Agende sua sessão inicial hoje mesmo: (11) 98706-5121

Como manter a criatividade durante a quarentena?

Como manter a criatividade durante a quarentena?

Pensar em criatividade durante um período de longo isolamento social parece uma tarefa difícil para você? A quarentena causada pela pandemia do novo coronavírus não precisa ser metódica e com uma rotina sem flexibilidade. Afinal, a maioria das pessoas está trabalhando e fazendo suas atividades em casa, criando uma brecha para intervalos criativos e diferentes do tradicional.

Mas você não deve pensar no chamado “ócio criativo” como uma obrigação pois, dessa forma, poderá estar dificultando ainda mais os momentos de distração. A criatividade é uma habilidade que tem como objetivo reunir diferentes ferramentas, conhecimentos e informações em prol de um fim diferente do usual. Assim como todas as nossas habilidades, ela precisa ser exercitada e desenvolvida.

É essencial criar formas de ser criativo durante a nova rotina imposta pelo isolamento social para que você consiga cumprir com todas as demandas sem ficar sobrecarregado com as tarefas. Além disso, o estímulo dessa habilidade é importante para a solução de conflitos e também como maneira de evitá-los e melhorar a convivência com todos.

A criatividade está relacionada a deixar ideias fluírem e adaptá-las para conseguir melhores resultados. Quer saber mais sobre como manter e desenvolver essa habilidade durante a quarentena? Confira algumas dicas que separamos para você aplicar no dia a dia e conseguir transformar a rotina em casa de forma produtiva.

  1. Não se cobrar

Permitir novas experiências que ajudem na rotina é essencial para o processo criativo. É por meio dessa permissão que você pode evitar criar bloqueios e barreiras para encontrar novas alternativas para a rotina. Pensar nas pessoas que estão produzindo novos projetos durante a quarentena pode ser uma pressão interna e você pode querer evitar.

Por isso, a dica é não se cobrar para garantir a criatividade nesse período. As redes sociais são um espaço que pode ser prejudicial durante esse processo. É lá que as pessoas apresentam os resultados positivos e produtivos da quarentena, podendo resultar em uma cobrança excessiva e dificultando o fluxo leve da criatividade.

Assim, tente não planejar todo o seu dia com exigências. Crie intervalos durante as tarefas obrigatórias e deixe o processo criativo fluir. É importante garantir flexibilidade para que essa habilidade seja estimulada. Durante esse período, nenhuma atividade deve ser considerada um erro. Os experimentos são válidos e devem ser explorados.

  1. Observar mais o seu entorno

Se você não trabalha com os serviços essenciais, a saída de casa está sendo restrita ao supermercado e emergências. Por isso, aproveite os espaços a que você tem acesso – os cômodos e até a vista que tem das janelas – para criar o seu espaço criativo. Observe a decoração e inove com o que está ao seu alcance.

Explorar novas possibilidades por meio da observação é uma dica essencial para que você consiga deixar a criatividade fluir. Cores, texturas, espaços vazios devem fazer parte de um olhar mais atento para o seu lar – até porque ele deve ser sempre confortável para você. Utilize os outros sentidos também para analisar os cômodos: o que você ouve, por exemplo?

A partir daí, busque criar estratégias para expressar o que sente e de que forma você enxerga o lugar. Dessa forma, a criatividade vai ser uma habilidade estimulada durante os seus dias e a concentração também vai te ajudar a controlar as emoções e diminuir a ansiedade durante esse período de quarentena e isolamento social.

  1. Valorize o tempo livre

Você sabia que o tempo livre é um grande aliado da criatividade? Esvaziar a mente e valorizar a possibilidade de ter momentos de flexibilidade é essencial para que esse processo seja produtivo. Afinal, o planejamento excessivo pode gerar frustração e inibir que você desenvolva habilidades.

Se permita ter intervalos durante a sua rotina e deixe que a sua mente relaxe durante um tempo, sem focar nas obrigações. Assim, você estará utilizando o tempo de uma forma inteligente e mantendo a criatividade de uma maneira leve e equilibrada. Isso vai te ajudar a garantir a produtividade e harmonia na vida profissional e pessoal, independente do uso da criatividade.

De que forma um banho de sol na janela de casa, acompanhado da sua música preferida e apreciação da vista podem te ajudar? Você deve experimentar momentos de relaxamento e diversão com as coisas simples, especialmente durante esse período. Além de aliviar a tensão carregada com as notícias do coronavírus, essas pequenas atitudes vão ajudar você a praticar a gratidão todos os dias e evoluir, levando o bom hábito para depois do isolamento social.

Os momentos de diversão responsáveis podem despertar e exercitar o lado artístico do cérebro. Eles criam uma atmosfera na qual você se inspira em outras pessoas ou experiências e vê nelas uma oportunidade para inspirar os outros. Assim se cria uma cadeia de criatividade e habilidades a serem desenvolvidas. Saia da zona de conforto e busque novos estímulos.

  1. Faça Hipnoterapia

A Hipnoterapia é outra dica que pode te ajudar a manter a criatividade durante a quarentena. A metodologia tem como principais ferramentas o desenvolvimento de habilidades como a concentração e o relaxamento, que são essenciais para que a criatividade apareça na sua rotina.

Além disso, se você sofrer com alguma barreira produtiva, a Hipnoterapia pode te ajudar a superá-la e criar um padrão de comportamentos mais saudável na sua rotina. Os hábitos devem ser favoráveis para que o seu lado criativo desperte e seja mantido durante períodos desafiantes, como a quarentena.

Se você tem interesse em fazer Hipnoterapia, clique aqui para agendar a sua sessão. É importante destacar que estamos dando preferência para os atendimentos realizados à distância, cumprindo as ordens das autoridades de saúde a fim de evitar que o coronavírus se espalhe ainda mais pelo Brasil e pelo mundo.

A Hipnoterapia vai devolver também harmonia e equilíbrio para a sua vida profissional e pessoal. Se você não consegue ser produtivo e criativo, o problema pode estar além da sua rotina habitual. Mas nós podemos te ajudar a identificar as barreiras e superá-las para uma vida mais saudável e satisfatória.

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Publicações mais recentes

Receba as últimas notícias publicadas

×