O trauma psicológico é resultado de um evento extremamente estressante, forte, marcante para o indivíduo. O evento lhe deixa sequelas emocionais que afetam o seu pensamento e comportamento.
Ao contrário do que muitos pensam não são determinados eventos responsáveis por gerar trauma psicológico, mas a falta de habilidades emocionais para lidar com tais eventos.
Isso explica porque pessoas que passam pela mesma situação, um assalto, por exemplo, apresentam comportamentos completamente distintos posteriormente.
Sinais e sintomas de trauma psicológico
Uma pessoa submetida a uma situação de degradação moral, ou vivencia uma experiência por demais negativa, e não sabe lidar com essa lembrança desenvolve trauma psicológico.
Assim, as lembranças do evento se transformam em fonte de angústia e dor mesmo passado muito tempo do ocorrido.
Ao se deparar com qualquer situação que evoque a experiência negativa a pessoa traumatizada passa a reviver a sensação angustiante e superlativa.
Sinais e sintomas típicos de trauma psicológico
Pensamentos ou memórias repetitivas
Sempre ao ser exposto a uma situação que desperte gatilhos sobre o episódio traumático o indivíduo desperta pensamentos e memórias associadas ao fatídico momento.
Pesadelos contínuos ou constantes
Outro sinal comum de trauma psicológico é a tentativa de o cérebro tentar processar o evento ocorrido o revivendo em nossos sonhos. Essa tentativa passa a ser uma necessidade quando o sistema nervoso não consegue se recuperar do choque.
Os pesadelos frequentes acabam prejudicando o sono da pessoa e a fazendo ter problemas de insônia.
Transtorno de ansiedade
Outra possível consequência de um evento traumático é o desenvolvimento de um transtorno de ansiedade. Ao ser exposta a uma situação que desperte gatilhos relacionados ao trauma, a pessoa começa sentir muita ansiedade e entrar em pânico.
Por exemplo, se a origem de seu trauma foi um quase afogamento, ela pode entrar em pânico sempre que ver a água do mar. Se foi em um acidente de carro, ter ansiedade para entrar em um automóvel.
Depressão e obsessão
Não é raro que pessoas que passem por situações por demais estressantes e traumatizantes sintam-se mais deprimidas após o evento.
Os fatos ocorridos se tornam obsessivos e ela passa a relembrá-los e sempre pensando no que poderia ter feito de diferente para evitar o desfecho mau quisto.
Quando há o envolvimento de outras pessoas, sentimentos de tristeza, culpa são muitos presentes.
5 dicas para superar o trauma psicológico
Mas o que pode ser feito visto que o trauma psicológico é uma realidade?
Sem dúvida não é saudável para a saúde mental e emocional conviver com tais sensações a atormentar rotineiramente.
A tendência nesse caso é a pessoa se isolar e aprofundar ainda mais o problema, o transformando em uma depressão severa e perigosa.
Para superar o trauma, recomendo que faça os seguintes movimentos:
Faça exercícios físicos
Não, não basta ir a uma academia para superar um trauma psicológico, mas é inegável que exercícios físicos ajudam a aliviar os sintomas.
Se trata de uma distração para tirar sua mente da espiral de pensamentos e lembranças negativas. Segundo, é um mecanismo eficaz para o corpo liberar endorfina.
Se dedique a um hobbie
Segue a mesma linha de raciocínio de distrair a mente para deixar de focar nas lembranças negativas.
Então, pratique atividades relaxantes e prazerosas como pintura, jardinagem, dança, etc.
Respire e medite
As pessoas tendem a subestimar os efeitos poderosos da respiração e da meditação, mas de fato essas práticas reúnem condições de proporcionar momentos relaxantes que ajudam a qualidade do sono, a reduzir a ansiedade, evitar os flashbacks e pensamentos intrusivos que geram mal-estar.
Busque respirar profundamente nos momentos de crise, regule a respiração, mantenha o padrão, a cadência até se sentir em paz.
Resultado que pode parecer impossível em um momento de ansiedade e tristeza aguda, mas acredite, retomar o ritmo normal de respiração ajuda muito.
Também não subestime os efeitos da meditação. No começo pode parecer difícil silenciar seus pensamentos e não pensar em coisa alguma, porém é apenas uma questão de prática, hábito.
Ao experimentar os efeitos relaxantes e revigorantes da meditação profunda, se autodisciplinará espontaneamente para sentir novamente essas sensações.
Retome sua rotina
Um evento traumático como um acidente pode tirar completamente a pessoa de sua rotina normal. O tempo debilitado e afastado de suas funções pode favorecer um quadro de depressão, estagnação. A vida pode deixar de ter sentido.
Para evitar essa situação é importante retomar a rotina ou criar uma rotina saudável. Pode ser algo simples como sair da cama ou fazer as refeições em determinado horário diariamente, sair para caminhar, etc.
Saia da rotina que o evento traumático o colocou por força e retome sua rotina de antes, mesmo que paulatinamente.
Faça hipnoterapia!
A hipnoterapia é uma ótima ferramenta para ajudá-lo a superar o trauma psicológico. Buscar por suporte profissional, aliás, é uma sábia decisão, pois contará com uma pessoa experiente e qualificada para te ajudar a reunir condições internas, a desenvolver habilidades emocionais para superar esse momento difícil.
A hipnoterapia é um dos recursos empregados na psicoterapia para ajudar o paciente a lidar com o seu trauma, é um tratamento conhecido por sua profundidade e agilidade em proporcionar resultados.
Trata-se do emprego da técnica de hipnose como ferramenta terapêutica, onde o paciente é submetido a um estado de concentração máxima ao ser influenciado por exercícios mentais.
Então ele é conduzido ao seu subconsciente, o local das lembranças mais primitivas e reprimidas, por intermédio de suas próprias memórias.
Ao relembrar o seu passado, identifica com o hipnólogo o evento chave que desencadeou o trauma. O trabalho da terapia a partir dessa fase é ajudar o paciente a ressignificar esse evento, a ter uma nova leitura para que sua mente não mais associe o acontecimento a sensações negativas.
Retome sua qualidade de vida!
Por ser uma abordagem mais direta, não depender tanto da disposição do paciente para se abrir, falar sobre a sua vida, os resultados costumam ser mais rápidos que os tratamentos tradicionais e dispensar o consumo de medicações potencialmente viciantes.
Saiba mais sobre o tratamento e marque uma consulta para retomar a sua qualidade de vida!
Gostou deste conteúdo sobre trauma psicológico? Então curta, compartilhe, opine. Seu apoio faz a diferença!