Agende sua sessão inicial hoje mesmo: (11) 98706-5121

Como evitar a crise do casal durante a quarentena? Confira 5 dicas

Como evitar a crise do casal durante a quarentena? Confira 5 dicas

O isolamento social no Brasil continua. Isso significa que as pessoas devem evitar ao máximo sair de casa, a menos que trabalhem com serviços essenciais ou precisem fazer atividades também consideradas fundamentais. Dessa forma, por mais um tempo a pandemia do coronavírus está fazendo com que todos repensem hábitos e mudem posturas e padrões de comportamento.

A convivência a dois não é uma das tarefas mais simples e, durante esse período, está sendo colocada “à prova”. Isso significa que, as diferenças podem ser ainda mais percebidas e acentuadas, já que o casal passa mais tempo junto. Dependendo da forma que os cônjuges lidam com essas diferenças, a crise pode se instalar na rotina e levar a outros problemas conjugais.

A cidade chinesa de Xi’am, por exemplo, registrou recorde de pedidos de divórcio após a quarentena. Outras localidades também têm apresentado números maiores nos casos de violência doméstica, entre outros conflitos dos casais. Afinal, o distanciamento em alguns momentos pode ajudar às vezes o relacionamento, pois nestes momentos cada um pode exercer a sua individualidade e conviver de forma harmoniosa.

Se você e seu parceiro já entraram em conflito durante essa quarentena, não se preocupe: é normal. A tensão causada não apenas pelo isolamento, como também pela negatividade das notícias em excesso do coronavírus, mudam o humor e hábitos de todas as pessoas. Porém, existem algumas dicas que podem ajudar vocês a evitar a crise ou o desgaste do relacionamento e diminuir as brigas e atritos. Quer saber quais são? Confira aqui!

  1. Preservar a individualidade

Um passo muito importante para que o casal consiga superar o desafio da hiperconvivência imposta pela quarentena é preservar a individualidade de cada um. Isso inclui respeitar os limites do outro e os momentos individuais. Assim, durante o dia o casal pode fazer suas atividades separadamente, em cômodos diferentes dentro da casa – como fariam se estivessem saindo para trabalhar, por exemplo.

Além de diminuir as possibilidades de conflitos, essa atitude vai ajudar a manter uma rotina saudável e produtiva para ambos. Preservar a individualidade é sempre essencial para que cada um se lembre da própria personalidade, gostos, entre outros, e consiga respeitar mais o outro.

Se você quer exercitar a própria individualidade mas não sabe como, a Hipnoterapia pode ajudar. Ela é responsável por “entrar em contato” com o seu subconsciente, trazendo à tona memórias e experiências que foram importantes para formar a sua identidade e os seus comportamentos e emoções atuais.

  1. Saber dialogar

Independentemente da quarentena, o diálogo é uma das partes mais importantes para qualquer relacionamento. Em um período de mais tensões como o que estamos vivendo atualmente, a comunicação se torna ainda mais essencial para o casal. Vão acontecer situações que podem incomodar a você, então é preciso explicá-las para o seu parceiro, de forma pacífica e assertiva.

Assim como vão acontecer situações que vão incomodar a ele. Nesses momentos cabe a você saber ouvir e ajustar os comportamentos para que os dois vivam de maneira equilibrada e harmoniosa. É fundamental ser flexível para evitar conflitos improdutivos. Saber dialogar é sobre ouvir, refletir, falar, procurar compreender e trocar ideias.

Uma dica simples para ser aplicada sempre que você se incomodar com alguma coisa e quiser comunicar ao cônjuge é utilizar a primeira pessoa para fazer isso. Por exemplo: “eu estou incomodada por ter que limpar o banheiro sozinha”, em vez de “você nunca me ajuda”. Dessa forma, o outro não se sente atacado com o tom que está sendo utilizado.

Com a Hipnoterapia, você e seu parceiro podem praticar melhor essas habilidades. A metodologia é uma forma certeira de exercitar a compreensão e mudar hábitos negativos para melhorar os relacionamentos interpessoais.

  1. Pensar no outro

É essencial considerar os sentimentos do outro para manter uma relação saudável. Durante o isolamento social, todas as emoções estão à flor da pele e, por isso, devem ser levadas em conta. Assim, antes de conversar um assunto sério com o parceiro, analise se aquele é o momento certo ou se ele está com problemas na vida profissional, por exemplo. Isso não significa deixar de conversar, mas talvez adiar o diálogo ou fazê-lo de outra maneira.

Se o casal consegue deixar claro as necessidades de cada um, ainda melhor. É preciso encontrar o equilíbrio entre as próprias satisfações e as do outro para que o relacionamento seja saudável. Os dois devem ver o outro como um apoio e com parceria, especialmente durante um período onde o contato com outras pessoas é limitado ao virtual.

  1. Ter mais consciência sobre si mesmo

Para que a rotina do casal funcione harmoniosamente, é preciso que cada um esteja bem, certo? Por isso, uma dica para evitar a crise no relacionamento é ter mais consciência sobre si mesmo. O que isso significa? Significa entender as próprias emoções e pensamentos antes de externá-los para o parceiro.

Esse período é propício para o exercício do autoconhecimento e ele é essencial para garantir positividade e consciência pessoal. Assim, tente olhar para si mesmo e buscar analisar a origem dos sentimentos ou questionar o porquê de estar sentindo aquilo. A partir daí, você vai conseguir se expressar melhor para o parceiro. A Hipnoterapia tem como um dos principais fundamentos o autoconhecimento e pode ajudar você nesse processo.

  1. Praticar a positividade

Ser positivo o tempo todo nem sempre é fácil, mas é um exercício a ser praticado diariamente. De forma simples, você e seu cônjuge podem, ao fim de cada dia, lembrar de um acontecimento do dia que foi bom e agradecer por ele. É uma tarefa simples e que vai ajudar a manter o bom humor e a harmonia.

Gostou das dicas e quer saber mais sobre como cuidar da saúde mental durante a quarentena? Fique atento às nossas redes sociais e ao nosso blog. Para agendar uma sessão de Hipnoterapia, clique aqui e entenda mais sobre as vantagens da metodologia para manter a harmonia, equilíbrio e plenitude na sua vida.

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Publicações mais recentes

Receba as últimas notícias publicadas

×