Agende sua sessão inicial hoje mesmo: (11) 98706-5121

Como evitar ejaculação precoce com hipnoterapia?

clinica de hipnoterapia em são paulo

No artigo desta semana, comento como a hipnoterapia pode ser eficaz para evitar ejaculação precoce.

Estima-se que 30% dos homens sofram desse transtorno, que pode se apresentar desde o início da vida sexual ou depois de já iniciado na prática.

O problema gera consequências que vão muito além de uma frustração em uma situação específica. A insatisfação que gera costuma ter repercussões emocionais fortes, afetar relações, destruir a autoestima, provocar isolamento e grande sofrimento.

O que é ejaculação precoce?

O transtorno é caracterizado quando o homem expele o sêmen antes do momento desejado ao receber estimulação sexual mínima, seja antes ou após a penetração. A consequência é a falta de prazer e frustração na parceira ou parceiro sexual.

Antes de discorrer sobre como evitar ejaculação precoce usando como via de tratamento a hipnoterapia, é salutar que entenda quais são os tipos de ejaculação precoce e suas principais causas.

Essas informações te ajudarão a entender sobre a natureza do problema e qual profissional é mais indicado para fazer o tratamento.

Quais são as categorias de ejaculação precoce?

hipnoterapia para ejaculação precoce

 

O distúrbio é dividido em 2 categorias:

  • Ejaculação primária;
  • Ejaculação precoce secundária.

A principal diferença entre as duas encontra-se no tempo que o transtorno se inicia.

Considera-se como um caso de ejaculação primária quando o indivíduo apresenta a dificuldade desde o início de sua vida sexual. Não é raro homens com esse tipo de ejaculação considerarem o problema uma condição normal.

Já a ejaculação precoce secundária é caracterizada quando o transtorno surge após o início saudável da vida sexual. Os casos de ejaculação que se enquadram nesse segundo grupo são os que costumam ser tratados com técnicas como a hipnoterapia.

Saiba por que no próximo tópico.

As principais causas de ejaculação precoce

clinica de hipnoterapia em são paulo

Os principais fatores para o desenvolvimento da disfunção que abala e interfere dramaticamente a vida de milhões de homens pelo Brasil e no mundo são de origem fisiológica e psicológica.

A fisiológica decorre de um problema físico. Pode ser ocasionado por uma lesão ou por uma enfermidade desconhecida que esteja interferindo no desempenho sexual. Geralmente doenças na próstata e na uretra acabam gerando essa disfunção.

Uma das formas para identificar ejaculação precoce originada por fator fisiológico é verificar se o transtorno ocorre independente da condição ou situação que se desenvolve a interação sexual. Se a ejaculação correr infalivelmente, não importando local, parceiras, posição, tec., é sinal de que o problema tem como origem um fator fisiológico, orgânico, que está a impedir o orgasmo.

Se a ejaculação ocorrer apenas em determinadas situações, em determinados locais ou até mesmo com uma parceira ou parceiro específico, é um sinal de que o transtorno tem como raiz um fator psicológico, emocional que dificulta o desempenho na cama e causa a frustração do ejetar do sêmen antes do momento desejado.

Para os casos de ordem fisiológica, certamente o profissional mais indicado para avaliar e indicar tratamento é o urologista.

O problema sendo de ordem emocional, uma avaliação clínica não será suficiente para resolver o transtorno. Para esse caso, necessita-se de uma abordagem que vá além da questão física. É necessária uma abordagem que se relacione diretamente com as emoções mais profundas do indivíduo, que as esquadrinhem, identifique e ressignifique suas marcas.

Para esse caso, é preciso recorrer a tratamentos como a hipnoterapia.

Como a hipnoterapia pode evitar ejaculação precoce?

clinica de hipnoterapia em são paulo

A hipnoterapia pode evitar ejaculação precoce ao ajudar o paciente a identificar em suas memórias qual foi o evento traumatizante que gerou o entrave para satisfazer-se sexualmente.

As causas psicológicas costumam se originar das primeiras experiências sexuais (incluindo as masturbatórias), sentimentos de culpa relacionado a sexo (pudores religiosos, infidelidade, incertezas sobre as preferências sexuais), ansiedade, estresse, medo de ser pego fazendo sexo ou se masturbando, receio quanto ao desempenho e a avaliação da parceira ou parceiro.

Ver-se que as causas da ejaculação precoce podem estar relacionadas a diversos problemas emocionais, como ansiedade e estresse. É possível que sejam efeito colateral de uma desordem emocional pregressa, por isso o foco do tratamento pode não ser de identificar, pelas memórias do paciente, um momento específico traumatizante relacionado ao ato sexual, mas cuidar em resolver os conflitos internos que desencadeiam os sentimentos intensos de estresse e ansiedade, por exemplo.

Contudo, expressiva parte dos casos está relacionado a um momento chave, uma experiência traumatizante que desencadeia o transtorno.

O trabalho do hipnólogo consiste em identificar a lembrança traumatizante e ressignificá-la.

Como o hipnólogo realiza esse trabalho?

Prosseguindo com a explicação de como a hipnoterapia evita ejaculação precoce, o principal recurso utilizado no tratamento é a técnica de hipnose.

Hipnose usada para fins clínicos, isto é, aplicada para auxiliar o paciente a entrar em um estado de profundo relaxamento para poder acessar o seu subconsciente, a zona do cérebro que encerra as memórias mais primitivas e reprimidas do ser humano.

O paciente não fica desacordado durante as sessões e nem a mercê das vontades do hipnólogo. Essas crenças são derivadas da hipnose de palco, quando a técnica é usada para fins de entretenimento e que foi muito romanceada nos tempos antigos.

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais

Publicações mais recentes

Receba as últimas notícias publicadas

×