As 7 curas para a procrastinação

As 7 curas para a procrastinação

Procrastinação é um fenômeno bastante comum entre as pessoas. No entanto, alguns de nós são melhores em lidar com a procrastinação do que outros. Você não está sozinho se for um dos que procrastinam…

As pessoas que fazem as coisas acontecer são mais eficazes em minimizar a procrastinação. Você não tem que continuar sendo um mestre na procrastinação. Pode optar por se tornar um mestre da produtividade!

Fazer as coisas certas nos momentos certos pode ser bastante desafiador. No entanto, a procrastinação tem um preço muito alto. Ela cria um monte de estresse, preocupação e tensão. Mesmo enquanto você está evitando a tarefa, sente-se estressado e ansioso. Você também vai ser muito mais estressado no final, quando o seu prazo aproxima-se ou já passou e as coisas não foram feitas…

Tente estas estratégias incomuns para lidar com a procrastinação:

  1. Ponha sua procrastinação para um bom uso. Considere o que você faz quando decide procrastinar. Certamente faz alguma atividade em vez de realizar a que deveria estar fazendo. Crie uma lista que inclua um par de tarefas factíveis e ao mesmo tempo terríveis, e adicione à sua lista de tarefas. Em seguida, quando pensar em  procrastinar as coisas realmente importantes, pense nas tarefas “terríveis” que terá que  executar se não mudar sua postura.

* Pode parecer bobagem, mas esta técnica é altamente considerada por muitos profissionais de produtividade. Você estará disposto a fazer qualquer tarefa desagradável se for para  evitar algo ainda mais desagradável.

  1. Aceda a um novo local. Vá para a biblioteca, parque ou cafeteria. Você poderia também mover-se para uma área diferente da casa ou encontrar um escritório vago em seu local de trabalho. Uma mudança de cenário pode muitas vezes minimizar a tendência de procrastinar. Parte de seu cérebro associa a procrastinação com seus locais habituais, como sua mesa por exemplo, e uma mudança inesperada pode “confundir” a sua mente quebrando o padrão habitual, dando espaço para mudanças rápidas e surpreendentes.
  1. Use o temporizador e um período de tempo muito curto. Começar é muitas vezes a parte mais desafiadora. É surpreendente como é fácil concluir uma tarefa versus dar o primeiro passo. Defina um temporizador por dois minutos e veja o quanto você pode fazer. Dois minutos é demais? Tente um minuto. Procure definir um período de tempo pequeno o suficiente para que sua mente compreenda que não há nenhum problema em aceitar o desafio. Depois do primeiro pequeno passo, os demais serão surpreendentemente mais fáceis.

* Tenha uma lista de etapas e comece pela primeira. Quando você tem uma lista, não vai desperdiçar qualquer energia mental tentando descobrir o que fazer primeiro. Isto facilitará bastante seus esforços.

  1. Tente trabalhar em um momento incomum. Saia da cama mais cedo e veja o quanto você pode fazer antes do seu despertar normal. Tente ficar acordado até um pouco mais tarde e veja o que acontece. Altere sua rotina e será bem mais fácil engajar-se em novos hábitos.
  1. Concentre-se em melhorar o seu humor. Quando nos sentimos mal tendemos a  procrastinar mais, e o pensamento de realizar a tarefa fazem-nos sentir ainda pior. Procure melhorar seu humor e fazer coisas que costumam te deixar mais animado e energizado. Assim estará aumentando as chances de lidar melhor com a  procrastinação.

* Busque por  pensamentos felizes, coma um lanche saudável, ou ouça uma  música que ilumina o seu humor. Uma vez que você se sentir melhor, comece a sua tarefa sem pensar demais.

  1. Dê dinheiro ao seu amigo. No caso de tarefas que dependam de outros, procure engajá-los através da motivação. No caso de trabalhos remunerados, por exemplo, diga que receberão  o dinheiro assim que terminarem todo o serviço. Eles mudarão  significativamente a dinâmica e certamente vão querer terminar as tarefas o mais rápido possível!
  1. Dê a si mesmo uma grande recompensa. Faça a tarefa tão positiva quanto possível. Em vez de ver a tarefa como dolorosa, transforme-a em uma oportunidade. Prometa-se um dia de folga, uma refeição no seu restaurante favorito, uma massagem ou qualquer outra coisa que tenha um significado suficientemente prazeroso e motivador para você. Você começará a vê-la como desejável e até fácil.

A procrastinação ocorre quando realizar uma tarefa é visto como mais doloroso  do que não executá-la. Procrastinação cria estresse, e pode até colocar seu emprego e relacionamentos em risco. Quando você procrastina muito, em última análise, deixa de viver de acordo com as expectativas razoáveis ??dos outros e, mais importante ainda, de si próprio.

Lide com a procrastinação  e encare-a de frente. Perceba que a mudança é bastante possível e experimente essas estratégias. Comece hoje. Você vai descobrir que pode vencer a procrastinação, fazer as coisas que precisam ser feitas e resgatar o equilíbrio para a sua volta novamente!

Se com essas dicas você ainda tiver dificuldades para lidar com a procrastinação, então, considere fazer coaching para mudança de hábitos.


Moshé Bergel é formado em coaching pela International Coach Federation (ICF). Treina indivíduos e equipes, na sua maioria pessoas que querem obter sucesso na carreira e ter uma vida feliz. Seus serviços estão cheios de recursos e ele quer ajudá-lo a alcançar seus objetivos de negócios e de vida. Saiba mais

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