Coaching educacional: principais benefícios para os professores

Coaching educacional: principais benefícios para os professores

Ser educador é uma profissão bastante desafiadora, tanto no que se refere à questão da infraestrutura e ambiente escolar no país quanto no que se refere aos dilemas no dia a dia de ensino.

Diante desse contexto, o Coaching Educacional se apresenta como uma técnica de grande contribuição para a melhoria da qualidade de vida desses profissionais, bem como para o avanço da educação no país.

Pensando nisso, apresentamos a seguir mais detalhes sobre essa técnica e elencamos os principais ganhos do Coaching Educacional para os docentes. Continue a leitura para saber mais:

O que é Coaching Educacional?

É uma modalidade voltada para o aprimoramento dos professores, demais profissionais do corpo docente, tais como diretores e coordenadores, bem como os alunos também. A técnica também contempla o desenvolvimento humano em todos os aspectos, ou seja, social, emocional e comportamental.

O objetivo maior é encontrar soluções mais assertivas para os desafios cotidianos. Ou seja, situações como desinteresse dos alunos, indisciplina, falta de reconhecimento no trabalho, entre outras adversidades, deixam de ser obstáculos e tornam-se molas propulsoras para o crescimento pessoal e profissional do educador.

Benefícios

Aperfeiçoamento de habilidades-chave

Por trás de todo profissional existe um ser humano que, como todos nós, tem bloqueios pessoais. Essas barreiras e dificuldades influenciam diretamente na arte de educar.

A proposta do Coaching Educacional é ajudar tais profissionais a lidar melhor com questões pessoais e apresentar recursos para tornarem-se mais livres e plenos em todas as áreas da vida. Desse modo, naturalmente a docência se tornará também mais assertiva e profícua.

Essa eliminação de bloqueios e aquisição de recursos proporcionada pelo Coaching Educacional contribui para o aperfeiçoamento das habilidades socioemocionais e comportamentais e das competências técnicas também.

Ou seja, contribui, por exemplo, para o aumento da criatividade, organização de atividades, gestão do tempo, planejamento e realização das tarefas.

Igualmente, as aptidões comportamentais são lapidadas e resultam na construção de relacionamentos mais positivos e saudáveis.

Desse modo, haverá uma melhoria no desempenho profissional do educador e, consequentemente, ele será capaz de atingir melhores resultados e terá mais qualidade de vida.

Alinhamento do propósito pessoal e profissional

É fundamental que o educador sinta que a sua missão profissional está alinhada ao seu propósito de vida. Assim, terá mais foco, mais resiliência e maior percepção das oportunidades que estão surgindo ao seu redor.

Para tanto, o educador precisa ter clareza do que almeja. Por meio do Coaching Educacional o docente tem a chance de se aprofundar no autoconhecimento, descobrir — ou muitas vezes redescobrir — sua missão de vida e reconectá-la com os objetivos da profissão.

Superação de desafios

Durante as sessões de Coaching Educacional são apresentadas ao professor ferramentas que o ajudarão a identificar os obstáculos e limitações que prejudicam o seu progresso. Em seguida, o educador terá acesso aos recursos necessários para transformar desafios em oportunidades de crescimento

Para aqueles que atuam como docentes e desejam atingir resultados extraordinários na carreira e em outras áreas da vida, vale uma recomendação: busque a ajuda de um coach com perfil diferenciado, ou seja, que além do domínio das técnicas, tenha uma vivência no contexto escolar.

Caso esteja em São Paulo (SP), entre em contato conosco e agende uma sessão presencial. Me chamo Moshé Bergel e possuo larga experiência enquanto educador e sou formado em coaching estrutural sistêmico pela Metaforum International e em coaching estilo americano pela International Society of Coaching. Para as demais localidades do país, há a possibilidade de atendimentos via Skype.

Gostou desse texto? Compartilhe nas suas redes sociais!


Moshé Bergel é formado em coaching pela International Coach Federation (ICF). Treina indivíduos e equipes, na sua maioria pessoas que querem obter sucesso na carreira e ter uma vida feliz. Seus serviços estão cheios de recursos e ele quer ajudá-lo a alcançar seus objetivos de negócios e de vida. Saiba mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *