Agende sua sessão inicial hoje mesmo: (11) 98706-5121

5 Erros que os pais cometem que afastam seus filhos adolescentes.

A fase dos filhos adolescentes costuma ser desafiante para muitos pais por ser um período de transformação.

Os filhos se encaminham para a fase adulta e sentem necessidade de mudanças, de fazer escolhas, impor sua vontade, viver conforme seus gostos e preferências. São acometidos pelo espírito irrefreável de liberdade e isso é assustador para a maioria dos pais.

Essa fase representa uma quebra de padrão, o fim de uma rotina que se habituaram e onde se sentem confortáveis. Toda mudança gera incômodo e saber administrar esse desconforto é uma virtude que infelizmente não está ao alcance de todos.

Conflito de gerações

Complica ainda o fato de normalmente a adolescência dos filhos despontar em momento diametralmente oposto ao vivenciado pelos pais.

Quando os filhos adolescentes começam a experimentar a época mais vibrante e intensa da vida, os pais estão entrando em fase descendente, envelhecendo, optando mais em poupar energia do que gastá-la.

Condição que potencializa um choque de gerações.

De um lado, pais menos dispostos a se adaptar uma nova rotina, do outro, jovens transbordando energia querendo transformar não só suas vidas, mas o mundo.

Quando as expectativas dos filhos adolescentes estão alinhadas aos planos dos pais, o processo de condução do relacionamento é menos tortuoso. No entanto, quando há um desencontro de propósitos, a relação tende a ser mais complicada.

Os atritos em algum momento são inevitáveis e a reação dos responsáveis pode ser determinante para a aproximação ou distanciamento dos filhos adolescentes.

O afastamento dos filhos na adolescência é um risco

O distanciamento nessa fase da vida dos filhos é um tremendo risco, pois eles podem ficar mais sujeitos a influências negativas e mais vulneráveis emocionalmente, o que pode levar a ações precipitadas.

Se você quer evitar essa situação ou tenta entender onde errou na relação, listo a seguir os 5 principais erros que pais cometem ao lidar com filhos adolescentes.

Os 5 erros que pais cometem que afastam seus filhos adolescentes

Incompreensão, indiferença, falta de controle, exageros…

São muitos os erros que os pais podem cometer que afastam os filhos adolescentes. Mas é normal que isso ocorra, pois não somos perfeitos e na relação diária com outras pessoas fatalmente haverá dias que teremos mais dificuldades para lidar com determinadas questões do que outras.

Errar não é o problema, no entanto, como diz a velha máxima: o problema é persistir no erro.

Quando somos tomados por convicções, por crenças equivocadas acabamos ficando cegos para enxergar o que está na nossa frente. Isso sem dúvida é o pior cenário e leva a grandes conflitos que tendem a deixar marcas profundas.

Erro n.º 1: não entender que os filhos cresceram

É natural sermos apegados a nossos filhos e não querer se afastar deles. Mas entenda: chegará um momento que eles vão querer se afastar voluntariamente de você, porque precisam testar sua independência, experimentar coisas novas que não são possíveis junto aos pais.

O afastamento não significa desapego, mas uma necessidade que uma vez não satisfeita pode se voltar contra os genitores.

Dê liberdade, controlada, aos filhos adolescentes. Entendam que eles precisam construir a própria identidade e essa é uma experiência necessariamente individual.

Erro nº 2: Minimizar as descobertas

Outro erro comum dos pais em relação aos filhos adolescentes é menosprezar suas descobertas.

Essa conduta deriva-se da consciência de conhecer muito das experiências que os filhos estão vivenciando por também ter vivido a fase de adolescência.

Essa percepção faz alguns pais tentar impor suas opiniões a respeito dessas vivências, seja para proteger os filhos de decepções, seja para evitar possíveis dificuldades.

Isso é um erro porque cada pessoa é única e pode reagir de modo diferente a determinadas situações.

Também é necessário ponderar que os jovens precisam viver experiências, pois mais frustrantes que sejam, para poder amadurecer.

Erro n.º 3: não saber manter o controle

A ansiedade pela fase adulta tem o efeito de fazer os filhos adolescentes tentarem antecipar condutas que ainda não lhe são cabíveis. Por exemplo: não querer dar satisfação sobre o que fazem e para onde se dirigem.

Os pais tendem a reagir a esses impulsos coercitivamente para demonstrar autoridade. Porém, isso é um erro.

Não o de tentar manter sua autoridade, mas de tentar impô-la desrespeitando completamente o filho, seja física ou verbalmente, tratá-lo como uma criança quando, na verdade, está prestes a se tornar um adulto.

Os filhos adolescentes tendem a responder essa atitude na mesma moeda e se fecharem para com os pais. Imponha sua autoridade dando espaço para o filho se abrir sem que se sinta com medo ou julgado.

Quebre o clima de tensão com bom-humor.

Erro n.º 4: cobrar excessivamente

Você não gosta de ser cobrado excessivamente. O seu filho também não gosta, porque ninguém gosta.

Claro que você quer que seu filho estude, trabalhe, construa um futuro decente e realizador, porém fazê-lo lembrar disso a todo momento terá o efeito de deixá-lo pressionado e desgostoso com tal rotina.

A melhor forma para encontrar um equilíbrio é intercalar a cobrança com carinho, diálogo e descontração.

Erro n.º 5: demonstrar falta de confiança

Alguns pais acreditam que estão apenas zelando pela segurança dos filhos adolescentes quando ficam a vigiá-los o tempo todo, mas esse comportamento, na verdade, demonstra falta de confiança.

Se os adolescentes perceberem isso, a tendência é que concluam que não faz diferença se fizerem algo certo ou errado, pois os pais sempre desconfiarão. Por isso, podem adotar uma postura de indiferença quanto a consequência de seus atos.

Dificuldades com os filhos adolescentes? A constelação familiar pode te ajudar!

Constelação familiar é um tratamento que visa ajudar os componentes de um grupo familiar a administrar sentimentos e conflitos gerados pela relação cotidiana.

O tratamento parte do princípio que todo conjunto familiar exerce influência na formação do indivíduo, por isso, para tratar questões internas de um indivíduo, é preciso tratar todos os familiares mais próximos.

As sessões de constelação familiar são parecidas com as de psicodrama por recorrer a recriações de cenas que envolvam os sentimentos que cada constelado sente sobre sua família. Uma espécie de dramatização.

As sessões podem ser feitas tanto em grupo como individualmente.

Ficou interessado? Gostaria de tentar salvar a relação com seus filhos adolescentes? Entre em contato. Sou hipnoterapeuta de formação e especializado em aplicação de constelação familiar. Atuo em clínica própria e receberei você e sua família com o maior prazer.

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais

Publicações mais recentes

Receba as últimas notícias publicadas

×