Autoconsciência: Como ela pode melhorar sua vida?

Autoconsciência: Como ela pode melhorar sua vida?

O que é autoconsciência? O dicionário define autoconsciência como “conhecimento e consciência de sua própria personalidade ou caráter“. Quando você está autoconsciente, tem uma compreensão precisa e clara de sua personalidade, forças, fraquezas e crenças. Você sabe o que faz. A autoconsciência também inclui um entendimento de como os outros o percebem.

Falta de autoconsciência pode levar a uma vida muito confusa e frustrante!

Seu nível de autoconsciência pode influenciar seus relacionamentos, sua carreira e felicidade:

  1. A autoconsciência é necessária para assumir o controle de sua vida. A direção de sua vida é determinada por seus pensamentos, crenças, emoções e reações. A autoconsciência é a principal maneira de entender e manipular essas coisas.

* Autoconsciência destaca crenças erradas e reações emocionais inadequadas que estão em seu caminho e lhe dá o poder de fazer os ajustes necessários.

  1. A autoconsciência ilumina as verdadeiras razões para falhas e desafios passados. Muitas vezes, interpretamos nossas falhas como má sorte ou falta de tining apropriado. É muito mais provável que você não tenha conseguido perceber a situação com precisão. É muito mais fácil ver a razão por trás do relacionamento, trabalho e outros dilemas quando você pode olhar para si mesmo claramente.

* Você luta consistentemente no trabalho ou em seus relacionamentos? É lógico concluir que você está fazendo algo ineficaz. Se quiser resultados diferentes, terá que fazer coisas diferentes!!

* Aqueles que carecem de auto-consciência estão intrigados por seus resultados negativos ou culpam os outros exclusivamente. Culpar os outros pode ser mais fácil, mas você nunca mudará a sua realidade enquanto não assumir sua parte na situação e decidir fazer as mudanças necessárias.

  1. A autoconsciência é uma qualidade crítica para os líderes. Um estudo concluiu que um alto grau de autoconsciência era o melhor preditor de sucesso para os executivos.

* Os executivos que têm uma compreensão de suas fraquezas são capazes de construir uma equipe composta de membros que as preencham.

* A falta de autoconsciência coloca um limite em suas habilidades de liderança.

A autoconsciência é a base para o progresso pessoal. Sem ela, qualquer esforço de desenvolvimento pessoal será severamente prejudicado. Construir uma maior autoconsciência não vai acontecer da noite para o dia, mas certamente pode ser desenvolvido.

Como desenvolver a autoconsciência

Construa sua autoconsciência um passo de cada vez:

  1. Escreva seu próprio manifesto. Pense e depois documente suas opiniões sobre a vida, seus objetivos e suas intenções. Você pode se surpreender com o que escreverá. Este é um grande primeiro passo para a compreensão de si mesmo e de suas crenças.
  1. Faça uma lista de seus pontos fortes e fracos. Como você sabe…? Você está certo…? Evite tirar conclusões precipitadas. Você pode ter acreditado sempre que é um trabalhador duro, mas realmente o é? Com quem você está se comparando? Forneça provas antes de tomar qualquer decisão.
  1. O que os outros diriam sobre você? Considere como seu parceiro, filhos, amigos, família, colegas de trabalho e chefe o descreveriam. O que eles sugeririam que você melhore sobre si mesmo? Em seguida, pergunte a eles e veja o quão preciso você é. Você sabe como os outros o percebem? Descubra quão perspicaz é.
  1. Meditar. A meditação ajuda no desenvolvimento de uma melhor consciência do momento presente e de si mesmo. A meditação é uma atividade ideal para aumentar a autoconsciência.

* Medite pelo menos uma vez por dia. Passe o resto do dia prestando atenção em si mesmo, aos outros e aos seus arredores. Você pode desenvolver um grau mais elevado de autoconsciência apenas prestando atenção.

* Questione-se ao longo do dia. “O que estou tentando alcançar?” “Que emoções estou sentindo atualmente e por quê?” “O que as pessoas ao meu redor estão sentindo?

Autoconsciência é a pedra angular do sucesso e autoaperfeiçoamento. Sem autoconsciência, o conhecimento que você possui não pode ser aplicado efetivamente. É necessário entender suas crenças, hábitos, forças e fraquezas para fazer uma mudança pessoal eficaz e duradoura. Evite assumir que você está sempre em estado autoconsciente. Dê a si mesmo algum tempo para pensamento e reflexão.

A vida é mais fácil quando você está consciente de si mesmo. Você pode começar a construir sua autoconsciência e colher os benefícios, hoje!


Moshé Bergel é formado em coaching pela International Coach Federation (ICF). Treina indivíduos e equipes, na sua maioria pessoas que querem obter sucesso na carreira e ter uma vida feliz. Seus serviços estão cheios de recursos e ele quer ajudá-lo a alcançar seus objetivos de negócios e de vida. Saiba mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Themetf
Você quer atingir seus objetivos?
Moshé Bergel compartilha um novo processo passo a passo de sete etapas transformacionais que tornará muito mais fácil atingir seus objetivos. Ter o conhecimento desse processo irá ajudá-lo na identificação do que está lhe bloqueando e, em seguida, tomar medidas em direção a seus objetivos. Ele funciona e é GRATUITO!!!
7 Passos Para Reprogramar a Mente e Atingir Objetivos
* Nós nunca compartilharemos seus detalhes com terceiros.