Pais aprendam a desenvolver bons hábitos de comunicação com seu filho

Pais aprendam a desenvolver bons hábitos de comunicação com seu filho

Os pais de primeira viagem ou não muitas vezes tem dúvidas de como ter um relacionamento saudável com o seu filho, pois tem medo de serem ruins como alguns exemplos que já presenciaram em sua própria casa, e ter um distanciamento ou não ter um bom relacionamento com a criança.

Um dos primeiros pontos a se considerar para ter uma boa relação com a criança é saber a importância da comunicação entre pais e filhos, afinal você não deve tratar ele como se fosse o seu colega do serviço ou alguma outra pessoa do seu meio social, ela tem que ser especial e com significado.

Afinal, uma comunicação entre pais e filhos, quando positiva, ajuda em sua formação como ser humano, e uma pessoa mais educada, pois cabe a ele perceber como é o mundo ao seu redor e como deve interagir perfeitamente, sem ter que se focar em gritos vindos dos pais.

Em vista disso, você pode se perguntar o que é preciso para ter um bom diálogo com o seu filho, então confira abaixo como desenvolver bons hábitos de comunicação com seu filho.

Você Pode Gostar: Palestra Online Gratuita – As Vantagens da PNL na Educação Infantil

Tempo em família

Um fato é que em quase todo lar brasileiro a vida é bastante conturbada e pais são cheios de afazeres, trabalhos e correrias, e os filhos quando não estão fazendo algo da escola ou algum hobby, estão mergulhados no mundo digital, seja na internet, televisão ou videogame.

Então o que acaba faltando é passar um tempo em família, pai, mãe, e filhos, um momento para haver uma comunicação entre pais e filhos e um contato mais próximo que não se restrinja à momentos de repressão por algum erro, mas também em ocasiões para aproximar e estreitar os laços familiares.

Portanto é necessário encaixar um tempo na agenda familiar para haver esse contato mais próximo, sem ser algo forçado, mas natural como um momento num jantar ou uma tarde do final de semana para assistirem à um filme ou série juntos.

E tente também fugir do clichê “Como foi o seu dia?” e tente buscar outras informações do seu filho para que você o conheça melhor e possa assim melhorar a comunicação entre vocês.

Comunicação aberta

Algo que torna bem difícil a comunicação entre pais e filhos é o distanciamento que acaba por tornar ambas partes reprimidas para expressar situações ocorridas e experiências, portanto para o melhor para a comunicação com seu filho é manter um diálogo aberto e passar bastante confiança.

Com essa comunicação aberta, é possível um conhecer melhor o outro, saber de todos os seus desejos, tristezas, frustrações, e assim você poderá aconselhar e entender melhor o seu filho.

Empatia

Este é um valor que você deve praticar em todos os âmbitos sociais, mas também é extremamente importante em uma relação entre pais e filhos, pois a empatia é o se colocar no lugar do outro, e quando você entende exatamente como ele está se sentindo, você é capaz de melhorar a comunicação com seu filho.

Portanto, para isso, esteja atento a todos os hábitos e lazeres do seu filho para que você consiga interagir de uma forma melhor e colocar-se no lugar dele para saber como ele se sente com relação a algo, como uma mudança que pode ser evitada ou um evento que ele não queira ir, entender o seu filho fará da relação de vocês muito melhor.

Conclusão

Então, visto estes pontos, é notório que para você desenvolver bons hábitos de comunicação com o seu filho, é necessário criar um espaço na sua agenda para fazer isso, além de ter uma comunicação aberta com ele, fazendo com que ele se sinta à vontade para partilhar sentimentos e experiências, além de se colocar em seu lugar.

Além disso, se você precisa de orientação ao como estabelecer um melhor diálogo com seu filho, pois, como exemplo, a comunicação entre pais e filhos na adolescência pode ser difícil, então contrate um coach para te ajudar com essa tarefa através do site, e melhore a relação entre você e o seu filho.

Aproveita e participe da nossa palestra online sobre Educação Infantil com PNL, clicando aqui.


Moshé Bergel é formado em coaching pela International Coach Federation (ICF). Treina indivíduos e equipes, na sua maioria pessoas que querem obter sucesso na carreira e ter uma vida feliz. Seus serviços estão cheios de recursos e ele quer ajudá-lo a alcançar seus objetivos de negócios e de vida. Saiba mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *