Dependência física e emocional, mudanças sociais e dificuldade de manter relacionamentos. O alcoolismo é considerado uma doença crônica pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Ele diminui a qualidade de vida e o bem estar das pessoas que sofrem com o vício e também de todos os que estão no mesmo círculo social: familiares, amigos, colegas de trabalho ou faculdade e parceiro amoroso.
Além dos problemas mentais e sociais causados pelo consumo excessivo de álcool, o alcoólatra sofre com problemas de saúde que o prejudicam a curto, médio e longo prazo. O fígado é um dos órgãos mais afetados. Ele é responsável pela liberação de substâncias tóxicas ingeridas e, com a ingestão constante de álcool, tem sua atividade comprometida.
Outros perigos causados pelo álcool são problemas no pâncreas, como pancreatite, no estômago, como gastrite, e nos nervos, como neurite. O abuso de bebidas alcoólicas também é responsável por milhares de acidentes de trânsito e coloca muitas vidas em risco diariamente.
As consequências do alcoolismo
Existem fatores que contribuem para que o alcoolismo surja na vida das pessoas. Além do fácil acesso a bebidas alcoólicas, o Brasil é um país onde o contato com essas substâncias é precoce, acontecendo muitas vezes na adolescência, mesmo que a prática não seja permitida por lei.
Outros fatores que estimulam o consumo são a associação do álcool à diversão, uso de bebidas para deixar de lado a timidez e conseguir mais desenvoltura social e, ainda, histórico familiar.
Mas quais são as consequências desse abuso? Além de mais de 200 doenças físicas, o alcoolismo pode resultar em problemas psíquicos, sociais, mentais e emocionais, como:
- Instabilidade emocional
- Dificuldade de coordenação motora
- Problemas de sono
- Dificuldade de concentração
- Apatia
- Problemas de apetite
- Depressão
- Ansiedade
- Desorientação
- Disfunção erétil
- Infertilidade
- Isolamento
- Insegurança
Como podemos ver, a quantidade de problemas causados pelo alcoolismo é muito grande e pode afetar outras áreas da vida. A carreira e os estudos, por exemplo, são alguns dos mais afetados: com problemas de sono, instabilidade emocional e capacidades cognitivas prejudicadas, o indivíduo tem dificuldade para manter-se no emprego ou na faculdade e, muitas vezes, abandona essas atividades.
Sem uma ocupação, o tempo vago acaba por gerar ócio e contribuir ainda mais para alimentar o vício. Os sintomas são intensificados e os relacionamentos amorosos e sociais também são afetados, gerando o isolamento do alcoólatra e sentimentos como insegurança, medo e tristeza – que podem levar à depressão e ansiedade.
Dessa forma, o álcool acaba se tornando uma válvula de escape e o ciclo de comportamentos e sentimentos se repete, tornando a libertação do vício ainda mais difícil. Por isso, essas pessoas precisam de ajuda e poder contar com profissionais especializados trabalhando em conjunto para ajudar no tratamento.
Como identificar a doença?
E como saber se o consumo do álcool é considerado normal ou excessivo? A principal característica do alcoolismo é o consumo exagerado e constante de bebidas alcoólicas, mas existem outros sintomas que podem ajudar a identificar o problema, como:
- Tontura
- Tremores
- Crises de abstinência
- Agitação
- Sudorese
- Impulsividade
- Dificuldade para moderar o consumo
- Culpa
- Euforia
- Delírio
- Solidão
- Agressividade
Outros sinais do alcoolismo são o uso constante da bebida para “amenizar” as sensações de dores emocionais e a culpa posterior pela ingestão exagerada. Se você passa por isso ou conhece alguém que tem essa vivência, é hora de procurar ajuda e superar essa doença.
Como a hipnoterapia pode ajudar?
A hipnoterapia é uma ferramenta que pode ajudar o indivíduo a vencer o alcoolismo e recuperar o controle de sua vida. Além de ser uma aliada na luta contra a abstinência, ela também fortalece o dependente para não repetir os padrões de comportamento e pensamento que levam à compulsão do álcool.
Por meio da hipnose, é possível encontrar os gatilhos que fazem com que a procura pelo álcool aconteça constantemente. Experiências traumáticas do passado, convivência familiar ou social e términos de relacionamentos estão entre alguns dos principais problemas que causam a dependência.
Encontrando a origem do vício ou dos padrões que levam até ele, por meio da hipnose eu vou ajudar o indivíduo a se fortalecer e substituir os padrões de comportamento negativos por outros saudáveis. Com estímulos à autoestima e em uma jornada de autoconhecimento, é possível encontrar os pensamentos que levam ao álcool e conduzir o dependente a transformá-los.
Se eles fazem parte de um ciclo de isolamento, por exemplo, o indivíduo poderá deixar de lado a fobia social, entender a sua força e parar de encarar o álcool como algo que ele precisa para não sentir-se só.
A partir daí, é possível entender que você tem o controle sobre sua vida e suas ações. Esse processo é fundamental para restaurar a paz e o equilíbrio na sua vida até chegar à plenitude. Com a hipnoterapia você percebe que a vida que você projeta pode ser sua.
Além disso, a metodologia oferece, de forma eficaz e assertiva, ferramentas para ajudar a mente do alcoólatra ter segurança suficiente para evitar sofrer com recaídas. A hipnose também pode ajudar o cliente a se fortalecer no autoconhecimento, autocontrole e superação de outras eventuais experiências traumáticas.
Moshé Bergel
Moshé é especializado em coaching americano e europeu, também tem formação em Programação Neuro Linguística (PNL), Terapia da Linha do Tempo e Constelação Familiar.
Suas formações o levaram à hipnose.
Um assunto controverso, cercado de visões distorcidas, esotéricas e até preconceituosas, mas que se trata da mais pura ciência.
A hipnose é usada como uma ferramenta terapêutica há muitos anos, décadas, tanto no Brasil como em outros países importantes, como os EUA, e é reconhecida como um tratamento alternativo eficaz para lidar com diversas desordens psíquicas.
E mais: a hipnoterapia fornece resultados mais rápidos e eficientes que a abordagem psicanalítica tradicional, pois acessa de forma mais direta e profunda o subconsciente das pessoas, permitindo intervenções assertivas e profundas, resultando em mudanças nos padrões emocionais e comportamentais
Para mais informações, entre em contato: (11) 98760-5121 / (11) 4673-3819 / [email protected]