Agende sua sessão inicial hoje mesmo: (11) 98706-5121
A hipnose ericksoniana foi desenvolvida pelo psiquiatra americano Milton Erickson. É uma técnica de hipnose que parte da premissa que o próprio paciente é responsável pela sua cura. Para isso, no entanto, deve aprofundar o conhecimento sobre si mesmo.
O papel do hipnoterapeuta seria o de apenas conduzi-lo a esse processo de autoconhecimento, assumindo a função de tutoria, que põe o paciente em contato com seu inconsciente para encontrar as soluções de seus traumas.
Esse método tem como grande diferencial o fato de ser totalmente personalizado, adaptado a personalidade do indivíduo. Deste modo, diminui o risco de se aplicar técnicas que deram certo para outros tipos, mas que não necessariamente fornecerão os mesmos resultados a todos.
O método ericksoniano promove uma autoinvestigação interna para que o paciente compreenda os seus traumas passados, os enfrente e adquira competências para dominá-los, mudar a percepção da mente quanto ao perigo que representam.
É o método mais indicado para os que buscam e precisam de uma reconciliação consigo mesmo para prosseguir a vida com o mínimo de qualidade de vida.
A diferença principal entre a hipnose tradicional e a ericksoniana se concentra na abordagem. A hipnose tradicional recorre a sugestões diretas, usa de linguagem imperativa para anunciar comandos ao paciente com consciência alterada. Por exemplo, “Faça aquilo”, “Diga isso”.
Já a hipnose ericksoniana segue o caminho das sugestões indiretas para acessar o inconsciente do indivíduo. Metáforas e histórias são comuns no processo e elas exercem o papel de buscar a participação do paciente, o fazendo ser cocriador, mas sempre respeitando as suas necessidades individuais.
Por meio das histórias, o especialista acaba conhecendo mais a respeito do indivíduo, de seus sistemas de valores, suas crenças, medos etc. Informações úteis e indispensáveis para ajudá-lo a se conduzir ao encontro de seu inconsciente.
©2021, Almaz Digital . Todos os direitos reservados.