Agende sua sessão inicial hoje mesmo: (11) 98706-5121

Como saber se estou estressado?

hipnoterapia sp

Vivemos duas epidemias simultâneas, há quem diga que três: coronavírus e estresse diário.

O coronavírus você tá cansado de saber pelos noticiários e sabe suas causas, mas certamente não tem a dimensão de que estresse afeta 90% da população mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde. Noventa por cento.

Mas veja: essa estatística já era uma realidade antes da pandemia do vírus. Com a instalação da pandemia, sem dúvida essa estatística não reduziu, só piorou. Vivemos em um mundo estressado.

Estressado pela quantidade de horas trabalhadas, as despesas acumulando, os preços subindo, as horas perdidas no trânsito e agora pelo comércio fechado, o risco de ser infectado por uma doença mortal ou ter que lidar com pessoas sem o menor senso coletivo e que vivem em um mundo de fantasia. Um mundo de negacionismo e estupidez (a terceira suposta epidemia).

Portanto, se você se sente estressado, não se culpe. Não é o único.

Mas como saber o seu nível de estresse diário? Como saber se está dentro da média, do tolerável ou está passando do ponto e pondo risco sua saúde física e mental?

Neste artigo verá listada uma série de sintomas característicos quando o estresse diário está passando do limite aceitável.

Prossiga na leitura!

Cansa muito fácil

Você sente que não tem energia para mais nada? Chega em casa cansado e sem vontade de mover uma palha? Toda tarefa que precisa fazer, por mais simples que seja, precisa de um grande esforço?

Isso é sinal de estresse diário excessivo.

O estresse drena energia, rouba, nos impede de ficar relaxados mesmo no descanso. Impede o corpo de descansar como deveria.

Ranger de dentes

O ato de apertar os dentes superiores e inferiores uns contra os outros. Quando se começa a fazer esse gesto de forma inconsciente é sinal claro de que algo incomoda no subconsciente.

Peso na balança

Um comportamento comum de pessoas muito estressadas é buscar alívio em algo que lhes sejam prazerosos. A comida é sem dúvida um refúgio prazeroso. Ela proporciona prazer instantâneo, por isso é muito recorrida por pessoas com estresse diário.

O problema de usar a comida como remédio para fugir do estresse é que se cria uma condição de dependência e claro que o corpo acaba sofrendo as consequências. O sobrepeso advindo desse comportamento é a característica mais notável.

Isto porque não é apenas o aumento da quantidade diária de calorias que aumenta. O nível de cortisol, conhecido como hormônio do estresse, também se eleva, faz o corpo poupar mais energia e acumular mais gordura.

Portanto, temos um combo perigoso. Mais gordura acumulada pelo aumento do estresse e mais calorias consumidas para aliviar o transtorno. O resultado são quilos a mais somando na balança.

Começou a engordar repentinamente? Pode ser estresse diário.

Dores de cabeça

Costuma ter dores de cabeça constante, já foi no médico para verificar o problema e voltou sem solução?

Sim, mais um possível sintoma de que você anda muito estressado e que precisa repousar mais, relaxar, tirar umas férias, ter mais horas de sono, tirar algumas preocupações da cabeça, principalmente nas horas de folga.

Uma dica é tenta relaxar sozinho por pelo menos 30 minutos ao longo do dia. Desligue o celular, feche as cortinas e se possível acenda velas aromatizadas.

Nesse ambiente, tente tirar um cochilo ou simplesmente ficar de bobeira sem fazer nada e sem pensar em coisas que lhe dão estresse.

Dificuldade de concentração

Outro sintoma de que sofre de estresse excessivo é a dificuldade de concentração para executar tarefas simples, ou que pelo menos eram simples de fazer.

Por exemplo, no trabalho percebe que comete erros bobos que antes não fazia. A dificuldade de concentração também prejudica para se lembrar de algumas coisas, como o local em que pôs a chave de casa, onde guardou o sapato, se já respondeu uma pessoa ou não. Enfim, momentos de esquecimento.

A falta de concentração sem dúvida pode afetar também o bom humor, afinal, causa irritação cometer tantos erro bobos que poderiam ser evitados. Evidente que isso não contribuiu para reduzir o estresse.

Começar a gaguejar

Se dicção nunca foi seu problema, sempre se comunicou de maneira clara e assertiva, mas de repente começar a se atropelar nas palavras, desconfie quanto a qualidade de sua rotina.

Dificuldade para falar ou esquecer palavras é uma das formas de manifestação do estresse. Para diminuir esse sintoma tente ler um livro em voz alta, mas claro que reduzir o seu nível de estresse diário é o melhor remédio para pôr fim ao problema.

Sensível demais

Quem tem problema de estresse costuma reagir com muita intensidade diante de ocorrências comuns do dia a dia. Acrescenta muito peso a algo que não merece tanta atenção.

Por exemplo, se acha que alguém olhou de mau jeito, respondeu de forma um pouco mais ríspida, cometeu alguma pequena grosseria, fica muito magoada e com raiva. Não consegue se concentrar em oura coisa e acaba ignorando até momentos de alegria.

Se você se vê assim, ligue o alerta. Está muito estressado.

Estou muito estressado, já tentei de tudo e nada deu certo. E agora?

Você já tirou alguns dias de folga, descansou bastante, chegou até viajar para espairecer e mesmo assim não conseguiu reduzir seu estresse diário.

Nesse caso, existe alguma ajuda profissional na qual se possa recorrer?

Um tratamento para estresse que está em alta por resolver em definitivo o problema e em pouco tempo é a hipnoterapia.

É um tratamento que usa a hipnose como ferramenta terapêutica. O hipnólogo usa esse recurso para acessar a zona do inconsciente para identificar possíveis experiências passadas, traumas mal resolvidos que estão a influenciar o comportamento no presente.

Identificados esses eventos passados problemáticos, inicia-se uma série de exercícios mentais para reprogramar padrões de pensamento de modo a tratar os episódios vividos de maneira mais saudável, que não despertem sensações, estímulos prejudiciais a qualidade de vida.

A hipnoterapia é uma pratica reconhecida pelos conselhos federais de medicina e de psicologia.

Para saber mais do assunto e marcar uma consulta, entre em contato com o hipnólogo Moshé Bergel.

Gostou deste conteúdo sobre estresse diário? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença!

 

 

 

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais

Publicações mais recentes

Receba as últimas notícias publicadas

×