Agende sua sessão inicial hoje mesmo: (11) 98706-5121

Hipnose na gravidez funciona?

hipnose clinica sao paulo

Nunca ouviu falar de hipnose na gravidez? De fato, não é uma prática muito comum, até porque a hipnoterapia não é muito conhecida, na mesma proporção que a psicoterapia, por exemplo, apesar de ser praticada há mais de 100 anos.

Mas o uso desse recurso para auxiliar gestantes antes, durante e até depois do parto ganhou evidência com Meghan Markle, a esposa do príncipe britânico Harry, ou ex-príncipe britânico.

Hipnose no parto real

A então duquesa, grávida de seu primeiro filho com Harry, revelou que pretendia ter um “hipnoparto”, ou seja, fazer uso de hipnose para alcançar grau de relaxamento e conforto satisfatório para um parto sem grandes transtornos.

Não se sabe, mas é possível que ela tenha recebido recomendação de Kate Middleton, esposa do príncipe William. A duquesa chegou a se submeter à hipnose para cortar os enjoos fortes que estava tendo durante a gestação de seu primeiro filho, George.

A divulgação desses fatos surpreendeu a muitos e deu holofote a dúvida: hipnose na gravidez funciona?

Alguns foram até mais além: hipnose, em qualquer contexto, funciona?

A verdade sobre a hipnose

Se você tem um pé atrás com esse assunto, acredite, seu olhar é enviesado em razão de crenças baseadas em mitos e sensacionalismo.

A prática de hipnose ficou muito associada a atividades de recreação, uma ramificação da técnica batizada de “hipnose de palco”. Sua aplicação é voltada para gerar entretenimento, obter efeitos rápidos sobre um indivíduo para impressionar expectadores.

Por muito tempo, foi o ganha de pão de diversas pessoas, especialmente quando os espetáculos circenses atravessavam o seu auge. Sem dúvida tal uso da hipnose tem mais apelo do que o seu original, para fins clínicos, por isso não é de se admirar que tenha chamado mais atenção e ganhado mais popularidade.

A corrente chamada de “hipnose clínica” é direcionada para auxiliar pacientes com dificuldades emocionais e transtornos mentais a superar bloqueios derivados de traumas.

Corrente da hipnose que perdura até aos nossos dias e tem o reconhecimento de todas as autoridades médicas responsáveis por regular o setor de saúde não só no Brasil, como em diversos países.

Mas ela é muito prejudicada pelas percepções que a hipnose de palco ajudou a difundir e cristalizar no inconsciente coletivo.

Percepções a associá-la a uma atividade circense, espetaculosa, mágica, quase como a erguer uma cobra tocando flauta ou andar descalço sobre um chão de brasas.

O exagero de obras ficcionais também ajudou a associá-la a uma atividade sem respaldo da ciência, com uma aura mística, um truque de charlatões ou apenas um fruto de imaginação fértil.

Isso sem dúvida foi um desserviço para a atividade com finalidade terapêutica e impediu, e impede, muitas pessoas de aliviarem suas dores internas de forma menos sofrida ou até mesmo de encontrarem uma solução satisfatória para seus problemas.

Mas a hipnose funciona mesmo?

Para podermos entramos em maiores detalhes sobre a hipnose na gravidez, é preciso que entenda seu funcionamento, sua lógica de atuação e como ela gera benefícios aos que se submetem a essa metodologia de tratamento.

Primeiro, é importante derrubar alguns mitos advindos da hipnose de palco e do exagero de seus métodos por meio da ficção. O paciente não fica alheio ao que ocorre ao seu redor. A hipnose não induz ao sono. A hipnose é um estado modificado de consciência.

O hipnotizador induz o indivíduo a um estado de profundo relaxamento para que possa dirigir o foco à determinada ação.

Por exemplo, quando se trata de identificar eventos traumáticos do passado que interferem na qualidade de vida do presente, o hipnólogo induz a pessoa a “viajar no tempo” por meio de suas memórias.

A induz a acessar o seu subconsciente, o local das lembranças mais primitivas e reprimidas, para identificar o evento traumatizante e ajudar o indivíduo e reinterpretar esse momento.

Em todo tempo, ele permanece consciente, ciente de onde está e o que está fazendo, mas “blindado” de distrações do seu entorno.

Portanto, esqueça aquela história de ficar olhando um relógio e se deixar dominar pelo hipnotizador.

Hipnose na gravidez: funciona e quais seriam os benefícios?

A hipnoterapia, a hipnose clínica, como já dito, é reconhecida por autoridades médicas como atividade de benefícios comprovados a luz da ciência. No Brasil, ela é aprovada pelo Conselho Federal de Medicina e de Psicologia.

Ela é usada como atividade complementar a psicoterapia, mas pode ser aplicada de forma independente a esse tratamento. Por meio da hipnoterapia é possível tratar diversos problemas, como fobias, TOCs e outros distúrbios mentais.

A hipnose na gravidez também é benéfica.  Estudos indicam que ela pode reduzir as dores no parto. Causar alívio.

Isso por si só já seria um grande motivo para gestantes investirem nessa técnica, pois quantas se apavoram com as dores do parto e temem até por suas vidas durante o processo?

Contar com algo que possa proporcionar alívio nos momentos mais difíceis sem dúvida é um ótimo incentivo.

Mas não é só.

A hipnose na gravidez oferece ainda outros benefícios.

Antes do parto

A hipnose pode ser aplicada antes mesmo do parto. As sessões costumam durar 2 meses e são úteis para diminuir o medo de engravidar, de morrer durante o nascimento e todas as ansiedades ligadas a gravidez.

Durante o parto

A gestante aprende com o hipnólogo técnicas de respiração e relaxamento para entrar em um estado alterado de consciência. Ela é ensinada a usar sua imaginação para focar a atenção em pensamentos positivos durante o processo.

Dessa forma, uma dor aguda pode ser recebida como uma sensação de dormência ou de peso.

A hipnose na gravidez proporciona:

  • Menos dor;
  • Relaxamento;
  • Tranquilidade.

Contudo, a hipnose não elimina completamente o desconforto e nem faz a paciente se desligar do processo. Pelo contrário, ao controlar o medo e a dor, ela acaba participando mais intensamente do parto.

Dependendo da sensibilidade da gestante, é possível dispensar até a aplicação de anestesia. No entanto, na maioria dos casos há uma redução de 70% dos medicamentos.

Depois do parto

A hipnoterapia proporciona benefícios até mesmo depois do parto. Alguns estudos já confirmaram que gestantes que se preparam fazendo uso de hipnose apresentam 70% menos riscos de desenvolverem o chamado Baby Blues.

Trata-se de uma redução drástica dos hormônios femininos após o parto que leva a um estado de melancolia que dura de 15 a 20 dias.

Interessada por hipnose na gravidez?

Se ficou interessada em se preparar para o parto aprendendo técnicas de hipnose, eu posso te ajudar a passar pelo grande e inesquecível dia sem transtornos.

Agende uma consulta!

Gostou deste conteúdo sobre hipnose na gravidez? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença!

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais

Publicações mais recentes

Receba as últimas notícias publicadas

×