Agende sua sessão inicial hoje mesmo: (11) 98706-5121

Depressão x tristeza: qual a diferença?

hipnose para bruxismo

Hoje falarei sobre a diferença entre depressão x tristeza.

Para os que não têm familiaridade com o assunto, a depressão pode ser facilmente confundida com tristeza e vice-versa. Tornou-se comum tratá-las como se fossem sinônimos, mas sem dúvida isso não é correto.

Essa associação entre depressão x tristeza, na verdade, é nociva para as pessoas que passam por um momento difícil.

Quando a tristeza é tratada como depressão

Ao tratar a tristeza como um caso de depressão, a tendência é a pessoa se sentir mal ou amedrontada com essa situação, pois é de conhecimento que a depressão é uma condição perigosa, um transtorno psicológico sério que pode levar a casos extremos, como o suicídio.

Por isso, sua tendência será a sufocar o sentimento que vive para tentar demonstrar força, não preocupar os demais e se sentir bem consigo mesma.

Mas ocorre que a tristeza é um sentimento natural, que todos nós estamos sujeitos, e faz parte da vida. É natural e saudável sentir tristeza.

O sentimento é importante para ajudar o indivíduo a trabalhar emocionalmente perdas significativas na sua vida, a refletir sobre os seus atos e pensar o futuro.

Quando esse momento é classificado e tratado como uma doença, uma possível ameaça à saúde física e mental, tende a não completar o seu ciclo. O momento não é vivido como se deve e os benefícios que proporcionam não se concretizam.

O resultado é a formação de um indivíduo emocionalmente pobre e que terá dificuldades de lidar com perdas futuras.

Quando a depressão é tratada como tristeza

A falsa simetria entre depressão x tristeza também tem consequências nocivas para quem sofre da primeira, mas é tratado como se sentisse a segunda.

A avaliação equivocada ou a falta do diagnóstico preciso da depressão eleva seu risco de mortalidade e o sofrimento psicológico e físico que acarreta.

A depressão é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente.  Provoca alteração do humor que passa a ser marcado por uma tristeza profunda e sentimento forte de desesperança.

É uma doença silenciosa que em seu início não apresenta sintomas evidentes. Os sintomas percebíveis nessa fase são idênticos aos da tristeza por seu início se tratar de uma angústia, mas que cresce em escala e intensidade.

A falta do devido suporte e do tratamento adequado, a interpretação errônea de se tratar de um caso comum de tristeza, o subestimar dos perigos da depressão ou o preconceito quanto ao tema (“frescura”) leva a uma deterioração acelerada da saúde mental. Leva a um quadro irreversível (óbito por suicídio).

A diferença entre depressão x tristeza

Para não cometer esse equívoco é importante saber a diferença entre depressão x tristeza. Identificar os sintomas que caracterizam a depressão para poder identificá-la corretamente e fornecer orientações cabíveis para ajudar a pessoa.

O que é tristeza?

A tristeza é um estado afetivo caracterizado pela melancolia, falta de alegria.  Um sentimento de mágoa, luto, que abate o ânimo do indivíduo. Esse estado de abatimento dura de algumas horas até alguns dias.

Apesar de proporcionar sofrimento emocional, impedir o exercício normal de determinadas atividades, essa condição não impede de fazer tarefas simples do dia a dia. A pessoa continua funcional, mesmo que deseje não sê-la.

A causa da tristeza, geralmente, é um evento específico que gera uma perda significativa para a pessoa, seja no âmbito material-afetivo, ou subjetivo-simbólico.

Por exemplo: demissão, a perda de um bem, pessoa querida, evento importante.

Mas, como dito acima, é um sentimento que provoca sensações amargas, porém passageiras. Dura até alguns dias.

Diferente da depressão.

O que é depressão?

Depressão sem tratamento pode durar meses e até anos. Considera-se que uma pessoa sofra de depressão quando seu estado melancólico dura mais de 6 meses.

Aparentemente esse prazo pode parecer incompreensível considerando que a tristeza dura apenas alguns dias, porém quando a depressão não é de alta intensidade, pois é variável, a pessoa pode viver altos e baixos e demorar para perceber-se como alguém que vive com uma questão interna ainda pendente.

Mas a intensidade do estado melancólico é outra característica que diferencia depressão x tristeza.

A depressão, mesmo em seu grau menos agudo, é mais intensa do que o sentimento de tristeza. O sentimento amargo custa a passar, é praticamente permanente e repercute em várias áreas da vida do indivíduo:

  • Trabalho;
  • Família;
  • Relacionamentos;
  • Vida social;

É um estado incapacitante que impossibilita uma vida funcional.

Os sintomas da depressão

Uma maneira de perceber as diferenças entre depressão x tristeza é se atentar aos sinais e sintomas da depressão:

  • Falta de vontade para fazer qualquer coisa, mesmo as que sentia prazer;
  • Ganhar ou perder muito mesmo sem alterações drásticas na dieta;
  • Ter acessos de raiva mesmo por questões tolas;
  • Passar a dormir muito ou pouco;
  • Ter dificuldade de concentração ou de tomada de decisão;
  • Apresentar lentidão, falta de energia e canso contínuo;
  • Sentimento constante de culpa e inutilidade;
  • Pensar na morte com frequência.

Existe tratamento para depressão?

Sim. Tradicionalmente a pessoa é indicada a receber um acompanhamento psicológico. O profissional se encarrega de entender suas dores, oferecer suporte emocional e avaliar a necessidade de uso de medicamentos controlados.

A hipnoterapia também é aplicável para tratar casos de depressão.

É um tratamento que usa a hipnose como ferramenta terapêutica. O paciente é induzido a um estado de hiper-concentração para acessar seu subconsciente se valendo de suas memórias.

O hipnólogo cuida de identificar com o paciente os momentos traumáticos do passado que colaboraram para o desenvolvimento do quadro depressivo.

Ele se encarrega de ajudá-lo a ter uma nova leitura desses eventos e aplicar exercícios mentais para controlar os efeitos de memórias emocionais nocivas.

A hipnoterapia é reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia e por outros órgãos de saúde pelo mundo como uma prática eficaz para tratar distúrbios psicológicos.

Abaixo apresento o depoimento da Marina, uma paciente com dificuldades emocionais e que depois que iniciou o tratamento se sentiu uma nova pessoa.

Confira:

https://www.youtube.com/watch?v=Fk-VjNnQM-M&feature=youtu.be

Você há tempos lida com uma tristeza que não passa? Se sente inseguro, incapaz, acredita que sofre de depressão?

Marque uma consulta para receber uma avaliação, encontrar as respostas, a paz, a segurança e confiança de que precisa para transformar a sua vida e voltar a amar a si mesmo.

Gostou deste conteúdo sobre a diferença de depressão x tristeza? Então curta, compartilhe, avalie. Você faz a diferença!

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais

Publicações mais recentes

Receba as últimas notícias publicadas

×