Agende sua sessão inicial hoje mesmo: (11) 98706-5121

3 dicas para ensinar o seu filho a como lidar com frustrações

hipnose para bruxismo

Um aprendizado importante para qualquer criança é como lidar com frustrações.

Estudos comprovam que crianças que crescem sem limites, têm seus desejos sempre atendidos e não recebem restrições significativas para inibir seus impulsos mais nocivos, acabam se tornando adultos problemáticos.

Aliás, não é necessário nem esperar a chegada da vida adulta para se constatar um comportamento prejudicial às relações sociais e profissionais.

Um estudo patrocinado pela Universidade de Minnesota, nos EUA, avaliou 442 crianças com 2 anos.

A pesquisa revelou que as crianças com mães controladoras, que intervém para evitar a todo custo que os filhos lidassem com alguma frustração, demonstraram sinais de ansiedade, insegurança, depressão ou solidão já aos 5 e 10 anos.

Essas crianças tiveram menos capacidade para controlar seus impulsos e emoções.

Há também uma clara relação entre o desconhecimento de como lidar com frustrações na infância e um comportamento agressivo na vida adulta.

Ou seja, o que os pais pensam como proteção, na verdade, é uma contribuição para a formação de um indivíduo emocionalmente instável.

Instabilidade que certamente proporcionará dificuldades nos principais aspectos da vida: relações sociais, vida acadêmica e profissional.

Sinais de que seu filho não sabe como lidar com frustrações

Se o seu filho apresentar com frequência mais de um dos comportamentos que listarei abaixo, você precisa ligar o alerta.

Ele não está sabendo como lidar com frustrações e se algo não mudar na sua rotina, provavelmente sua juventude será turbulenta, não só para si mesmo, mas para todos que estiverem ao seu redor, e a vida adulta também não promete dias tranquilos.

Impaciência e impulsividade

Ao tentar explicar algo para o seu filho, ele fica inquieto, interrompe a sua fala, desiste de prestar atenção? Recebe queixas dos professores que ele não consegue ficar quieto e se concentrar?

Para aplacar sua ansiedade age por impulso, grita, chora ou se refugia em algo que lhe dê prazer instantâneo, mesmo não medindo as consequências do excesso, como doces e jogos?

Impaciência e impulsividade são características de crianças que não estão habituadas a lidar com frustrações.

Exigentes

Outro comportamento típico de crianças que não sabem como lidar com frustrações é um alto grau de exigência. São do estilo imediatista, tudo para agora, para ontem, e se não são atendidas ficam irritadiças e apelam para o choro.

Dificuldade para controlar as emoções

Uma característica típica e marcante de pessoas desabituadas a lidar com contrariedades é a inabilidade de gerenciamento de suas próprias emoções.

Pessoas com esse perfil não conseguem conter seus impulsos e acabam agindo sem considerar as consequências de suas atitudes.

3 dicas de ouro para ensinar o seu filho a como lidar com frustrações

A melhor maneira para ensinar um adulto a lidar com suas frustrações é lhe ensinando quando criança.

Prevenção é sempre a melhor opção.

Essas dicas valem para crianças de todas as idades, mas claro que quanto mais cedo você aplicar essas lições que detalho a seguir, mais simples e natural será o aprendizado do infante para lidar com frustrações.

Como especialista em Programação Neurolinguística (PNL), com anos de experiência prática em consultório partícula, afirmo que se você seguir essas 3 dicas, conseguirá efeito renovador no comportamento de seu filho.

Veja as dicas a seguir.

Mude as suas crenças

Parece algo difícil dito assim, “mudar crenças”. Não é algo que se vê todo dia e nunca é um processo simples. Mas a infância é o melhor período para fazer uma pessoa mudar de crenças, pois elas ainda não estão tão arraigadas em seu íntimo e a crença que você terá que mudar de seu filho é mais simples de demonstrar o quanto é equivocada.

A crença de que seu filho merece tudo o que deseja apenas e tão somente por desejar.

É óbvio, mas para crianças acostumadas a ter fácil tudo o que deseja essa percepção não é tão evidente.

Ela precisa desenvolver a consciência de que para obter algo precisa fazer por merecer e não acreditar que o que deseja deve ter o “privilégio” de merecer o seu desejo.

Mas não cabe a criança desenvolver isso sozinha. Ela precisa do exemplo e do apoio dos pais.

Se o seu filho já apresenta sinais de ter essa visão errônea sobre como a vida funciona, uma dica para começar a despertar nele outra percepção da realidade é apresentar contraexemplos. Exemplos inversos.

Mostre para ele casos de pessoas que tem algo de muito valor (não necessariamente no sentido monetário), mas que tiveram que trabalhar para obter essa conquista.

Deixe claro que sem o esforço, ela jamais conseguiria obter essa conquista.

Trace um plano de custo

Para o seu filho aprender a como lidar com frustrações é fundamental mudar o padrão de comportamento.

O dele e o seu.

Se ele está acostumado a ter tudo o que quer, você alimenta esse comportamento.

Para mudar esse cenário, trace um plano de custo. Escolha algo que tenha um significado importante para o seu filho e que ele receba sempre sem esforço. Determine que para ele receber precisará se esforçar de alguma forma. Fazer uma atividade.

Porém, comece com algo pequeno (não estou sugerindo trabalho infantil, pelo amor de Deus).

Esteja ao lado dele durante todo o processo — e mantenha a calma!

Ele vai ficar frustrado, irritado, dar chilique, chorar… Mas isso é esperado, pois se trata de uma criança que não sabe como lidar com frustrações.

Porém, você deve estar do lado dele o tempo todo e sem perder a calma. É importante que você mantenha a postura para mostrar não haver nada que ele faça que vá mudar a sua decisão.

Você pode até pensar “o melhor é bater para intimidar”, mas essa postura no longo prazo é pouco eficiente.

Porque o comportamento do seu filho já se tornou um vício, um hábito e se toda vez que ele se alterar você tiver que usar a força, você vai se desgastar e passará a ceder por não querer mais se desgastar.

A melhor estratégia é se manter calma e esperar a insatisfação dele se encerrar, porque uma hora ela vai acabar. A energia de qualquer um tem limite.

Ao esgotar suas forças e perceber que você se mantém inflexível e quase alheia ao seu comportamento, ele perceberá que não terá alternativa e faz parte da vida lidar com frustrações. As coisas não se alteram apenas porque ele quer e terá que aprender a lidar com isso.

Assista ao vídeo!

No vídeo abaixo eu dou mais detalhes dessas dicas e da utilidade delas para ensinar o seu filho a como lidar com frustrações.

Link vídeo: https://youtu.be/k50ZSkNycQU

Confira!

Gostou deste conteúdo sobre como lidar com frustrações? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença!

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais

Publicações mais recentes

Receba as últimas notícias publicadas

×