Uma das maiores responsabilidades de um pai é garantir que seus filhos se sintam amados e felizes.
Enquanto todos os pais sabem que as crianças nem sempre os escutam, a maioria deles não percebe que elas estão sempre observando. Você pode usar este fato para ajudar a aumentar a felicidade do seu filho, lembrando que o que você faz é muitas vezes mais importante do que o que você diz.
As crianças são especialmente sensíveis em notar quando um pai escolhe uma pessoa ou atividade com a criança. À medida que crescem e aprendem sobre o mundo ao seu redor, as crianças naturalmente atribuem significado ao que vêem. Quando você está ocupado demais para eles, podem facilmente começar a sentir que não são dignos de ser parte de suas prioridades.
Aplique essas ideias em sua casa para ajudar seus filhos a se sentirem seguros, amados e felizes:
- Deixe-os saber que você está genuinamente animado para vê-los. Quando você os vê pela primeira vez de manhã e depois da escola, certifique-se de mostrar o quanto você está feliz por vê-los. Use seu nome (todo mundo gosta disso) e mostre prazer genuíno.
* Pense sobre o quão feliz você seria se a pessoa que você mais ama fizesse o mesmo com você.
- Certifique-se de que eles sabem que são mais importantes do que seu trabalho. A maioria das crianças está constantemente sendo “adiada” por causa do trabalho ou alguma outra tarefa. Evite agendar seus filhos em torno de suas tarefas. Tome o cuidado de colocar as crianças em primeiro lugar e programe o trabalho em torno delas. Esta técnica mostra como eles são importantes.
- Ensine seus filhos em casa. Não suponha que tudo o que precisam para aprender está sendo ensinado fora de casa. Quando se trata de escola, assim como em todas as outras profissões, alguns professores simplesmente não são muito bons. Ajude o seu filho com o trabalho escolar. Educação é, em primeiro lugar, responsabilidade dos pais, e não deve ser terceirizada!
* Muitas das coisas mais importantes que as crianças aprendem não têm nada a ver com a escola. Essa é sua responsabilidade. Se você não fizer isso, quem mais o fará?
* Considere todas as coisas que desejou quando era um jovem conhecendo o mundo adulto e quais seriam as maiores lições que teria aprendido nesta fase. Essas coisas seriam um grande começo.
- Tenha bom modelo exemplar de comportamento. As crianças supõem que a maneira apropriada de lidar com uma situação é a mesma usada por seus pais. Você está se comportando como uma pessoa forte, paciente e persistente? Quão bem sucedidos e felizes serão seus filhos se eles lidam com desafios da mesma maneira que você faz? Lembre-se, eles estão sempre observando e copiando.
- Deixe as crianças fazerem algumas das regras em torno da casa. As pessoas naturalmente resistem e se rebelam quando sentem que foram impostas. Pode ser algo pequeno. Talvez eles podem escolher em quais dias vão limpar seu quarto. Ou podem escolher o que haverá para o jantar (das escolhas que você lhes der, é claro). Coisas simples como esta realmente ajudam.
- Limitar a quantidade de exposição de mídia/tecnologia. É fácil deixar as crianças entretidas na TV quando você está ocupado ou frustrado. Mas a maioria dos pais sabe instintivamente que seus filhos vêem muita TV. À medida que as crianças crescem, os telefones celulares, a Internet e os iPods se tornam-se um problema. A tecnologia é hipnótica, mas não faz as pessoas felizes.
* Muitos estudos têm mostrado que as pessoas que usam mais a tecnologia tendem a sofrer de solidão em uma taxa maior do que as que usam menos.
- Divirta-se com seus filhos. Ensine-lhes tudo que você acha que eles precisam saber e seja um bom exemplo ou uma boa referência. Certifique-se de que sintam-se especiais e amados. Fazer o seu melhor é uma ótima maneira de começar.
Conheça mais a respeito do Coaching para Pais e de como você pode se beneficiar deste processo.
Agora estou te esperando em nossa aula online sobre Programação Neolinguística e Constelação Familiar na Educação Infantil, vamos lá? Clique aqui que vou te levar até a palestra.