O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio. Durante esse mês, o debate e esclarecimento sobre o suicídio são abertos à população e a iniciativa tem como principais estimulantes o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
A conscientização é uma das principais medidas de prevenção e, por isso, a campanha do Setembro Amarelo é tão importante. Pesquisas indicam que quase 97% dos casos de suicídio tinham relação com transtornos mentais: e em primeiro lugar está a depressão. Por isso, entender os principais sinais da depressão, saber reconhecer a doença e também poder orientar familiares e amigos ajuda no tratamento e também na prevenção.
A depressão é uma doença que se manifesta devido a um desequilíbrio químico no cérebro e incapacita a saúde de um indivíduo. Isso acontece porque ela acarreta na perda de interesse em atividades que antes eram prazerosas e, consequentemente, altera a rotina de alguém. A depressão pode acontecer em qualquer fase da vida.
Saber identificar a doença é muito importante para procurar ajuda. Confira alguns dos principais sintomas da depressão:
- Distúrbios do sono (como insônia ou sonolência excessiva)
- Baixa autoestima
- Ideias suicidas
- Dificuldade de concentração
- Fadiga
- Falta de motivação
- Alterações no peso ou distúrbios alimentares
- Tristeza profunda
- Sentimento de culpa em excesso
- Isolamento
- Queda na imunidade
As causas da doença também podem ser diversas. A depressão pode ser consequência de experiências traumáticas, estresse com mudanças de vida, perda de um ente querido, solidão, histórico familiar e até ansiedade excessiva ou prolongada. Se você passou por algum desses processos ou conhece alguém que passou por essas vivências, é importante estar atento aos sintomas e, se eles persistirem por muito tempo, procurar tratamento com um profissional qualificado.
Diversas metodologias podem ser aplicadas para ajudar a tratar a depressão. Conheça algumas delas.
Coaching
O coaching é uma das ferramentas que pode ser aliada no tratamento da depressão. Ela se trata de ajudar a identificar e desenvolver os pontos fortes do indivíduo para que ele encontre o estímulo necessário para melhorar a autoestima e criar metas positivas na vida. Desenvolver objetivos e entender que é capaz de alcançá-los traz sensações como bem-estar, satisfação, plenitude e felicidade e, por isso, essa metodologia é tão importante para ajudar no tratamento da doença.
Ressignificar a vida e desenvolver pensamentos e comportamentos mais otimistas em relação ao futuro são passos essenciais para o tratamento da depressão. O coaching também vai ajudar o indivíduo a focar em fatores positivos da própria vida – sejam eles profissionais, familiares, afetivos ou sociais. Pensar em conquistas e no que faz bem pode diminuir as sensações de angústia e tristeza e estimular a harmonia, felicidade e plenitude.
Programação Neurolinguística
A Programação Neurolinguística é uma forma de treinar a pessoa deprimida a viver de maneira mais positiva. Com foco na reprogramação das estruturas subjetivas mentais – envolvendo padrões de comportamento e de pensamento -, a metodologia vai te ajudar a redescobrir a felicidade e encontrar uma vida mais plena e harmoniosa.
O método também vai focar na superação de experiências traumáticas que podem ter sido causas da depressão e no foco em um presente melhor, para uma projeção de futuro mais positivo. Alguns dos pontos abordados durante o atendimento por PNL são: ambiente, comportamento, capacidades, crenças e valores, identidade e espiritualidade.
A depressão pode ser um indicativo de que algum desses pontos está em desarmonia na vida do indivíduo e, por isso, precisa ser trabalhado. A Programação Neurolinguística é, então, uma ferramenta muito importante para o tratamento da doença.
Constelação Familiar
Um dos motivos de uma pessoa depressiva sentir-se incompleta pode ser a relação familiar. A doença pode ser um indício de que você precisa incluir ou aceitar um membro da família e restabelecer o elo que compõe essa estrutura da sua vida. Essas questões podem acontecer devido a alguma barreira estabelecida no seu passado ou até pelos seus antepassados. Sejam experiências traumáticas ou perdas, as relações quebradas podem ser um fator da doença.
Por isso, a constelação familiar é uma prática muito importante para ajudar no tratamento da depressão. Ela vai te ajudar a entender em qual momento passado os seus problemas foram criando raiz para, a partir daí, tratá-los. Entender as causas é o principal caminho para chegar à superação e alcançar a vida plena e mais feliz.
Comunicação Não-Violenta
A Comunicação Não-Violenta é uma ferramenta que tem como objetivo criar relações mais pacíficas e harmoniosas. O conceito de empatia é o principal desenvolvido pela CNV, que também é muito importante para quem convive com alguém que tenha depressão.
Uma expressão sem julgamentos e embates, com comunicação honesta e transparente é muito mais eficaz. Ela pode ajudar o depressivo a demonstrar melhor seus sentimentos e os fatores que causam desconforto, tristeza e irritabilidade, assim como o ajudará a se sentir mais compreendido também. Por isso, a Comunicação Não-Violenta é muito importante para o tratamento da depressão.
Terapia da Linha do Tempo
A Terapia da Linha do Tempo é outra metodologia importante para o tratamento da depressão. Ela tem como objetivo investigar a causa-raiz do problema e, em seguida, tratá-la. Entender quais experiências passadas tiveram a doença como consequência é muito importante para que você comece o processo de superar e viver uma vida plena, feliz e harmoniosa.
Dessa forma, a TLT busca trazer memórias de vivências negativas e mudar pensamentos, emoções e comportamentos acerca do acontecimento. A partir daí, vai ser possível começar a superação da doença.
Se você acha que tem depressão ou conhece alguém que está vivendo com a doença, busque ajuda. Clique aqui para fazer o seu agendamento e descobrir qual a melhor técnica para ajudar a tratar a depressão.
Uma outra medida é procurar o Centro de Valorização da Vida (CVV), que realiza apoio emocional e prevenção ao suicídio pelo telefone, e-mail, chat e em postos de atendimento. O número para contato é o 188, e mais informações podem ser acessadas no site www.cvv.org.br.