Agende sua sessão inicial hoje mesmo: (11) 98706-5121

Workaholic: como a hipnoterapia ajuda a lidar com isso?

“Workaholic”. A palavra em inglês denomina uma pessoa que é viciada em trabalhar e está se tornando cada vez mais popular – junto a outro termo, “burnout”, que falei nesse outro artigo https://moshebergel.com.br/sindrome-de-burnout/. Você deve conhecer alguém que pensa o tempo inteiro na vida profissional, ou até se identifica com isso, mas como saber se é um caso que precisa de ajuda ou apenas se trata de um indivíduo que está focado nos próprios objetivos e ambições?

 

 

É sobre isso que vamos falar hoje!

 

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e os altos índices de desemprego após a pandemia da Covid-19, muitos profissionais estão cada vez mais preocupados e dedicados a mostrar empenho e dedicação. Até certo ponto, isso é normal, afinal, não há nada de errado em querer se destacar e desenvolver suas habilidades.

 

Além disso, existem casos excepcionais como os dias que antecedem as férias, quando o profissional precisa finalizar demandas, quando tem um objetivo bem delimitado, como conseguir um aumento, ou mesmo quando precisa se dedicar a um projeto especial ou a uma emergência.

 

O problema é que, com o avanço das tecnologias, está cada vez mais difícil se desligar do trabalho. Se há algumas décadas bastava sair do escritório para “largar”, hoje, com o celular em mãos, é possível continuar a jornada, não importa onde você esteja. Esse acesso ilimitado pode ser utilizado de forma positiva – com benefícios como o home office, por exemplo – mas também negativa – alimentando um vício e gerando o trabalho compulsivo.

 

Então, como identificar um workaholic e tratar o problema?

 

Sinais de que você é viciado em trabalhar

O vício em trabalho pode trazer inúmeras consequências para a vida de um indivíduo. Elas são desde mentais e emocionais, como o burnout e cansaço excessivo, às relações interpessoais, como a dificuldade de se conectar com amigos, parceiro e família. Confira alguns sinais que podem indicar que uma pessoa é workaholic.

 

  • Dores de cabeça constantes
  • Metas exageradas na vida profissional
  • Obsessão pelo trabalho
  • Priorização do trabalho
  • Dificuldade de manter uma vida social – e não se importar com isso
  • Estresse constante
  • Dificuldade para se concentrar
  • Longas jornadas de trabalho sem pausas
  • Medo excessivo de fracassar
  • Autocrítica exagerada
  • Ausência de hobbies
  • Verificar e-mails e celular todo o tempo
  • Necessidade da aprovação dos outros
  • Privação de sono
  • Má alimentação
  • Hábitos ruins

 

Quando se torna workaholic, a pessoa não percebe mas prejudica, também, o seu desempenho no trabalho, por mais contraditório que isso possa parecer. Isso acontece porque, sem tempo de descanso e com tensão constante, o profissional tem dificuldade para manter a concentração e acumula tarefas, sem se dedicar como deveria a cada uma delas. A queda na produtividade vai fazer com que ele se cobre cada vez e se sinta insatisfeito, levando à baixa autoestima.

 

O vício em trabalho faz com que o indivíduo não consiga dedicar seu tempo, atenção e energia para outras atividades, como o lazer e descanso. Entender esses comportamentos é o primeiro passo para mudá-los e buscar uma vida saudável, assim como também ajuda quem quer se prevenir.

 

 

Como a hipnoterapia pode ajudar a lidar com o problema?

A hipnoterapia é uma metodologia que auxilia pessoas workaholics de forma segura e eficaz. Uma das atuações é desenvolvendo técnicas de relaxamento e atenção plena. Para entrar no transe hipnótico, o indivíduo precisa estar concentrado e relaxar e essa habilidade pode também ser usada no dia a dia.

 

Manter o foco é outro benefício da hipnoterapia para pessoas viciadas em trabalho, afinal, elas enfrentam problemas de concentração e, por acumularem demandas, não conseguem se dedicar a uma de cada vez.

 

Com a hipnoterapia, o workaholic também vai desenvolver autoconfiança, já que a metodologia ressalta as qualidades de uma pessoa. A partir desse aprendizado, a autocrítica diminui, assim como o medo excessivo de fracassar e até a coragem para negar algumas demandas se elas podem prejudicar o seu bem-estar.

 

Aliado a essas habilidades, o autoconhecimento desenvolvido na hipnoterapia é uma ferramenta importante para superar o vício em trabalho. Com ele, o workaholic vai conseguir definir metas condizentes com a sua realidade, criando planos de ações estratégicos para atingi-las.

 

Por fim, a hipnoterapia também ajuda a criar hábitos mais saudáveis. Para aqueles que acreditam que não conseguem mudar, a metodologia acessa o subconsciente para “reprogramar” a mente, ou seja, substituir o que é nocivo pelo que vai levar ao equilíbrio e harmonia.

 

Nem sempre pessoas workaholics percebem que estão viciadas em trabalho, então se você conhece alguém assim, tente ajudar. Se você se identificou com os sinais do problema, busque ajuda para uma vida mais plena e feliz, com consciência das suas próprias emoções, pensamentos e comportamentos, sabendo a origem deles e como controlá-los e usá-los ao seu favor.

 

Seu sucesso está na sua frente, basta você saber direcionar seus atos para alcançá-lo! Agende sua sessão de hipnoterapia e transforme a sua vida profissional e pessoal.

 

Moshé Bergel

Moshé Bergel tem formação internacional em Hipnoterapia pela NGH (National Guide of Hypnosis) e pela Tess (formação mais completa do Brasil em hipnoterapia). É também formado pela TRI – Terapia de Reintegração Implícita Método Kraisch), em Terapia da Linha do Tempo e Master em PNL

 

Tem formação em Coaching pelo ISC (Internacional Society of Coaching) , Coaching Emocional (Metaprocessos) e Coaching Estrutural Sistêmico (Metaforum), e em seus atendimentos utiliza também os princípios da Constelação Familiar, pois entende que a harmonia sistêmica é imprescindível para o equilíbrio individual.

 

Para acessar suas formações completas acesse https://moshebergel.com.br/. 

 

A hipnose é usada como uma ferramenta terapêutica há décadas, tanto no Brasil como em outros países importantes, como os EUA, e é reconhecida como um tratamento alternativo eficaz para lidar com diversas desordens psíquicas.

 

E mais: a hipnoterapia fornece resultados mais rápidos e eficientes que a abordagem psicanalítica tradicional, pois acessa de forma mais direta e profunda o subconsciente das pessoas, permitindo intervenções assertivas e profundas, resultando em mudanças nos padrões emocionais e comportamentais

 

Para mais informações, entre em contato: (11) 98760-5121 / (11) 4673-3819 / [email protected]

 

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais

Publicações mais recentes

Receba as últimas notícias publicadas

×