Agende sua sessão inicial hoje mesmo: (11) 98706-5121

3 Fatores que Alimentam a Ansiedade!

clinica de hipnoterapia em são paulo

Ansiedade. O Brasil é o país mais ansioso do mundo. Isso não é uma hipérbole, uma frase sensacionalista para causar impacto. É um fato verificável por estatística.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostravam que antes da pandemia, em 2019, o Brasil somava quase 19 milhões de pessoas com ansiedade e depressão.

Durante a pandemia, um novo levantamento, incluindo 16 países, intitulado “Tracking the Coronavirus”, colocou o país novamente na dianteira.

Ou seja, somos um país de ansiosos, temos dificuldade para lidar com nossas angústias, a controlar os fatores que alimentam a ansiedade.

Quais são esses fatores?

Saber identificar os principais fatores que alimentam a ansiedade e aprender como evitá-los certamente será de grande ajuda em um país que vive um problema crônico relacionado a esse transtorno mental.

Se você acredita que faz parte desse grupo, não consegue controlar a ansiedade e gostaria de aprender uma estratégia para lidar com esse problema de maneira mais saudável, confira as dicas dos próximos tópicos.

Explicarei quais são os 3 principais fatores que alimentam a ansiedade, como lidar com cada um deles e apontarei um tratamento eficaz para os casos mais graves.

Prossiga na leitura!

Quais são os principais fatores que alimentam a ansiedade?

clinica de hipnoterapia em são paulo

Controle, fuga, aceitação. São métodos distintos para tentar conter o mesmo transtorno, mas nenhum deles é realmente eficaz para lidar com o problema.

Pelo contrário.

São fatores que alimentam a ansiedade.

Abaixo, detalharei cada um deles e explicarei quais são as melhores estratégias.

1.Tentar controlar sua ansiedade

Esse é um dos fatores que alimentam a ansiedade.

A tentativa de controlá-la a todo custo é a reação imediata ao começar a sentir seus efeitos. As sensações que a ansiedade provoca são muito incômodas e o comportamento natural ante sensações que não nos faz bem é tentar cessá-las de imediato.

Porém, quando o assunto se trata de ansiedade, essa não é uma boa decisão. Pelo seguinte motivo:

Ao tentar controlar a sua ansiedade você irá concentrar toda a sua atenção nela. A preocupação em não ficar ansioso apenas deixará os pensamentos, as situações, as causas que provocam o mal-estar em evidência e desse modo ele se manterá forte e presente.

Portanto, a melhor estratégia seria ignorar a ansiedade? Sim, mas não basta tentar não prestar atenção nos seus receios, nos efeitos que provocam no seu corpo.

Certamente você já deve ter tentado ignorar a sua ansiedade e não ter conseguido devido aos pensamentos intrusivos e insistentes.

Mas ignorar é apenas uma parte do processo de tentar controlar o problema. Você precisa também focar no ambiente ao seu redor, nas pessoas e objetos que estão próximo de você, nas suas tarefas, atividades que tiver exercendo.

Ou seja, para ignorar a ansiedade, você deve desviar o seu foco, manter sua mente ocupada com o que estiver próximo.

Mais porque se concentrar no ambiente do entorno? Porque ele te dará de maneira mais rápida elementos que consigam atrair sua atenção e lhe fornecer detalhes, seja pelo contato visual ou físico.

2.Evitar situações que geram ansiedade

Quando se percebe que tentar controlar a ansiedade não gera os resultados esperados, o procedimento costumeiro a se adotar a seguir é o de fuga.

A pessoa começa evitar situações que provocam ansiedade, todas as situações que despertam gatilhos.

Postura que surte de fato efeito perceptível imediato, causa alívio, por isso costuma dar esperança ao indivíduo, que logo passa a acreditar que está no caminho certo.

Mas essa percepção é ilusória. A fuga, na verdade, gera um alívio de duração efêmera, momentânea.

A longo prazo, a ansiedade tende apenas a aumentar. Por mais que você consiga evitar as situações que provocam as sensações de angústia, será inevitável se deparar com elas, mesmo incidentalmente, em algum momento no transcorrer de sua vida.

Quando isso ocorrer, a ansiedade virá mais forte, pois o tempo sem enfrentar a situação incômoda aumentará sua sensibilidade.

Deste modo, a estratégia mais eficaz para não alimentar a ansiedade é seguir pelo caminho oposto. Em vez de evitar as situações estressantes, se permitir enfrentá-las quando há oportunidade.

O enfrentamento nos permite a chance de aprender a lidar com o transtorno e entender que a situação não é tão perigosa. O enfrentamento permite a descoberta de que conseguimos lidar bem com a situação.

Percepção fundamental para aumentar a nossa confiança.

3.Aceitar pensamentos ansiosos

Uma dificuldade dos ansiosos diz respeito à aceitação dos pensamentos que provocam insegurança. Como ficam muito tempo prestando atenção nesses pensamentos, a tendência é acabar por aceitá-los pelo cansaço.

Ou seja, aceitá-los de que são uma verdade, o cenário provável a ocorrer e por isso justificam o estado de nervos.

No entanto, pensamentos não são fatos. São ideias, impressões, sensações que passam pela nossa cabeça que podem ter ou não conexão com a realidade.

Portanto, não deixe os pensamentos ansiosos alimentar a ansiedade. Eles não representam necessariamente a realidade. A maioria, na verdade, não passam de mera ficção, especulações que cultivamos na cabeça.

Tratamento para a ansiedade

clinica de hipnoterapia em são paulo
ansiedade

Esse é um problema que não pode ser ignorado.

Ansiedade é uma sensação natural que todos estamos sujeitos. No entanto, quando extremado, afeta drasticamente a qualidade de vida.

O indivíduo começa a desenvolver fobias, medos irracionais para frequentar determinados lugares ou interagir com determinadas pessoas. Tende a se tornar mais recluso, isolado e favorecer quadros de depressão.

Um tratamento eficaz para quem sofre de ansiedade intensa é a hipnoterapia.

É um tratamento que usa a técnica de hipnose como recurso terapêutico. É reconhecida por autoridades médicas no Brasil e em vários países pelo mundo.

Sua abordagem consiste em acessar o subconsciente do paciente para identificar, em suas memórias, eventos chaves responsáveis pelo eclodir do transtorno mental ainda a repercutir no presente.

Após identificado, o hipnoterapeuta inicia uma série de exercícios mentais para ajudar o paciente a lidar com essas lembranças traumáticas e ressignificá-las.

Para mais informações sobre o tratamento e para agendar uma consulta.

Gostou deste conteúdo sobre 3 fatores que alimentam a ansiedade? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença!

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais

Publicações mais recentes

Receba as últimas notícias publicadas

×