Agende sua sessão inicial hoje mesmo: (11) 98706-5121

preencha o formulário para marcar sua primeira sessão

O que é PNL?

PNL é a sigla de Programação Neurolinguística e pela definição de um dos seus criadores, Richard Bandler, é um processo educacional de como usar o nosso cérebro da melhor maneira.

Se trata do estudo dos processos mentais, de como nosso cérebro capta, filtra e organiza informações e reage aos estímulos externos relacionados a essas informações.

A partir desse estudo, tenta entender os comportamentos, o que leva a determinadas ações individuais.

Como o PNL pode te ajudar?

O objetivo da PNL não se concentra apenas em entender processos mentais. A busca desse conhecimento tem como meta final apreender como reprogramar padrões de pensamento.

Ao aprender como funcionam os padrões de pensamento, os estudiosos da área se concentraram a desenvolver técnicas para alterar esses processos mentais ao que consideram mais conveniente aos seus objetivos.

Imagine, por exemplo, que uma pessoa teve um evento traumático na infância relacionado a um cachorro. Foi mordida e desde então sempre que avista um sua mente desperta um sentido de alerta, entra em estado de emergência e chega a repercutir fisicamente. A frequência cardíaca se eleva, o corpo fica trêmulo, sua, tem um ataque de pânico.

Isso ocorre porque a mente processou essa informação, o cachorro, como uma ameaça a se evitar e por isso reage liberando tais estímulos. O trabalho de PNL atua no sentido de alterar esse padrão de pensamento de modo a não despertar reação tão violenta e prejudicial.

Seu objetivo passa ser de ressignificar esse evento traumático, fazer a pessoa criar novos hábitos ao se deparar com um elemento relacionado ao trauma.

O PNL é um tratamento eficaz e indicado para:

  • Aliviar dores e alergias;
  • Reduzir traumas e fobias;
  • Melhorar a comunicação;
  • Aumentar a autoestima;
  • Melhorar a performance pessoal, profissional e esportiva.

Entre outros casos.

As técnicas usadas na PNL

Para realizar esse trabalho de mudança de padrão de pensamento, usam-se algumas técnicas dentro da PNL.

Uma das mais conhecidas é a técnica da modelagem, que consiste em copiar, fazer igual, moldar comportamentos aos praticados por pessoas que o cliente admira.

Outra técnica é a da ancoragem, na qual se transmite ao paciente gatilhos (visuais, auditivos ou cinestésicos) para que os use como respostas a determinadas situações. Por exemplo, fazer um exercício de respiração, para se acalmar, antes de entrar em um avião.

Outras técnicas populares são de rapport (comunicação efetiva) e uso de metáforas.

Liberte-se de padrões de pensamentos negativos que abalam sua autoestima e o impedem de crescer no pessoal e no profissional. A prática de PNL é eficaz quando aplicada por profissionais qualificados, certificados e experientes como é o caso de Moshé Bergel, especialista em PNL, constelação familiar, coaching e hipnose terapêutica.

Receba as últimas notícias publicadas

×