshé Bergel é formado em coaching pela International Coach Federation (ICF). Treina indivíduos e equipes, na sua maioria pessoas que querem obter sucesso na carreira e ter uma vida feliz. Seus serviços estão cheios de recursos e ele quer ajudá-lo a alcançar seus objetivos de negócios e de vida. Saiba mais

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