Ajude seu filho a lidar com conflitos de forma positiva

Ajude seu filho a lidar com conflitos de forma positiva

De uma maneira geral, os conflitos são desafiantes. Quando se trata da adolescência, eles são ainda mais complexos. Nesta fase, seu filho está passando por muitas mudanças em seu corpo e sua mente. O conflito simplesmente adiciona outra camada complexa a um momento na vida em que tudo parece estar mais agitado, confuso e difícil de lidar.

Ao apoiar seu filho em um momento de conflito, você funciona como uma voz estabilizadora, um porto seguro em sua vida. Neste texto, vamos mostrar como você pode assumir esse papel em sua vida, ajudando-o a lidar com conflitos de forma mais assertiva e a superar os momentos difíceis, encontrando um caminho melhor na vida.

Ficou interessado? Então, continue esta leitura!

Como ajudar seu filho a lidar com conflitos de forma positiva

Veja como driblar as dificuldade comuns na adolescência e a ser uma âncora, um porto em que o seu filho possa descansar e encontrar respostas.

Aprenda com seus erros

Todos podemos aprender com nossos erros. Isso significa que podemos explorar e encontrar uma lição tangível e, em seguida, avançar enquanto pudermos evitar as mesmas armadilhas no futuro.

Use o conflito para aprender sobre si mesmo

Quando houver conflitos, haverá uma oportunidade rara de olhar para dentro e aprender sobre si mesmo. Há muitas lições que você pode encontrar se estiver determinado a aprender, e isso é importante para os adolescentes realizarem.

Talvez seu filho adolescente tenha consciência de que ele (ou ela) não luta de maneira justa, ou que ele mantém seus sentimentos até que exploda de forma dramática. Ou talvez ele encontre algo positivo, como sua força quando forçado a ficar sozinho em um problema.

Use o conflito para aprender sobre outros

Conflito é uma ótima maneira de aprender sobre os outros. Seu adolescente pode aprender sobre quais tipos de amigos, familiares e outros indivíduos estão em suas vidas com base em como os conflitos surgem e se desenrolam.

Ensine-0 a decifrar se a outra parte ainda é solidária durante o conflito ou se elas estão usando isso como uma oportunidade para afastá-lo. A outra parte é justa e honesta, ou irritada e enganosa? O conflito irá revelar tudo.

Use o conflito como um trampolim para novas oportunidades

Diz-se que, a menos que nos tornemos desconfortáveis ​​onde estamos, nunca temos o motivo necessário para fazer mudanças. O conflito às vezes pode fazer com que seu filho adolescente queira ir além do local onde está no momento.

Talvez estar em constante conflito com o chefe fará com que saia do local de trabalho atual e comece a ir na direção do  trabalho de seus sonhos. Talvez o conflito com o namorado atual provará à sua filha que ela merece o melhor em um parceiro, e irá levá-la a romper e seguir em frente.

Seja um suporte emocional constante

Em momentos de conflito, seu filho adolescente precisará de seu amor e apoio incondicionais. Seja um modelo importante e um professor de como lidar com encontros negativos. Acima de tudo, permita que ele saiba que você sempre estará lá para eles.

Invista um tempo de qualidade com seu adolescente e ajude-o a tirar o foco mental dos seus problemas. Saiba quando discutir e quando sugerir uma interrupção em prol da saúde mental de ambos.

O conflito será difícil para o seu filho, porque o conflito é difícil para todos. Você será — e precisa ser — um dos principais apoios orientadores para o seu filho. Use esta oportunidade para ensinar seus filhos sobre crescimento, amizade e auto cuidado. Com certeza eles manterão essas lições para toda a vida.

Você sabia que a Programação Neolinguística e Constelação Familiar na Educação Infantil, pode te ajudar no controle da rebeldia, melhorar no desempenho escolar, diminuir a timidez e superar traumas? Clique aqui para saber mais.

Gostou deste post? Quer saber mais sobre como ajudar seu filho a passar por essa fase difícil? Entre em contato hoje mesmo e agende uma sessão experimental gratuita. Com certeza tenho ótimas orientações nesse sentido!


Moshé Bergel é formado em coaching pela International Coach Federation (ICF). Treina indivíduos e equipes, na sua maioria pessoas que querem obter sucesso na carreira e ter uma vida feliz. Seus serviços estão cheios de recursos e ele quer ajudá-lo a alcançar seus objetivos de negócios e de vida. Saiba mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *