Agende sua sessão inicial hoje mesmo: (11) 98706-5121

PNL: Seu Caminho para o Sucesso Pessoal

hipnoterapia sao paulo

Afinal, o que é a PNL e como ela pode te ajudar?

O termo PNL significa Programação Neurolinguística e foi cunhado na década de setenta por John Grinder, um professor assistente de linguística da Universidade da Califórnia, Santa Cruz, e Richard Bandler, um estudante de psicologia da universidade. Eles começaram seu trabalho estudando Fritz Perls, psicoterapeuta e autor da escola Gestalt de terapia, Virginia Satir, uma terapeuta familiar bem conhecida e Milton Erickson, um hipnoterapeuta mundialmente famoso. Sua intenção era modelar terapeutas com performance de excelência em suas respectivas áreas e identificar seus  padrões, a fim de que outros profissionais pudessem usar esses mesmos padrões e gerar resultados semelhantes. Pode-se dizer que a PNL foi criada a partir da identificação dos mecanismos por trás da excelência em diversas áreas e a consequente criação de meios para que outros possam usá-los e  alcançar resultados semelhantes.

A PNL também se baseia em trabalhos anteriores, como reflexos condicionados de Ivan Pavlov (1904). Em PNL isto é chamado de ancoragem. A PNL desvenda  resultados desejados desenvolvidos por outros e os torna disponíveis a todos nós para que possamos melhorar a nossa vida e nosso bem-estar.

A PNL é mais do que apenas técnicas.

É uma curiosidade sobre como as pessoas que são grandes empreendedores realizam o que se propuseram a fazer. É também uma metodologia que auxilia na descoberta desses padrões de pensamento e de comunicação e mostra de forma clara e bem estruturada como alcançar os mesmos resultados. Ou seja, a PNL é um processo de descobrir os padrões de excelência de especialistas, e faz com que essas formas eficazes de pensar e comunicar  fiquem disponíveis para que outros possam usar para seu próprio benefício ou para ajudar os outros.

A PNL teve suas origens na terapia e agora é aplicada em todas as áreas de educação humana, saúde, esportes, negócios e relações interpessoais.

Vamos quebrar e analisar os termos de “programação” “neuro” “linguística”.

Neuro refere-se a seus órgãos sensoriais, a  neurologia. É sobre como você absorve as  informações.

Por exemplo, você usa seus olhos para ver as coisas em seu mundo. Você também experimenta os eventos ao seu redor através de seus outros sentidos: auditivo (sons), cinestésico (toque tátil ou sentimento emocional), gustativo (sabores) e olfativo (cheiros).

Linguística refere-se à linguagem – imagens, sons, sentimentos (cinestésico), gostos, cheiros e palavras – que você usa para representar as lembranças ou criações mentais  e dar sentido a uma experiência particular (ou de prever uma experiência futura).

Por exemplo, você consegue se lembrar do seu último café da manhã? Quando se lembra do café da manhã, você pode ver uma imagem em sua mente, ou ouvir sons (talvez um rádio que estava ligado ou você estava envolvido em uma discussão com sua família)? E sobre os gostos e cheiros? E como você estava se sentindo – feliz, cansado, animado?

Pense em um evento significativo em seu futuro próximo. Você imagina-se sendo bem sucedido? Ou não? As imagens, sons, sentimentos, gostos, cheiros e palavras que você usa para descrever experiências futuras têm uma influência sobre o que realmente acontece. Você cria sua própria realidade!

Programação refere-se a seus hábitos, padrões, programas e estratégias mentais. Se estiver num dia de trabalho, você segue uma rotina especial quando se prepara para o trabalho?

Talvez você gostaria de ficar na cama uns cinco minutos extras depois do alarme tocar. Você toma banho imediatamente ou toma café da manhã em primeiro lugar? Se você tomar tempo para olhar para o que você faz,  certamente verá um padrão que segue no sentido de estar pronto para o trabalho. Se por algum motivo você não seguir esse padrão, não sentirá que algo está faltando?

Você tem padrões, hábitos, estratégias e programas para tudo que você faz. Alguns desses padrões ajudam e outros não, levando a resultados indesejados.

Você pode estar totalmente ciente de alguns dos seus padrões, e pode tomar conhecimento de outros só quando alguém lhes traz a sua atenção. E pode escolher esquecer rapidamente esses padrões, porque você quer evitar abordar essa parte de sua vida. E há ainda outros padrões de que ainda não está ciente, mas eles continuam a influenciar a forma como cuida de si mesmo, comunica-se com os outros e realiza suas tarefas diárias. Se os padrões te ajudam e geram resultados positivos em sua vida – ótimo! Caso contrário, se achar que alguns padrões não servem para você, não seria útil identificá-los e mudá-los para que trabalhem a seu favor?

E quem decide quais padrões, hábitos, estratégias e programas colocar no lugar? É você certo! Então, quem pode mudá-los? Só você. Mas, primeiro, você deve se tornar consciente de que executa esses padrões. Este é um dos maiores benefícios da PNL:  a possibilidade de conscientizar-se  das estratégias e programas que se repetem inconscientemente e, em seguida, usar técnicas específicas e certeiras para alterá-los, a fim de alcançar os resultados que você deseja.

Marque uma sessão para conhecer as imensas possibilidades de mudança que te aguardam!

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais

Publicações mais recentes

Receba as últimas notícias publicadas

×