Agende sua sessão inicial hoje mesmo: (11) 98706-5121
Constelação familiar é um método de tratamento de conflitos e administrações de sentimentos internos que tem como princípio que todo o conjunto familiar exerce influência na formação do indivíduo. Partido-se deste ponto, seu foco está em tratar não só o indivíduo, mas todos os seus componentes familiares mais próximos.
No entanto, a constelação familiar não é formada apenas pelos integrantes presentes na família. Os dramas e conflitos que geram não têm início necessariamente quando nascem ou se reúnem.
É comum que os conflitos se iniciem antes mesmo do nascimento dos integrantes da família a ser tratada. Essa qualidade de conflito, portanto, constitui um problema transmitido de geração para geração.
A constelação familiar prega que além de haver uma reconciliação, uma interação entre os integrantes familiares do presente, para depurarem suas questões internas, é necessário identificar a origem do problema. É necessário se reconciliar também com o passado familiar.
O pai criador dessa metodologia psicoterapêutica, o alemão Bert Hellinger, concluiu que há uma repetição de comportamentos, mesmo que de forma inconsciente, de geração para geração.
A técnica conhecida como constelação familiar ajuda a resolver problemas familiares, conflitos geracionais, questões mal resolvidas dentro do ambiente doméstico e que trazem muitas dificuldades de relacionamento.
A constelação familiar promove a harmonia de todo o núcleo familiar ao incentivar que cada membro exponha suas dores, neuroses, frustração, raivas, mas de forma saudável e produtiva.
As sessões de constelação familiar são muito parecidas com as de psicodrama. Isto porque usa de dramatização de situações.
Nas sessões de constelação familiar incentiva-se a recriação de cenas que envolvam os sentimentos que cada constelado sente sobre a sua família. Essa recriação pode ser feita tanto por participantes do tratamento como por voluntários.
A constelação familiar não se restringe a atividade em grupo. Pode ser feita também de forma individual. No caso individual usam-se normalmente esculturas de bonecos ou outros objetos mais ao alcance, como pedras, setas, adesivos etc., para que representem diferentes papéis.
©2021, Almaz Digital . Todos os direitos reservados.