Agende sua sessão inicial hoje mesmo: (11) 98706-5121

Conheça os tratamentos mais eficazes no tratamento da depressão

Conheça os tratamentos mais eficazes no tratamento da depressão

O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio. Durante esse mês, o debate e esclarecimento sobre o suicídio são abertos à população e a iniciativa tem como principais estimulantes o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

A conscientização é uma das principais medidas de prevenção e, por isso, a campanha do Setembro Amarelo é tão importante. Pesquisas indicam que quase 97% dos casos de suicídio tinham relação com transtornos mentais: e em primeiro lugar está a depressão. Por isso, entender os principais sinais da depressão, saber reconhecer a doença e também poder orientar familiares e amigos ajuda no tratamento e também na prevenção.

A depressão é uma doença que se manifesta devido a um desequilíbrio químico no cérebro e incapacita a saúde de um indivíduo. Isso acontece porque ela acarreta na perda de interesse em atividades que antes eram prazerosas e, consequentemente, altera a rotina de alguém. A depressão pode acontecer em qualquer fase da vida.

Saber identificar a doença é muito importante para procurar ajuda. Confira alguns dos principais sintomas da depressão:

  • Distúrbios do sono (como insônia ou sonolência excessiva)
  • Baixa autoestima
  • Ideias suicidas
  • Dificuldade de concentração
  • Fadiga
  • Falta de motivação
  • Alterações no peso ou distúrbios alimentares
  • Tristeza profunda
  • Sentimento de culpa em excesso
  • Isolamento
  • Queda na imunidade

As causas da doença também podem ser diversas. A depressão pode ser consequência de experiências traumáticas, estresse com mudanças de vida, perda de um ente querido, solidão, histórico familiar e até ansiedade excessiva ou prolongada. Se você passou por algum desses processos ou conhece alguém que passou por essas vivências, é importante estar atento aos sintomas e, se eles persistirem por muito tempo, procurar tratamento com um profissional qualificado.

Diversas metodologias podem ser aplicadas para ajudar a tratar a depressão. Conheça algumas delas.

Coaching

O coaching é uma das ferramentas que pode ser aliada no tratamento da depressão. Ela se trata de ajudar a identificar e desenvolver os pontos fortes do indivíduo para que ele encontre o estímulo necessário para melhorar a autoestima e criar metas positivas na vida. Desenvolver objetivos e entender que é capaz de alcançá-los traz sensações como bem-estar, satisfação, plenitude e felicidade e, por isso, essa metodologia é tão importante para ajudar no tratamento da doença.

Ressignificar a vida e desenvolver pensamentos e comportamentos mais otimistas em relação ao futuro são passos essenciais para o tratamento da depressão. O coaching também vai ajudar o indivíduo a focar em fatores positivos da própria vida – sejam eles profissionais, familiares, afetivos ou sociais. Pensar em conquistas e no que faz bem pode diminuir as sensações de angústia e tristeza e estimular a harmonia, felicidade e plenitude.

Programação Neurolinguística

A Programação Neurolinguística é uma forma de treinar a pessoa deprimida a viver de maneira mais positiva. Com foco na reprogramação das estruturas subjetivas mentais – envolvendo padrões de comportamento e de pensamento -, a metodologia vai te ajudar a redescobrir a felicidade e encontrar uma vida mais plena e harmoniosa.

O método também vai focar na superação de experiências traumáticas que podem ter sido causas da depressão e no foco em um presente melhor, para uma projeção de futuro mais positivo. Alguns dos pontos abordados durante o atendimento por PNL são: ambiente, comportamento, capacidades, crenças e valores, identidade e espiritualidade.

A depressão pode ser um indicativo de que algum desses pontos está em desarmonia na vida do indivíduo e, por isso, precisa ser trabalhado. A Programação Neurolinguística é, então, uma ferramenta muito importante para o tratamento da doença.

Constelação Familiar

Um dos motivos de uma pessoa depressiva sentir-se incompleta pode ser a relação familiar. A doença pode ser um indício de que você precisa incluir ou aceitar um membro da família e restabelecer o elo que compõe essa estrutura da sua vida. Essas questões podem acontecer devido a alguma barreira estabelecida no seu passado ou até pelos seus antepassados. Sejam experiências traumáticas ou perdas, as relações quebradas podem ser um fator da doença.

Por isso, a constelação familiar é uma prática muito importante para ajudar no tratamento da depressão. Ela vai te ajudar a entender em qual momento passado os seus problemas foram criando raiz para, a partir daí, tratá-los. Entender as causas é o principal caminho para chegar à superação e alcançar a vida plena e mais feliz.

Comunicação Não-Violenta

A Comunicação Não-Violenta é uma ferramenta que tem como objetivo criar relações mais pacíficas e harmoniosas. O conceito de empatia é o principal desenvolvido pela CNV, que também é muito importante para quem convive com alguém que tenha depressão.

Uma expressão sem julgamentos e embates, com comunicação honesta e transparente é muito mais eficaz. Ela pode ajudar o depressivo a demonstrar melhor seus sentimentos e os fatores que causam desconforto, tristeza e irritabilidade, assim como o ajudará a se sentir mais compreendido também. Por isso, a Comunicação Não-Violenta é muito importante para o tratamento da depressão.

Terapia da Linha do Tempo

A Terapia da Linha do Tempo é outra metodologia importante para o tratamento da depressão. Ela tem como objetivo investigar a causa-raiz do problema e, em seguida, tratá-la. Entender quais experiências passadas tiveram a doença como consequência é muito importante para que você comece o processo de superar e viver uma vida plena, feliz e harmoniosa.

Dessa forma, a TLT busca trazer memórias de vivências negativas e mudar pensamentos, emoções e comportamentos acerca do acontecimento. A partir daí, vai ser possível começar a superação da doença.

Se você acha que tem depressão ou conhece alguém que está vivendo com a doença, busque ajuda. Clique aqui para fazer o seu agendamento e descobrir qual a melhor técnica para ajudar a tratar a depressão.

Uma outra medida é procurar o Centro de Valorização da Vida (CVV), que realiza apoio emocional e prevenção ao suicídio pelo telefone, e-mail, chat e em postos de atendimento. O número para contato é o 188, e mais informações podem ser acessadas no site www.cvv.org.br.

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Publicações mais recentes

Receba as últimas notícias publicadas

×