Agende sua sessão inicial hoje mesmo: (11) 98706-5121

Terapia para casal: como ajuda com os filhos?

hipnose clinica sp

Qual a melhor forma de criar os filhos? Como educá-los e passar os valores ideais? Essas perguntas são muito comuns entre os pais, mas podem também ser motivo de conflitos e discussões e, quando constantes, acabar evoluindo para uma crise conjugal. Sendo assim, uma das melhores formas de lidar com esses problemas é através da terapia.

Independente da idade, criar uma criança é muito difícil. Quando bebês, a rotina da casa muda completamente, desde comidas a horários de sono. O cansaço pode afetar os pais, se o tempo não for equilibrado e balanceado entre aquela nova vida e a vida conjugal. Por isso, muitas vezes, a falta de diálogo entre os dois enfraquece a relação a dois, faz com que o dia-a-dia fique mais complicado e intensifica problemas que já existiam.

Além do cuidado com o bebê, criança ou adolescente, a vida profissional, amorosa e também a organização da casa não podem ser deixadas de lado. É importante que haja dedicação em todos os âmbitos na rotina de cada um para que tudo funcione em harmonia. Mas não é fácil conseguir isso e um dos principais motivos de discussões constantes entre o casal, provocadas por essa “bagunça generalizada”, é a educação das crianças. Você se identificou? Então veja aqui algumas dicas do que podemos trabalhar durante a terapia.

Você pode gostar de ler:

Divisão de tarefas

Primeiro, é importante trabalhar a concepção de que o cuidado com os filhos é trabalho tanto da mãe quanto do pai. Quando esse acordo for feito, nenhum dos dois ficará sobrecarregado com as tarefas e isso facilitará a organização das outras atividades diárias. Além disso, o cansaço será dividido entre ambas as partes e o estresse físico e emocional, diminuído.

Sendo assim, durante o coaching, a sugestão pode ser, por exemplo, que as responsabilidades sejam alternadas: se um dos dois ajuda na tarefa de casa da criança, o outro pode cuidar da lancheira. Se um troca a fralda do bebê, o outro pode colocar para dormir. É importante que o casal esteja em harmonia e um sinta que o outro está cooperando para tudo fluir, fortalecendo a relação.

Os momentos a dois

Uma coisa que, geralmente, é deixada de lado com a chegada dos filhos, são os momentos a dois. Durante a terapia de casal, o coach vai ajudar o par a enxergar a necessidade de se construir uma rotina também sem as crianças. Conectar-se ajuda a harmonizar os relacionamentos e, consequentemente, diminui os conflitos em casa.

A manutenção do casamento é importante de tempos em tempos. Isso ajuda principalmente a estabelecer diálogos claros e objetivos sobre decisões fundamentais para a vida familiar. A terapia com o coach ajuda o casal a encontrar a melhor maneira de manter esses momentos e a comunicar-se com mais eficácia.

Estabelecendo juntos uma rotina e limites

Muitas vezes, os problemas do casal são refletidos no mau comportamento dos filhos. Por isso, a terapia é muito importante. Através de métodos que implicam em trabalhar as questões emocionais de forma mais concreta, o coaching para casais é uma alternativa para encontrar saídas e obter os resultados a curto prazo.

Entender o que está causando o mau comportamento das crianças é o primeiro passo. Desobediência e notas vermelhas na escola são alguns dos exemplos mais corriqueiros de como o filho pode estar absorvendo os desentendimentos dos pais. Por isso, é importante evitar que esses conflitos aconteçam em um ambiente compartilhado com as crianças. Mesmo que não pareça, elas estão atentas ao que está acontecendo.

Sendo assim, é imprescindível que os filhos percebam que as decisões foram tomadas em conjunto e tanto o pai quanto a mãe estão de acordo. A chave para isso é a comunicação. Então, antes de conversar com as crianças sobre os limites e rotina estabelecidos, os pais devem ter esse diálogo antes, a sós e tentar chegar a um consenso. Por exemplo, se um acha que o horário ideal para o filho dormir é às 18h e o outro prefere às 20h, o acordo pode ser às 19h.

Em relação aos limites é a mesma situação. É muito comum ver casais discutindo e relacionamentos se desgastando porque não houve um acordo sobre limites. Quando percebe isso, a criança pode usar o conflito a seu favor e estabelecer suas próprias regras, causando ainda mais problemas para a vida conjugal. Quem nunca presenciou, por exemplo, a cena de uma criança gritando no shopping center porque queria algum brinquedo e a mãe não comprou? Esse problema pode ser causado pela falta de comunicação entre os pais.

Durante o coaching, o casal vai perceber a diferença de se combinar as regras antes e os resultados serão benéficos para toda a família. Se algum limite for estabelecido sem um diálogo prévio, é importante que o pai ou a mãe mantenha a autoridade do outro, para a criança entender que todos precisam estar em harmonia para que o lar funcione de maneira mais prática. Normas contraditórias só vão criar mais problemas entre todos.

É durante a terapia de casal, também, que os pais vão aprender que ter opiniões divergentes é normal, mas é preciso, através da comunicação, tirar o foco do negativo. Assim, ao invés de apontar os defeitos do outro – como ser permissivo ou exigente demais com os filhos – o casal vai evidenciar o que eles têm a oferecer de bom na educação das crianças.

Técnicas como a Comunicação Não Violenta (CNV) e a Programação Neurolinguística – PNL (reprogramação mental) podem ser usadas pelo coach durante a terapia. Elas ajudam o casal a ter diálogos respeitosos e construtivos em relação à educação dos filhos, bem como conciliar a vida a dois e manter a família em harmonia. As ferramentas também ajudam os dois a reconstruir os padrões da mente e promover o bem estar no lar. Quando os pais conseguem resolver os conflitos e manter uma relação saudável, as crianças, que são reflexo do relacionamento, ajudam a construir um ambiente feliz.

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais

Publicações mais recentes

Receba as últimas notícias publicadas

×