Agende sua sessão inicial hoje mesmo: (11) 98706-5121

Traumas da infância podem prejudicar a vida profissional?

hipnose clínica preço

É possível que traumas da infância possam atrapalhar a vida profissional de adultos?

É possível chegar à resposta dessa pergunta usando de raciocínio lógico.  Um trauma não é nada positivo, certo? Seja ele físico ou psicológico.

Na psicologia um trauma é definido como a reação aos eventos negativos que um indivíduo passa. Trata-se de uma experiência emocional negativa mal processada, isto é, que não foi bem absorvida, interpretada e que desencadeia distúrbios psíquicos.

Quais seriam esses distúrbios?

Diversos, pois os efeitos variam de pessoa para pessoa. O ambiente em que ela vive, suas crenças, maturidade, etc. influenciam o modo como irá processar determinadas experiências, por isso nem todos que passam por momentos terríveis desenvolvem traumas ou as mesmas categorias de traumas, pois há muitas variantes.

O ponto central é que independente do teor do trauma, o distúrbio, como o próprio nome deixa implícito, é uma anomalia, uma desordem psíquica que quebra um padrão de comportamento. Ruptura que provoca consequências, reações adversas que atrapalham o funcionamento natural das “engrenagens” que regem nossa psique.

Os traumas mais frequentes derivados de experiências negativas na infância:

  • Fobia;
  • Ansiedade;
  • Timidez excessiva;
  • Síndrome do pânico;
  • Depressão.

Entre outros transtornos que, quando não diagnosticados ou tratados, podem se estender pela vida adulta e perdurar pela vida toda.

Você concorda…

Que viver com esses problemas, pânico, fobia, depressão, é prejudicial à qualidade de vida? Uma pessoa com depressão, por exemplo, tende a se isolar, ter baixíssima estima de si próprio, ser pessimista em relação as suas capacidades, em relação à vida.

Uma pessoa com pânico sempre foge da fonte de seu medo, independente do que tenha de abrir mão.

Agora pense: quantas oportunidades, amizades, amores, empregos, enfim, esse comportamento influenciado pelo trauma não deixa passar? Essa postura não é prejudicial no tocante à vida pessoal? Não é por isso que pessoas com esses transtornos buscam ajuda? Para se livrar das amarras que a impedem de ser feliz?

Se os traumas afetam a vida social, certamente eles também provocam abalos na vida profissional.

Sim, traumas de infância podem prejudicar a vida profissional e muito.

Impactos dos traumas de infância na vida profissional

Quando um trauma não recebe o devido tratamento e se estende a fase adulta, o problema pode acarretar desvios de comportamento que impactam a carreira profissional.

Isto porque os traumas impedem a pessoa de desenvolver habilidades emocionais para lidar com situações que exigem equilíbrio emocional como no ambiente de trabalho.

Situações que tendem a se repetir e conforme o nível de aprendizado e concentração não se alteram, sentimentos de frustração, medo, insegurança se fortalecem. Estabelece-se um círculo vicioso.

O adulto se condiciona a responder às situações que mexem com questões internas suas de uma maneira inadequada e que prejudica a sua imagem.

Os traumas da infância podem desencadear, além dos problemas já citados:

Crença de incapacidade: percepção de ser sempre incapaz de fazer algo;

  • Dificuldade de aceitar críticas;
  • Orgulho;
  • Ira/raiva;
  • Impaciência;
  • Procrastinação.

Sem dúvida reações que ao longo do tempo se mostram inadequadas em um ambiente de trabalho, o que costuma trazer problemas para o indivíduo até culminar em sua demissão.

Conforme os problemas na vida profissional vão se acumulando e o cenário de desligamento se tornando mais claro, as questões mal resolvidas do passado tendem a se avolumar e se intensificar, afundando o indivíduo em seus traumas.

Uma vez ficando claro que existe uma relação entre problemas mal trabalhados na infância e dificuldades na vida adulta quanto a aspectos profissionais e sociais as questões que se apresentam são as seguintes:

  1. Como identificar esse problema?
  2. Há tratamento?

Diagnóstico de traumas na infância

Se você passa por dificuldades na vida profissional e gostaria se a origem de seus problemas trata-se de uma questão emocional, o diagnóstico só é possível com um profissional.

Um psicólogo é o profissional mais qualificado para analisar o seu histórico e chegar a uma conclusão bem fundamentada.

Chegando ao veredito de que o problema que enfrenta na vida profissional e provavelmente também na pessoal se trata de experiências emocionais mal absorvidas no passado, na idade infantil, qual é o próximo passo? É possível resolver essas questões internas?

Traumas da infância tem tratamento

Assim como estresse pós-traumático, reação mental após um evento de grande risco, tem tratamento eficaz, os traumas decorridos na infância e que se estendem a vida adulta também são tratáveis.

A diferença é o tempo de tratamento que costuma ser maior, pois essa qualidade de trauma é mais profunda por ser alimentada por anos, por décadas.

O tratamento dessa categoria de distúrbio passa por aplicações de técnicas que auxiliem a mente do indivíduo a identificar os eventos passados que geraram trauma e as ressignificá-los.

Uma técnica que atua nesse sentido e tem demonstrado grande eficiência é a hipnoterapia.

O que é hipnoterapia?

É um tratamento que usa a hipnose como ferramenta terapêutica. O paciente é submetido a um estado de concentração máxima para recordar eventos passados em sua vida.

O hipnólogo atua como um guia pela sua viagem interna as suas lembranças mais primitivas e reprimidas, sugerindo situações e cenários que ajudam o indivíduo a relaxar e se manter concentrado.

Ao identificar os eventos traumáticos, o profissional cuida de aplicar exercícios mentais e passar orientações para o indivíduo aceitar o seu problema e reinterpretar os eventos mais marcantes emocionalmente.

O papel do hipnoterapeuta é ajudar o paciente entender a origem dos seus traumas e a desenvolver força interna para enfrentar e eliminá-los.

Por ser uma abordagem mais direta e profunda, dispensa, por exemplo, a disposição do paciente se abrir para contar o problema, seus resultados costumam ser mais velozes e eficazes.

Em poucas sessões, o paciente sente diferenças notáveis sobre o modo como lida e pensa de velhas questões que sempre o punham em dificuldade. Velocidade de progresso e de cura que influencia até na prescrição de medicamentos.

Com um tratamento mais rápido, diminui a necessidade de consumo de remédios para auxiliar a reduzir os sintomas. Fato que reduz os riscos de dependência.

Benefícios e vantagens que elevam a procura da hipnoterapia por homens e mulheres para tentar descobrir as razões de suas dificuldades na vida profissional.

Ficou interessado no método? Gostaria de conhecê-lo? Agende uma sessão!

Gostou deste conteúdo sobre traumas na infância e vida profissional? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença!

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais

Publicações mais recentes

Receba as últimas notícias publicadas

×