Quais doenças a hipnose clínica e terapêutica pode tratar? Várias, mas para não estender demais este artigo, listo 5 das mais recorrentes em meu consultório.
Contudo, será útil tirar dúvidas sobre questões que surgem com frequência quando o assunto é hipnose clínica e terapêutica.
Por exemplo, hipnoterapia é ciência? Como ela atua para tratar de doenças psicológicas? Há riscos?
Se você também tem essas dúvidas, não deixe de conferir os próximos tópicos para entender como a hipnose clínica e terapêutica pode ser útil para resolver bloqueios internos. Acompanhe!
Ciência ou misticismo?
Muito dos questionamentos e receios que a hipnose clínica e terapêutica desperta se devem ao mau uso da técnica de hipnose no passado.
Por muito tempo, a técnica chamou atenção ao ser usada para fins de entretenimento em circo, teatro ou mesmo em apresentações de rua.
A ficção com o seu exagero habitual também ajudou associar a prática a efeitos mágicos, instantâneos e perigosos.
Mas o fato é que a hipnose desde o seu princípio foi pensada para fins terapêuticos, auxiliar profissionais da saúde a entender fenômenos mentais e encontrar caminhos para o processo de cura.
Mas como a hipnose clínica e terapêutica se mostra útil para auxiliar, por exemplo, psicólogos a compreender os transtornos internos pelos quais seus pacientes passam?
Ao estimular os indivíduos a entrarem em um estado de hiperconcentração para acessar a região cerebral responsável por armazenar as memórias mais primitivas e reprimidas: o subconsciente.
Ao ajudar o paciente a ser induzido por suas memórias, ao viajar no tempo, ao passado, a hipnose clínica e terapêutica facilita a identificação de eventos chaves responsáveis pelos traumas vivenciados no presente.
Ao identificá-los, o profissional passa a aplicar exercícios mentais para auxiliar o indivíduo a ressignificar os eventos vividos e anular os efeitos negativos dos traumas.
Estudos científicos já avaliaram a capacidade de indução da hipnose clínica e terapêutica e de seus supostos efeitos benéficos. E os resultados foram amplamente favoráveis.
Já foi comprovado, por exemplo, que a hipnose é benéfica para tratar de depressão, dependência química, insônia e muitas outras patologias.
Ela é reconhecida por órgão de saúde do mundo inteiro, inclusive no Brasil. Os conselhos federais de medicina e psicologia aprovam e recomendam a hipnose clínica e terapêutica como alternativa de tratamento a psicoterapia.
Há riscos na hipnose clínica e terapêutica?
Uma dúvida que respondo com frequência nas minhas abordagens com pessoas que estão se decidindo a se tratarem via hipnose clínica: perde-se a consciência durante as sessões? O paciente fica sozinho comigo?
Elas têm na cabeça, e talvez seja o seu caso também, imagens cristalizadas no senso comum sobre hipnose propagadas pela referida hipnose voltada para o entretenimento.
Não, o paciente não perde a consciência. O tempo todo ele fica ciente do que faz, com quem está e de onde está. Ocorre que fica apenas alheio ao que acontece no seu entorno.
Ele concentra-se em uma atividade, que é a de focar no seu subconsciente, nas suas memórias internas, e com isso fica menos propenso a se distrair com eventos do entorno.
Ele também não se submete a comandos esquisitos por parte do hipnotizador e nem corre risco de sofrer regressões mentais que afetem a normalidade de seus padrões cognitivos.
Caso a sessão seja interrompida por algum motivo, o hipnoterapeuta abandone a sessão, por exemplo, o paciente não fica “hibernando”, dependendo da boa vontade do hipnotizador em retornar e retirá-lo do transe.
Ela acaba dormindo e despertando normalmente, sem prejuízo de suas faculdades mentais.
Claro, o recomendável é você recorrer a profissionais qualificados e experientes em aplicar o método hipnótico, pois é garantia que o tratamento renderá resultados positivos para a sua recuperação.
Top 5 doenças que podem ser tratadas com hipnose clínica e terapêutica
Ansiedade e depressão
Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que 5,8% da população brasileira sofre de depressão. Número superior ao da média mundial (4,4%). Esse transtorno se caracteriza por causar tristeza e apatia profundas.
Uma pessoa com depressão é instável emocionalmente, com dias bons e ruins. Sente extrema falta de ânimo, infelicidade e capacidade para exercer qualquer atividade.
Já a ansiedade é um problema que todos estão sujeitos, sendo impossível não vivenciá-la durante a vida em determinadas ocasiões. Porém, quando se torna intensa e excessiva pode evoluir para um transtorno de ansiedade generalizada.
A hipnose clínica e terapêutica é eficaz para lidar com esses transtornos ao ajudar o indivíduo a identificar os eventos traumáticos que estão a prejudica-lo e a reinterpretá-los para encerrar suas aflições.
Traumas psicológicos
Memórias são impossíveis de serem apagadas. A ciência já comprovou isso. Mesmo que a pessoa não se lembre, seu consciente trabalhe para reprimir uma lembrança, ela continua viva em seu subconsciente.
O problema é que ao não se lembrar das más lembranças, não deixamos de sentir os sentimentos ruins que carregam, principalmente aos sermos expostos a situações que lembrem, mesmo que vagamente, a situação vivenciada.
A hipnose clínica e terapêutica ajuda a resolver esse problema ao resgatar essas lembranças e depurá-las com o paciente para neutralizar toda a carga negativa que encerram.
Obesidade
Mais da metade da população brasileira está acima do peso e a tendência é esse número crescer ainda mais!
Como a hipnose clínica e terapêutica pode ajudar com a lidar com a obesidade? Respondendo essas perguntas: porque você não consegue manter uma alimentação regrada e saudável? Porque não consegue fazer exercícios físicos? Quais gatilhos são despertos ao tentar fazer essas atividades e como neutralizá-los?
Todas as respostas estão na sua mente e a hipnoterapia é o melhor caminho para desenterrá-las.
Vícios
Você fuma, bebe, joga mais do que gostaria, por impulsão? Você tem um vício e a hipnose clínica e terapêutica atua diretamente nos gatilhos mentais que mantém esse comportamento nocivo e ainda trabalha para reduzir os impactos da crise de abstinência.
Para saber de outras doenças que a hipnose clínica e terapêutica pode tratar pode clicar no link ou entrar em contato comigo.
Sou hipnoterapeuta formado na escola de hipnose mais antiga do mundo e pelo método Ericksoniano. Trabalho em consultório próprio há 3 anos e já ajudei centenas de pessoas a se livrarem de seus bloqueios internos.
Recupera a sua saúde mental, a sua qualidade de vida. Eu posso te ajudar. Irá se surpreender como em poucas sessões sua confiança estará fortalecida.