Quanto tempo realmente leva para criar um novo hábito?

Quanto tempo realmente leva para criar um novo hábito?

Alguns dizem que leva 21 dias para criar um novo hábito. Essa é uma ideia estranha, não é? Não demora tanto tempo para formar um mau hábito. E às vezes, não importa o quão duro nós tentamos, demora-nos muito mais para criar um novo hábito.

Se você está tendo problemas com seus maus hábitos e quer criar novos e melhores considere fazer algumas sessões de coaching para mudança de hábitos

Então, quanto tempo demora para criar um novo hábito?

A resposta é que isso depende. Depende da sua mentalidade e depende de quão grande seja a mudança do que você está fazendo agora. Se é seu hábito comer uma tigela de sorvete à noite e você muda de sorvete regular para uma versão de iogurte com baixo teor de açúcar, provavelmente não vai levar muito tempo para desenvolver esse novo hábito. Deixar completamente o sorvete ou cortar todo o açúcar, por outro lado, pode demorar um pouco mais.

Quando fazemos essa pergunta, o que realmente queremos saber é quanto tempo precisamos sofrer antes de ficar mais fácil. Existe uma luz no final do túnel onde não precisamos mais sofrer tanto? Em outras palavras, quando esse novo comportamento se tornará automático?

Embora seja diferente de uma pessoa para a outra e, mesmo de um hábito para o outro, há algumas coisas a ter em mente.

É mais fácil criar um novo hábito do que se livrar de um antigo. Esteja preparado para trabalhar muito mais para desistir de verificar o seu e-mail a cada 2 minutos ou lanchar tarde da noite. Sempre que possível, tente substituir um hábito antigo por um novo. Por exemplo, se você quer abandonar o café, prepare uma xícara de chá de ervas pela manhã e durante todo o dia em que você normalmente tomaria a sua xícara de café.

Os hábitos se formarão mais rapidamente se você os mantiver no mesmo horário e ambiente todos os dias. Para criar o hábito de caminhar sempre, mantenha seus tênis ao lado da porta e agende sua caminhada para todos os dias às 18h, logo após o jantar, por exemplo.

Uma lembrança constante de porque você está tentando mudar seu comportamento também é útil. Lembre-se todos os dias que você está exercitando para que seu corpo permaneça forte e você possa brincar com seus filhos ou netos no quintal. Ou coloque uma foto para lembrá-lo de que você está fazendo hábitos bons para que você possa comprar um dia sua casa dos sonhos. Mantenha a razão pela qual você está mudando na frente e no centro e então esteja preparado para cumprir isso. Sim, levará algum tempo para criar novos hábitos e substituir os antigos. Mas vai valer a pena no final!


Moshé Bergel é formado em coaching pela International Coach Federation (ICF). Treina indivíduos e equipes, na sua maioria pessoas que querem obter sucesso na carreira e ter uma vida feliz. Seus serviços estão cheios de recursos e ele quer ajudá-lo a alcançar seus objetivos de negócios e de vida. Saiba mais

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