O excesso de peso é uma questão que pode prejudicar a saúde física, mental e emocional de muitas pessoas. Uma das principais consequências é a baixa autoestima, que pode desencadear outros problemas e impedir o indivíduo de viver de forma plena e equilibrada.
A estimativa é de que, no Brasil, cerca de 4 milhões de pessoas sofram com distúrbio de imagem. O transtorno dismórfico corporal (TDC), por exemplo, é a percepção alterada de si mesmo e pode ser resultado de uma luta para emagrecer.
Quais são as consequências?
Mas quais as consequências do excesso de peso na vida do indivíduo? A relação com o corpo é um fator que pode causar distúrbios psicológicos e emocionais, dentre eles:
- Ansiedade
- Depressão
- Transtornos alimentares (bulimia e anorexia)
- Fobia social
- Alívio emocional através da comida
- Comportamento impulsivo
A principal parcela da população afetada com o excesso de peso são as mulheres, que sofrem com mais cobranças sociais relacionadas à imagem física. Mídias sociais, televisão, família, amigos e, muitas vezes, o próprio parceiro, exercem uma pressão que impacta negativamente a vida dessas mulheres.
Com problemas de autoestima, elas recorrem a técnicas ineficazes e perigosas que prometem o emagrecimento rápido. A partir daí, a relação com a comida também é prejudicada. As dietas e atividades físicas parecem não dar o resultado esperado.
Quando não notam o efeito imediato e os números na balança seguem os mesmos, algumas pessoas podem se frustrar e entrar em um ciclo de sentimentos negativos. Além dos problemas físicos que podem ser causados, a autoestima é afetada de forma que influencia na vida social, profissional e nos estudos do indivíduo.
Ter vergonha do próprio corpo e evitar eventos em que se sente exposto e até evitar o contato íntimo com o parceiro são algumas consequências comuns nesses casos. São sofrimentos que colocam amarras e limitam a felicidade da pessoa. Essas correntes precisam ser quebradas.
Quais são as causas?
A dificuldade para emagrecer – e o desejo que isso aconteça – geralmente está ligada a experiências vividas pelo indivíduo em algum momento da vida. O subconsciente associa momentos e atitudes a resultados positivos ou negativos e direciona a pessoa aos mesmos padrões como forma de “proteção”, ou simplesmente porque não tem outras referências para agir.
A busca pelo corpo perfeito sempre esteve na sociedade. Hoje em dia, a internet expande essa narrativa e as pressões crescem. As principais causas da busca pelo emagrecimento e da auto sabotagem nesse processo são experiências traumáticas, como comentários gordofóbicos na infância ou adolescência, ansiedade e depressão, que afetam diretamente a relação com a comida.
Os ansiosos e depressivos tendem a encontrar na comida um alívio para as tensões e tristeza, mas logo se arrependem. Dessa forma, essa relação se torna negativa e o alimento, que deveria ser visto como um aliado e fonte de energia, nutrientes e vitaminas que o corpo precisa para funcionar, é encarado como a causa de sofrimento e dor emocional.
Tudo isso pode vir acompanhado da dificuldade de desenvolver o autoconhecimento. Com ele, você consegue encontrar as ferramentas que precisa para lidar com os sentimentos e atingir os seus objetivos. Por exemplo, se a sua meta é emagrecer, não existe fórmula mágica: você precisa rever seus hábitos alimentares e praticar exercícios físicos.
Mas por que isso é tão difícil e qual é a relação com o autoconhecimento? Entendendo melhor como sua mente funciona, você vai encontrar os meios para atingir o objetivo final. Testar novas modalidades esportivas, conhecer novos pratos culinários e encontrar alternativas para driblar os gatilhos emocionais são algumas das mudanças que você só vai ter quando se conhecer melhor.
Como a hipnoterapia pode ajudar?
O principal objetivo da hipnoterapia é garantir resultados duradouros. Dessa forma, não se trata apenas do emagrecimento, e sim do seu relacionamento positivo com o próprio corpo e, na verdade, consigo próprio de maneira geral O primeiro passo é identificar o que está causando o sobrepeso para conduzir o tratamento junto a outros especialistas: é alimentação? Sedentarismo? Ou problemas de sono?
Em seguida, é preciso fortalecer a autoestima para que a pessoa mantenha o foco no resultado que deseja. Assim, ela consegue se manter firme na reeducação alimentar e na rotina de exercícios físicos sem sentir o peso da obrigação e obter o sucesso.
Com o comprometimento e eliminando hábitos negativos – como ingerir comida em excesso para aliviar momentaneamente a ansiedade ou o sedentarismo, por exemplo – é possível fazer as pazes com o peso e emagrecer.
A hipnoterapia para emagrecer funciona identificando os gatilhos que sabotam o autocontrole do paciente, corrigindo-os e mudando os padrões de comportamento e pensamento. Com o autoconhecimento adquirido, é possível praticar hábitos de vida mais saudáveis – mentais, emocionais e comportamentais
Quebrando ciclos, você vai aprender com a hipnoterapia a controlar a fome emocional, lidar com a ansiedade e estresse, ter mais disciplina e agir de forma mais racional. A tomada de decisões se torna mais fácil e equilibrada através de mudanças no subconsciente e, assim, é possível alcançar a plenitude.
Aceitar o corpo e entender que todos têm suas limitações também é um passo importante nesse processo. Você não deve comparar a sua jornada com a de ninguém. Cada um trilha o seu caminho de acordo com as suas próprias experiências de vida e todos, sem exceção, precisam vencer obstáculos para atingir os objetivos finais.
Moshé Bergel
Moshé é especializado em coaching americano e europeu, também tem formação em Programação Neuro Linguística (PNL), Terapia da Linha do Tempo e Constelação Familiar.
Suas formações o levaram à hipnose.
Um assunto controverso, cercado de visões distorcidas, esotéricas e até preconceituosas, mas que se trata da mais pura ciência.
A hipnose é usada como uma ferramenta terapêutica há muitos anos, décadas, tanto no Brasil como em outros países importantes, como os EUA, e é reconhecida como um tratamento alternativo eficaz para lidar com diversas desordens psíquicas.
E mais: a hipnoterapia fornece resultados mais rápidos e eficientes que a abordagem psicanalítica tradicional, pois acessa de forma mais direta e profunda o subconsciente das pessoas, permitindo intervenções assertivas e profundas, resultando em mudanças nos padrões emocionais e comportamentais
Para mais informações, entre em contato: (11) 98760-5121 / (11) 4673-3819 / [email protected]