Hoje abordarei um assunto que parece saído da ficção-científica: reprogramação da mente. Mas não se impressione. Apesar de parecer algo pretensioso ou radical demais, trata-se de uma atividade de baixa complexidade e não exige ações invasivas.
Outro fato que talvez impressione: não se trata de uma novidade.
Exercícios de reprogramação da mente ocorrem há muito tempo. Todos os dias são aplicados em pessoas que buscam um olhar mais produtivo e otimista em relação a sua vida, em relação a determinadas atividades e desafios.
Se você é cético quanto a esse assunto, acha curioso, interessante, mas tem muitas dúvidas a respeito, recomendo a leitura deste artigo até o final, pois tentarei elucidar as principais questões sobre reprogramação da mente nos próximos tópicos.
Acompanhe.
O poder dos pensamentos
Creio não ser exagero afirmar que muitas pessoas não levam a sério o poder que os pensamentos têm sobre nosso comportamento, sobre nossa maneira de enxergar o mundo.
Acreditam que a frase “pensamentos têm poder” seja apenas uma frase de efeito, um exagero bem-intencionado para destacar a importância de um pequeno aspecto.
Mas cometem um equívoco. Sim, pensamentos têm poder. Não é exagero. Padrões de pensamento podem moldar a percepção da realidade de uma pessoa.
Se esses padrões tiverem viés negativo, ou seja, destacar, alimentar sentimentos negativos, limitantes em relação a situações importantes da vida, a tendência é essa pessoa amargar frustrações, receios exagerados, desanimar facilmente, desistir de suas empreitadas.
Naturalmente, o oposto ocorre quando indivíduo ao longo de sua trajetória de vida consegue estabelecer padrões de pensamentos positivos. Padrões que estimulam comportamentos que lhe são favoráveis do ponto de vista profissional e social.
Daí talvez questione, mas como se estabelece esses padrões de pensamento?
Esses padrões são construídos tendo como base o convívio social, experiências passadas e hábitos culturais. Ou seja, eles são formados a partir das primeiras experiências e alimentados até formarem um padrão que determina a percepção da realidade.
Por isso, é importantíssimo prezar por um ambiente saudável para a educação de crianças e transmitir ensinamentos positivos que proporcionem boas experiências. Os impactos que temos na primeira idade podem perduram pelo resto da vida.
O que fazer quando a mente é dominada por padrões de pensamento negativos?
É justamente para esses casos que a técnica de reprogramação da mente foi desenvolvida.
Graças ao procedimento é possível fazer um adulto que desde pequeno foi condicionado por suas experiências a alimentar padrões de pensamentos negativos a bloqueá-los e desviar o foco para aspectos e sensações positivas.
Mais: fazer desse desvio de foco um novo padrão, ou seja, reprogramar a mente para deixar de lado ideias e lembranças negativas para alimentar primeiro as positivas.
Mas a pergunta do milhão: como é possível fazer a reprogramação da mente?
Explicando a reprogramação da mente
Como dito mais cedo, não se trata de uma técnica complexa, invasiva ou futurista. Não é preciso se submeter a dispositivos engenhosos e sofisticados e nem passar por cirurgia.
O processo para reprogramação da mente trabalha com a própria mente do indivíduo. Ela é treinada para trocar informações neurais inadequadas por pensamentos que favoreçam o físico e o emocional.
É um processo que a pessoa conscientemente trabalha para alterar seu funcionamento cerebral diante de determinadas circunstâncias incorporando alguns hábitos no seu cotidiano.
Exemplos de exercícios para reprogramação da mente
Esses hábitos são, na verdade, exercícios mentais aplicados para identificar e interromper o fluxo de pensamentos negativos e transferir o foco para questões mais saudáveis emocionalmente.
Veja alguns dos principais exercícios aplicados para reprogramação da mente.
Afirmações e crenças positivas
Talvez seja a mais famosa e difundida. Provavelmente já deve ter visto em livros de autoajuda ou ouvido de um psicólogo, mas isso não é um problema. As afirmações e crenças positivas de fato ajudam a alterar padrões cognitivos.
Um exemplo. Uma pessoa com pavor de se expor a uma plateia, a apresentar trabalho na escola. Quando ela é obrigada a se submeter a essa situação desconfortável sua cabeça passa a ser invadida por uma enxurrada de pensamentos negativos conforme o horário da apresentação se aproxima.
Começa pensar no constrangimento se esquecer de falar algo importante, os olhares de deboche de pessoas na plateia, medo de cair em público. Enfim, surgem vários pensamentos, que podem ser lembranças negativas associadas ao evento ou projeções de futuro desagradáveis que despertam diversas sensações limitantes. Medo, ansiedade, angústia, depressão.
Ao treinar para substituir nesse momento de tensão frases negativas como “Você vai esquecer”, “Vão rir da sua cara”, por frases e visualizações positivas como “Eu vou conseguir”, “Sou inteligente”, “Vão me aplaudir” você:
- Impede a dominação dos pensamentos negativos;
- Evita o despertar de pensamentos negativos;
- Se concentra mais na atividade que deve exercer.
Quando esse exercício é feito e o resultado desastroso não se concretiza, as frases e visualizações positivas ganham força, pois se percebe que estão mais próximas da realidade e as projeções negativas são exageradas.
Resultado: aumento da confiança e experiências positivas para se escorar e suplantar os receios do passado.
Logo, percebe-se que é mais saudável e produtivo se concentrar nas frases positivas para alimentar sensações mais amigáveis.
Meditação
A meditação é outro exercício para reprogramação da mente por ser um excelente método de introspecção. A meditação contribui para o autoconhecimento por facilitar o acesso ao subconsciente e consequentemente o controle emocional.
Controle importantíssimo na hora de manter a concentração e desviar o foco para pensamentos mais produtivos.
Reprograme sua mete com PNL
PNL é a sigla de “Programação Neurolinguística”. Trata-se de um processo educacional para usar nosso cérebro da melhor forma. É uma técnica que estuda processos mentais para entender seu funcionamento e a de como reprogramar padrões de pensamento.
Quando aplicada por profissionais certificados e experientes a prática é extremamente eficaz.
Posso te ajudar a se libertar de padrões de pensamentos negativos que abalam sua autoestima e o impedem de evoluir profissional e afetivamente. Sou profissional com certificação Master Practitioner em PNL e Monitor de Practitioner em PNL.
Saiba mais do meu trabalho. Entre em contato para agendar uma consulta!
Gostou deste conteúdo sobre reprogramação da mente? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença!