A ansiedade generalizada é uma ansiedade e preocupação exagerada com os eventos da vida. É marcada por uma sensação de apreensão, medo, mal-estar, insegurança.
A pessoa vítima desse transtorno sente um grande desconforto por acreditar que algo desconfortável está prestes a ocorrer.
Uma antecipação de possíveis eventos interpretados como ameaça, que deixam nosso corpo e mente despertos, em estado de alerta. Tensão que pode ser tão extremada a ponto de impedir uma ação concreta, causar paralisia.
A pessoa que sofre de ansiedade generalizada costuma se deixar dominar pelos receios despertados. Não consegue manter o foco, se deixar tomar pelo pânico e evita a todo custo a se expor a situação que motiva o seu temor.
Os sintomas da ansiedade generalizada são semelhantes aos da síndrome do pânico, do Transtorno-Obsessivo-Compulsivo (TOC) e de outros tipos de ansiedade.
Os principais sintomas são:
- Dores locais (costa);
- Inquietação ou irritabilidade;
- Hipervigilância;
- Fadiga;
- Suor;
- Tontura;
- Insônia;
- Pesadelos;
- Dificuldade de concentração;
- Pensamentos indesejados;
- Ataque de pânico;
- Sofrimento emocional;
- Preocupação excessiva;
- Ansiedade severa;
- Dor de cabeça;
- Boca seca;
- Falta de ar;
- Palpitações;
- Náusea;
- Tremedeira;
- Repetição de pensamentos.
Se você apresenta alguns desses sintomas, é uma pessoa costumeiramente ansiosa e isso lhe traz dificuldades no dia-a-dia, veja a seguir uma série de dicas e recomendações para controlar sua ansiedade.
Dicas para controlar ansiedade generalizada
Algumas atividades e técnicas são úteis para reduzir todo e qualquer tipo de ansiedade.
Para a ansiedade tida como comum muitas vezes são suficientes para resolver o problema de imediato, mas para as crises mais pesadas, como é o caso da ansiedade generalizada, são bons exercícios complementares a tratamentos e ingestão de medicamentos específicos.
Veja as principais dicas.
Freie o estresse
O estresse contribui para o quadro de ansiedade. O cansaço físico e mental aumenta a expectativa para encontrar a solução ou chegada do momento para pôr fim a situação desagradável.
Reduzindo a carga de estresse diário, irá se reduzir também a carga de ansiedade. Para os que têm uma rotina muita agitada ou temperamento explosivo, recomenda-se passar por sessões de acupuntura e meditação.
Pratique atividades físicas
Uma ótima forma de reduzir a ansiedade generalizada é a prática de exercícios físicos. As atividades físicas aumentam a sensação de prazer, isto porque ajudam a aumenta a produção de serotonina, substância responsável por nos proporcionar mais qualidade de vida e bem estar.
As atividades físicas não precisam ser muito estafantes ou complexas. Apenas uma caminhada diária de meia hora já é o suficiente para ajudar a reduzir a ansiedade generalizada.
A caminhada, aliás, pode ser útil para trabalhar não só o corpo como a mente.
Controle a respiração
O controle da respiração é um ótimo aliado para reduzir ansiedade generalizada, manter a calma, recuperar o equilíbrio. A respiração serve como um guia. Quando ela é interrompida ou acelerada é sinal de que algo não vai bem, emoções fortes vem por aí.
Para recuperar o ritmo e consequentemente o controle da situação a dica é compassar a respiração e inspirar lentamente pelo nariz, mas com a boca fechada. Quando for inspirar, deixe o abdômen expandir para estufar a barriga e não o peito.
Depois, expire lentamente para o ar sair pela boca.
É válido também recorrer a técnicas de relaxamento. Combinar tais técnicas com a da respiração certamente causa efeito imediato, reduzirá taquicardia, tremor e respiração ofegante.
Hora do chá
É uma máxima antiga que o melhor remédio para tratar de grandes emoções é tomar chá, pois chá acalma.
Essa crença tem fundamento, porque de fato as plantas usadas para chá têm propriedades sedativas que ajudam a dormir e a controlar sensações como a ansiedade generalizada.
Algumas das plantas mais usadas para causar efeito calmante:
- Camomila;
- Valeriana;
- Passiflora;
- Melissa.
Xô pensamentos negativos
Quando se entra em uma crise de ansiedade generalizada de longo período, uma dica para interromper o mal estar é interromper o ciclo de pensamentos negativos e catastróficos.
Eles alimentam a crise, adicionam novos temores continuamente. Substitua-os por outros pensamentos, qualquer um que desperte sensações agradáveis.
Foco no presente
Outra recomendação importante para conter a ansiedade é manter o foco no presente. Pensamento transitando entre passado e futuro sem direção é abrir oportunidade para pensamentos indesejáveis que levam a ansiedade.
A mente no presente aumenta sua capacidade de julgamento, análise e ação. Foco no que é razoável e produtivo certamente facilita para controlar a ansiedade.
Procure um especialista
Por não se tratar de um problema físico, mas psicológico, provavelmente emocional, os profissionais mais indicados são um psicólogo e um hipnoterapeuta.
Frequente as sessões
Nas sessões de tratamento os profissionais vão ouvir o seu problema para dimensioná-lo e identificar as origens do transtorno. A depender da gravidade, pode-se receitar medicamentos que ajudem a aliviar os sintomas.
Nas sessões também são aplicados exercícios mentais para munir o paciente de melhores recursos para lidar com a crise de ansiedade e eliminar o transtorno.
Escolha o método
A diferença entre um psicólogo e um hipnoterapeuta está no método e não no objetivo. O objetivo é o mesmo e até o caminho trilhado para se chegar o objetivo é o mesmo, o que muda são as estratégias e ferramentas.
Um psicólogo irá se valer fundamentalmente do diálogo para acessar o subconsciente do paciente. A maioria dos transtornos emocionais se deve a experiências passadas mal digeridas e que ainda repercutem no presente.
O trabalho desses profissionais é fazer uma investigação mental profunda para identificar esses episódios traumáticos e ressignificá-los para que deixem de causar problemas.
O psicólogo necessita que o paciente fale sobre o seu passado para que possa anotar as partes mais relevantes quanto ao desconforto relatado e interpretar, com base em seu conhecimento, como afetam a saúde mental do analisado.
Dessa forma consegue acessar o seu subconsciente.
Já o hipnoterapeuta usa de métodos hipnóticos para alcançar essa zona mental. Induz o paciente a um estado de transe.
Esse método tem a vantagem de proporcionar resultados mais rápido, pois a pessoa nesse estado é um livro aberto. Ela responde sem análise prévia as perguntas que lhe são feitas, revelando sem receios os seus principais traumas e medos.
Isso reduz muito o tempo de sessões e as sessões, pois o tratamento não fica tão dependente da disposição e desinibição do indivíduo em se abrir.
Resultados mais rápidos também evitam a necessidade de receituário de medicamentos fortes que oferecem o risco de dependência química a longo prazo.
Para saber mais sobre a hipnoterapia, sobre sua prática no Brasil, seu reconhecimento por órgãos de saúde e para tirar outras dúvidas, entre em contato com Moshé Bergel.
Gostou deste conteúdo sobre dicas e caminhos para controlar a ansiedade generalizada? Então curta, compartilhe. Seu apoio faz a diferença!