Agende sua sessão inicial hoje mesmo: (11) 98706-5121

Como funciona sua mente? Entenda os 3 pilares!

Já parou para pensar como funciona sua mente? Como ela é constituída e pode ser avaliada por um profissional dedicado a lidar com transtornos mentais?

Tal entendimento pode ser extremamente útil para te ajudar a entender como você pode superar um problema emocional, não importa qual seja a sua natureza: trauma, fobia, depressão.

O conhecimento também poderá ser útil para elucidar qual tratamento de fato tem condições de ajudá-lo a superar a instabilidade emocional e retomar uma boa qualidade de vida.

Infelizmente não podemos contar com a boa-fé das pessoas, pois muitos se aproveitam do momento emocional frágil para vender ilusões caríssimas que apenas agravam o problema.

No entanto, o conhecimento de como funciona sua mente também é útil para a derrubada de alguns preconceitos relacionados ao tratamento de transtornos emocionais.

Muito devido a essa percepção de existirem oportunistas, pessoas são levadas a acreditar que existe apenas um caminho seguro e efetivo para lidar com o seu problema. Crença que as fazem descartar qualquer outra possibilidade que não seja o que consideram ideal.

Isso é um problema, pois soluções deixam de ser tentadas e crises são prolongadas mais do que deveriam devido a uma percepção equivocada que estimula sentimento de insegurança desproporcional.

Com este artigo, espero elucidá-lo a respeito do funcionamento da mente e lhe dá conclusões que o ajudem a chegar mais rápido na solução que precisa sem correr riscos desnecessários.

Leia os próximos tópicos para entender como funciona sua mente.

Distinguindo mente e cérebro

É inevitável associar mente com cérebro, e vice-versa, pois é de conhecimento comum que a nossa capacidade criadora está associada ao órgão mais importante, complexo e poderoso de nosso organismo.

Contudo, apesar da ligação clara, eles são elementos distintos. Um bom ponto de partida para explicar como funciona sua mente é apontar quais são as diferenças que os separam.

O cérebro é a parte física responsável pelo funcionamento de nosso corpo. Ele se encarrega de acionar reações emocionais quando pensamos em algo. Quando sentimos medo, por exemplo, põe o corpo em alerta, acelera o coração, dilata os olhos, eriça pelos, etc.

A mente já se trata de um elemento abstrato, subjetivo, que não pode ser tocado e controla como reagimos às experiências do cotidiano.

Se o cérebro é a parte física, a mente é a parte criadora. Quando nos expomos a determinadas situações cabe a mente interpretar as informações absorvidas e com elas gerar pensamentos que despertam sentimentos positivos ou negativos.

Sentimentos, sensações que acabam por afetar a parte física, a estimular o cérebro a trabalhar, a reagir às emoções despertadas pela parte criadora.

Portanto, temos a parte abstrata, criadora, mente, e a parte física que reage aos estímulos provocados pela parte criadora.

Como sua mente é formada?

Certamente a compreensão de como funciona sua mente passa pelo entendimento de como ela é formada. O primeiro ponto a se colocar em análise é: como é possível compreender a formação da mente se ela se trata de um elemento abstrato que não pode ser tocado?

Tal entendimento foi possível com estudos, observações realizadas ao longo de décadas, séculos até. Um dos maiores responsáveis por avançar nossos conhecimentos a respeito da matéria, por exemplo, foi o psicanalista Sigmund Freud.

Observando o comportamento de pessoas, teorizando e elaborando testes práticos, respostas concretas a respeito da formação e estrutura da mente foram sendo descobertas e divulgadas.

Depois de séculos de estudos sobre o funcionamento da mente do ser humano o que hoje é mais amplamente aceito pela comunidade acadêmica e científica: a mente humana é dividida em 3 partes.

Partes nomeadas como as 3 camadas do modelo mental.

Como funciona sua mente: camada racional

Trata-se de nossa parte analítica, a parte racional de nossa mente que precisa racionalizar todas as ações antes de pô-las em prática.

É a camada responsável pelos atos mais funcionais que desempenhamos. Decidir o que comer hoje no almoço, o melhor horário para correr, estudar, etc.

Decisões, o tempo todo. Sempre buscando argumentos, justificativas, usando o lado racional para decidir sobre os próximos passos.

É na mente consciente que reside à nossa força de vontade. Quando nosso corpo demonstra resistência para executar uma tarefa, mas ela se mostra muito importante para nossos objetivos, elencamos argumentos para se dispor ao sacrífico.

Como funciona sua mente: camada do meio

Seguindo com a explicação de como funciona sua mente, o subconsciente é a camada abaixo da consciência e deposita todas as informações que o consciente não dá conta. Por exemplo, números, telefone, placas, etc.

É uma memória que não surge facilmente na nossa cabeça, como o momento de dar um passo ou chutar uma bola. É necessário pensar, esforçar-se para resgatar essa informação.

Essa informação que precisa ser “resgatada”, esse local na nossa mente que precisa ser acessado para se lembrar de uma informação antiga é o subconsciente.

Nossas memórias, os eventos mais importantes que vivenciamos ficam registrados no subconsciente, mas somente as de maior impacto, a que aceitamos como verdade.

O subconsciente é considerado a camada do meio por ficar entre o consciente e o inconsciente e servir de ponte para a camada mais profunda se comunicar com a “superfície”.

Como funciona sua mente: a camada mais profunda

A terceira camada é o inconsciente que funciona como um grande arquivo que registra todas as memórias e experiências passadas, as reprimidas e até esquecidas pela primeira camada.

O inconsciente aloja tudo aquilo que é nocivo para a nossa saúde mental e arquiva em um local de difícil acesso. Atua como um mecanismo de defesa para preservar a nossa saúde mental das circunstâncias e eventos mais nocivos.

Nosso inconsciente tenta se comunicar com a parte racional principalmente quando há uma questão mal resolvida, um trauma reprimido, mas que continua presente e se manifesta sempre em momentos que evocam a experiência traumatizante.

Esses momentos de voltar à tona traumas passados é a tentativa do inconsciente de se comunicar com o consciente.

Porém, quando se trata de uma questão delicada em que a pessoa não se sente ainda preparada para lidar, entra em ação os mecanismos de repressão para evitar a dor.

É quando ocorre o choque entre as camadas da mente e nesse jogo de cabo de guerra abre-se espaço para o surgir de problemas emocionais.

O objetivo dos tratamentos para doenças emocionais

As consequências do choque entre consciente e inconsciente geram os transtornos mais incômodos que pedem tratamento.

Os melhores tratamentos disponíveis para lidar com doenças emocionais buscam acessar o inconsciente do indivíduo para identificar os eventos chaves, traumatizantes que desencadeiam o conflito.

O objetivo é ajudar o paciente a ter uma leitura mais favorável sobre os eventos que eclodiram o trauma para ele poder se sentir melhor, ficar apto emocionalmente para pacificar o problema.

A psicanálise para atingir esse fim estimula os pacientes a conversar para detectar a manifestação do inconsciente em suas palavras e memórias.

A hipnoterapia usa da hipnose para desarmar as resistências do consciente e acessar livremente a camada mais profunda de nossa psique.

Entendeu como funciona sua mente? Gostou do conteúdo? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença! Você pode ler mais informações a respeito dos tratamentos de transtornos emocionais mais confiáveis aqui.

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais

Publicações mais recentes

Receba as últimas notícias publicadas

×